Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PIC So falta entender o que o PR2 do timer2 faz!


Ir à solução Resolvido por aphawk,

Posts recomendados

  • Membro VIP
2 horas atrás, Mr.KOala disse:

vetor so chega  ate 1022 em decimal ok? o calculo da frequencia do pwm que deu 39,3 Khz me permite 10 bits é isso!

Inverteu as bolas.

1022(3)=ok 10bits. Mas dnv ndv 39.3Khz com 10bits...

 

O PWM é essencialmente digital. Mas a Modulação da sua largura (Width) por uma tabela de senos tornam senoidal a corrente que passa pelo indutor que forma algo como um filtro RL - primo do RC - que é a que o rotor quer pra formar um campo magnético rotativo. Portanto, por a corrente não ser quadrada, não há perdas e nem a tal vibração.

Tá certo isso arnaldo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mr.KOala disse:

Se a resolução não tem nada , mais nda aver com isso rsrsr então explique o de onda quadrada com pouca resolução pois o mesmo é puramente digital.

uma das desvantagem desse tipo de controle é produzir variações maiores de torque se comparado ao analogico(PWM)  e as perdas decorrentes a correntes parasitas nos rolamentos do motor são maiores  do mesmo modo que a dissipação de calor,ocasionando maiores vibrações e ruidos e contribuindo para diminuir a vida util do motor kkkkkkkkk Eu sou um Deus paulo ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Uau ... vou te falar o mesmo que o Hulk falou pro irmão do Thor : DEUS FRACO kkkkkkk

 

Vamos lá : você está querendo fazer três formas de onda senoidais, certo ? Tudo bem, a resolução do PWM tem a ver com a maior ou menor qualidade dessa forma de onda. Mas continua a não te dizer nada sobre vibrações no motor, isso é apenas a frequência que determina.

 

Não venha com essa de comparar um sinal digital quadrado puro com esse sinal quasi-senoidal gerado por integração do seu sinal PWM , está comparando alhos com bugalhos e não tenho de te explicar nada sobre "onda quadrada de baixa resolução" ( aliás, o que que é isso ?????????? ) !

 

Mais uma vez : estamos falando aqui de um sinal quasi-senoidal, e não de um sinal digital !

 

Dissipações e ruídos ????? Você tem ideia de quantos watts serão consumidos nesse seu motor, e quantos Watts seriam perdidos por causa de algum calor gerado por um sinal com algumas imperfeições devido à resolução de 14 para 8 bits ??????

 

Não chega nem a uns 1% a mais kkkkk

 

Agora, vida útil do motor ..... afinal, o que que determina a vida útil do motor ??????

 

1 - Operar com correntes altas durante muito tempo sem a devida dissipação.

2 - Ficar energizando o motor diretamente na corrente máxima a partir do estado de repouso.

3 - Travar o eixo do motor e aplicar alta potência.

 

Vai em frente que tá aprendendo aos poucos kkkkkkk !

 

 

 

adicionado 2 minutos depois
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Tá certo isso arnaldo?

 

Quase ganhou um 10 !!!!

 

Se a frequência for baixa demais vai ter vibração sim, mas no resto tá tudo certinho !!!!

 

Paulo

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawké assim que agente pega a onda com os mais esperiente agente joga a verde pra colher a madura kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk """Se a frequência for baixa demais vai ter vibração sim, mas no resto tá tudo certinho""""

 

então vou aumenta-lao maximo que eu puder ! kkkkkkkkkk eu quero um motor SUAVE NA NAVE PAULO KKKKK MEU NOME É ENEAS PAULO kkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, aphawk disse:

baixa demais vai ter vibração sim

de fato fiz a 1khz e ouvi um simpático apitinho no motor. Não necessariamente aquecimento.

 

8 horas atrás, Mr.KOala disse:

aumenta-lao maximo que eu puder

Penso que não sei se totalmente relevante. Freq alta meio que não sintoniza com a L do motor com consequência desconhecida. Vislumbro uma que é necessidade de mosfets apropriados se não, aquecimento dos mesmos.

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Penso que não sei se totalmente relevante. Freq alta meio que não sintoniza com a L do motor com consequência desconhecida.

 

Exatamente ....

 

Se a frequência for alta demais, as indutâncias não se comportam como o esperado, e o rendimento do motor cai acentuadamente, dissipando a potência que deveria ser mecânica em calor.

 

 

9 horas atrás, Mr.KOala disse:

então vou aumenta-lao maximo que eu puder ! kkkkkkkkkk

 

A vida não funciona tão linear como você espera, muito menos a eletrônica ...

 

Lembra do que já te disse uma vez sobre HOJE TEMOS INTERNET ????

 

Sem saber a teoria de um motor desse tipo, e sem ver o que os grandes fabricantes fizeram para permitir usar eles, você não saberá o porquê das coisas, o porquê da frequência escolhida, o porquê da resolução do Pwm, o porquê da eletrônica de acionamento das fases, etc, etc, etc ......

 

Vai com calma, estude, pesquise, e só depois MONTE e veja o que acontece !

 

Para você pensar :  de que maneira vai controlar a velocidade do seu motor ?

 

Paulo

 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, aphawk disse:

de que maneira vai controlar a velocidade do seu motor ?

aqui! eu!!eu! eu sei! eu sei!! deixa eu responder?? ahhh. deixa vai!! chato... então tá... não tiremos o prazer do garoto descobrir por si... Mas algo me diz que ele vai googlar... e deve.

abç

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkkk eu ... eu ,eu sei kkkkk espere deixa eu responder rsrs!

Em 18/09/2019 às 07:51, Isadora Ferraz disse:

aqui! eu!!eu! eu sei! eu sei!! deixa eu responder?? ahhh. deixa vai!! chato... então tá... não tiremos o prazer do garoto descobrir por si... Mas algo me diz que ele vai googlar... e deve.

abç

Kkkkkkkkkkk✌️😜😳🤣😂😂😂😂 acho que a frequência vai depender do micro , talvez um dsp  DSP (Processador de Sinal Digital) e a simplicidade e capacidade de manipulação bit a bit de um microcontrolador. Os controladores estão disponíveis em diversas opções de encapsulamento de escalas e quantidade de pinos diferentes. Além disso, essa família contém periféricos otimizados para resposta em tempo real e rápidas malhas de controle. O grande portfólio de DSCs dsPIC inclui mais de 1500 variações de produto, portanto certamente haverá a solução perfeita para a minha aplicação específica. também o tipo de condutor mais rápido , melhorias posteriores kkkk mais isso fica pra depois rsrs! Agradeço muito a paciência de vcs meus amigos do Clube do Hardware!valeu mesmo! de coração!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

pêêêêêêêê! Você está focado no sw - só moleza - e nem quer saber do hw - dureza. .. como Paulão já havia percebido. Se ele achar que deve, poderá te conduzir melhor.

Com dificuldade de sintonizar, de minha parte acho melhor mesmo aguardar...

13 horas atrás, Mr.KOala disse:

melhorias posteriores kkkk mais isso fica pra depois

Pena que não sei se vai dar tempo de ver sua evolução...

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

pêêêêêêêê! Você está focado no sw - só moleza - e nem quer saber do hw - dureza. .. como Paulão já havia percebido. Se ele achar que deve, poderá te conduzir melhor.

Com dificuldade de sintonizar, de minha parte acho melhor mesmo aguardar...

Pena que não sei se vai dar tempo de ver sua evolução...

Isadora eu sou parente do ex presidente João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque Meu nome é Charles Francês Ribeiro Cavalcanti eu sou Optimus Prime nada permanece imutável rsrs eu evoluo , kkkkk eu sou importante , eu sou o seu rei kkkkkkkkkk😜✌️😏😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 vai dar tempo sim rsrs lezeira da po**@ velho kkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!