Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MAster liquid 120 superaquecendo


Posts recomendados

image.thumb.png.98a2fdc976ca7dd7c45295bd42d8e735.png

 

 

Olá, primeiro, sou leigo, montei um pc gamer de ~ 7000 reais, ele veio com um cooler simples, e estava dando tela azul por temperatura, depois comprei um water cooler como o titulo sugere, ele mantinha as temperaturas baixas (40-50°) nos primeiros meses, porém de uns dias pra ca ele deu pa super aquecer, conforme anexo mostra, detalhe , não deu um ano direito que o adquiri, ja troquei pasta térmica, espalhei ela levemente e sem exagero pela superfície de cobre toda, ja verifiquei as instalações, conforme videos do you tube passo a passo, instalei corretamente, não entendi esse aumento súbito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brc Não consigo dizer sobre os barulhos, são 3 fan's, o do cooler ligado ao processador, o do filtro que tambem fica dentro da cpu, e o externo, consigo ouvir os três e vejo que estão rodando, quanto ao barulho do fluido infelizmente por ser leigo não sei dizer se está, porque não sei como é. Ah e detalhe, antes do WC ele dava tela azul, agora ele desliga direto sem dar aviso quando superaquece, ta horrivel, to com medo demais desse trem.  Instalei o Hwinfo e mostrou isso:

image.thumb.png.60099ab68e40d686a58e34af3068a211.png

 

 

adicionado 7 minutos depois

@EdsonSM no ultimo post da pra ver os modelos, pensando bem acho que me lembro do barulho da "agua" passando, realmente eu não o escuto mais tem um tempo, e vou checar esse troço de desativar o controle na bios pra ver se da algum resultado

adicionado 23 minutos depois

image.thumb.png.74671e97013d5bdc2d9b7095deea0bf6.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novidade, venci o problema por ora, apesar de ter desligado o controle da bomba pela bios, não era este o problema e sim a gravidade, as mangueiras não estavam circulando o fluido (que tem uma consistência pastosa  (tipo mel 🍯 ) entre o radiador e a bomba na posição vertical com a cpu, depois de ler muito eu resolvi testar a cpu na horizontal e vi que a temperatura baixou pros niveis entre 35 - 50°

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema foi resolvido após desligar o controle de rotação da bomba?
Deixou funcionando algum tempo e a temperatura normalizou?

 

Acredito que o problema possa ter sido pelo fato da bomba não estar funcionando em 12V.
Em voltagens e rotações mais baixas, a mesma pode não funcionar adequadamente, ocasionando bolhas e problema de circulação do fluído.


Assim que que desligou o controle de rotação, deixou o radiador na horizontal, a bomba acabou normalizando a circulação do fluído.

 

Seu problema foi similar ao que aconteceu com outro colega, temperaturas em 100C por ter ligado em conector com controle de rotação ativado.

Assim que a bomba foi ligada corretamente, as temperaturas e desempenho acabaram normalizando.

Veja tópico aqui.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltei o pc na vertical hoje, as temperaturas estão se mantendo nos 40° por enquanto. o meu CPU não tem entrada AIO pump, só cpu fan, cha fan1 e cha fan 2, a bomba está no cha1 e cooler na cpufan, eu desabilitei o controle da cha1 na bios só que agora ele está apontando rotação 0, isso está certo?

image.thumb.png.486d083b595e1ca26c15910268ed8b64.png 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brc Não entendi a parte que você disse que nunca fez o que eu fiz, o que foi que eu fiz? rs, e novidade agora, a fan parada que era a do radiador voltou a rodar porém a temperatura voltou a subir com o cpu na vertical. Desconfio que seja problema na bomba do cooler mesmo que não esta circulando o liquido adequadamente.

 

image.thumb.png.35b3b55c0c69a96e0a3473296e4f7f8f.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vi o modelo exato da sua placa-mãe.

A fan tem que ser ligada preferencialmente no conector cpu fan com o controle padrão de fábrica.

Se tiver a opção, pode ser auto ou pwm, evite o uso de dc.

A bomba pode deixar em qualquer cha fan, desde que o controle seja desativado.

 

Quando o utilitiário mostra 0 rpm, a fan continua girando?
Se sim, parece ser erro de leitura do utilitário.

 

Pelo que entendi com o gabinete deitado as temperaturas são normais?
Mas quando o gabinete fica de pé as temperaturas ficam altas?

Apenas um palpite, parece falta de contato entre o bloco e o processador.

 

Você instalou o wc com a placa-mãe fora ou dentro do gabinete?
Para instalar dentro do gabinete, precisaria da ajuda de alguém para segurar o backplate.
É mais prático fixar o bloco com a placa-mãe fora do gabinete usando o apoio da mesa para segurar o backplate no devido lugar.
Quando terminar é pedir ajuda de alguém para colocar a placa-mãe e o wc de volta para o gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM O modelo da placa-mãe ta nesse print que dei antes, é uma asus, 

 

A fan não continua girando quando mostra 0 RPM, ela ta parada mesmo, voltou a roda depois deu rodar o fan optimize do utilitario. E sim, eu liguei ela no cpu fan e a bomba no chassis fan.  Eu instalei o WC coma placa-mãe dentro do gabinete, tive que abrir nas duas laterais de acrilico e metal com ele na vertical. não acredito que seja falta de contato pois quando instalei elas quando comprei a cerca de um ano ela funcionou de boa, como do nada o contato ia deixar de acontecer?image.thumb.png.439953b13e7ad1b2e2ef9ad8076bf1ea.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora vi o modelo da placa-mãe.

Deixe a fan em pwm.

A bomba pode deixar em full speed.

 

Mas de qualquer forma, se for defeito no wc e na fan é melhor acionar o rma o quanto antes.
Esse wc tem 2 anos de garantia com a CM.
Você pode acionar o suporte por e-mail, segue contato aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ola, ressuscitando o tópico aqui, contatei a Coolermaster em SP, me responderam com dois dias, me solicitaram uma ***** de documentos, alem de scans e tal, mas eu tinha tudo, me deu trabalho mas anexei tudo la conforme pediram e mandei de volta, só que daí não obtive resposta mais, já tem uns 10 dias, acho que pedem aquela quantidade de dados na esperança do cliente desistir de fazer a troca, vou ter que ligar la interurbano e xingar esse povo *****! O pior de tudo é que enquanto isso to usando um cooler básico de ventiladorzinho que tinha aqui... dependendo do jogo dá a tela azul e o som do pc trava ficando naquele loop típico de bug zunindo mesmo, me obrigando a resetar o computador manualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!