Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom Dia Hackers!

Gostaria de tirar uma dúvida. 

Porque não existe o  símbolo de corrente alternada no multímetro?
Ao medirmos a corrente alternada em residências, por exemplo, mudamos para a escala de 10A. Mas olhando os símbolos, não encontro nada de CA.

Alguém tirar essa pulga da minha orelha?

mult zoom.jpg

Postado

Esse modelo de multímetro mede tensão AC e DC. 

Já a escala de corrente é só DC mesmo. 

Medir AC nessa escala não vai funcionar. 

Existem modelos mais sofisticados que medem tensão e corrente ac e DC. 

• Curtir 2
Postado
14 minutos atrás, Recytronics Sorocaba disse:

Vejo no youtube pessoas medindo corrente de rede elétrica em circuito com lâmpada com aqueles multímetros xing ling amarelinho.
Fiquei confuso heheh

Simples, só usar uma ponte retificadora. Aí a tensão passa a ser DC e seu multímetro poderá medir.

Somente atenção a posição da ponteira, pois é muito comum as pessoas esquecerem ela no 10A e depois acabam medindo tensão, aí dá um curto circuito que acaba queimando o multímetro. 

E nesses xing ling é meio perigoso, já que a corrente elétrica terá que passar por ele, eu não me arriscaria medir corrente da rede com um negócio desses. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

6 horas atrás, Renato.88 disse:

Simples, só usar uma ponte retificadora

.. pero no mucho. Na ponte se perdem preciosos + de 1V o que destrói a precisão de forma total.

Um dos motivos pra este multímetro não ter escala de corrente ac é o custo. Amplificar, filtrar corrente ac baixa (de fato tensão baixa) tem que haver ampop e afins. O que me fez lembrar que certa feita fiz um com lm324. Uma seção pra amplificar e outra pra fazer um retificador ideal  - não necessariamente nesta ordem - algo como

Rectifica%C3%A7%C3%A3o+de+onda+completa+

a ideia é algo como vencer a barreira de 0,7 do diodo antes que ela apareça.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...