Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i7 variando temperatura rapidamente


Posts recomendados

Utilizo um i7 3770 e a temperatura se encontra variando muito, quando abro um programa ou utilizo um pouco mais, ele varia rapidamente dos 40 e poucos graus em idle para até 60 a 65 graus.

 

Sem nenhum uso, apenas monitorando, ele consegue manter a temperatura normal, e em jogos ou estressando com cpu-z, ele não fica em uma temperatura tão preocupante, chegando no máximo aos 85 graus.

 

Ja troquei a pasta termica utilizando de qualidade e de maneira correta, o cooler também está bem fixado (coolerbox intel) e a ventoinha gira livremente.

 

Ou seja, o problema não está na ineficiência manter a temperatura, e sim em o processador esquentar rapidamente em qualquer ação.

 

Seria isso normal? Não vejo mais solução pro "problema".

 

Obs.: Já melhorei de diversas formas a ventilação no gabinete, e até aberto a única coisa que melhora é a temperatura minima ou máxima, porém a variação rápida continua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@deandradegb Qual o setup completo?

 

A temperatura varia devido a variação da tensão da cpu.

Aumentando a utilização existe a necessidade de aumentar a frequência, consequentemente a temperatura da cpu sobe junto.

Caso queira encontrar uma temperatura "ideal", recomendo fixar o vcore do processador.

 

Efetue as modificações na BIOS e tente encontrar o menor vcore que o seu processador vai conseguir trabalhar sem apresentar erros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipecardoso9 Mas isso seria normal? Acontece em qualquer processador ou pelo menos nesse i7? Se não for de se preocupar essa variação constante, ficarei tranquilo.

 

Setup: 

Fonte: Seventeam ST-550PNL 550W

placa-mãe: Asus P8H61-M LE/BR

CPU: I7 3770

Memórias: 2 x 4GB Corsair 1800Mhz

2x SSDs 120GB

1x HD 180GB

Vídeo: GTX 1050 MSI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, felipecardoso9 disse:

@deandradegb Cara, variar é normal; mas não tanto igual está acontecendo com você.

Qual pasta térmica está utilizando? como aplicou?

 

Não tem orçamento para comprar um air cooler de qualidade? (um bom air cooler sempre é bem vindo).

Estou pensando sim em comprar um air cooler melhor.

 

A pasta é uma implastec que com certeza não é a culpada, já que é de qualidade e em diversos testes se mostra totalmente eficiente.

Apliquei como manda o figurino: colocando uma bolinha no centro do processador e depois posicionando o cooler e travando da maneira correta.

 

Enfim, mal aplicação ou qualidade da pasta não é, já até fiz o procedimento 3 vezes e continua a mesma coisa, o coolerbox também se encontra bem fixado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@deandradegb Cara, implastec é uma pasta térmica extremamente simples.

esse i7 é meio esquentado, recomendo a utilização de uma pasta térmica melhor com um bom air cooler

 

Não sei como está seu orçamento, mas esse Gammaxx 400 é um ótimo air cooler e está saindo por 100 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipecardoso9 O uso do CPU ta se mantendo bem baixo, aumentando apenas quando solicitado. No caso foi o que eu disse, se eu estiver apenas monitorando a temperatura, ela se mantem estável. O "problema" ocorre quando o CPU é solicitado, porém o uso está normal, o problema é que a temperatura está se elevando consideravelmente e rapidamente em usos baixos.

 

Um exemplo: quando abro o próprio HWMonitor ou o Speccy ou até mesmo só o chrome, só esse pequeno uso já faz a temperatura subir 10 graus em média, ela logo volta e se estabiliza, mas qualquer solicitação é isso que ocorre, dando pico de até 65 graus em usos normais.

 

O normal seria em solicitações desse tipo a temperatura variar 2 ou 3 graus, não?

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipecardoso9 em vários testes a mesma pasta térmica se mostrou totalmente eficiente, mantendo apenas 2 a 3 graus acima comparada a outras superiores.

 

Se for má aplicação, estaria sendo pouca quantidade? Quantidade demais apenas causaria o derramamento pelas laterais do dissipador, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@deandradegb A função da pasta térmica é preencher as lacunas de ar entre o processador e o dissipador do cooler e tambem ajuda na transferencia de calor.

 

O ideal é sempre aplicar uma camada fina, excesso vai derramar para os lados e acaba atrapalhando na transferencia de calor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipecardoso9 Sim, eu sei, enfim, não é excesso nem falta, como disse já fiz a troca 3 vezes, sempre verificando se estava em falta ou excesso e da ultima vez devo ter acertado de vez a mão. De qualquer maneira não é uma quantidade minima a mais ou a menos que vai apresentar algum problema (a não ser que a referencia esteja muito errada, o que não é meu caso já que faço isso há anos e sempre da certo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!