Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola, atualmente utilizo o Win10 por ser um OS pratico para a maioria das situações, eu trabalho com desenvolvimento web e mobile (php, js, node, react native e linguagens de marcação) porém tenho meus momentos de lazer, que gosto de jogar um Ark survival, PUBG, ETS2, FS15 e CS:GO...

Tenho vontade de voltar para o linux (ja usei kali e parrot), pela rapidez, otimização, por ser um OS usado em servidores e etc. pra mim agregaria muito no meu trabalho, mas fico em duvida pela questão dos games...

É possível jogar com o mesmo desempenho no Linux ou é melhor manter um windows no HD externo? de qualquer forma irei usar o linux, entao qual Linux utilizar?

Postado

Bom, se você tiver disco suficiente, recomendo o dual boot mesmo, já que muitos jogos não possuem port para Linux. Mas os que tem, vão rodar igual ao que rodam no Windows basicamente, desde que os drivers estejam instalados e funcionando como esperado. Os jogos sem port alguns podem funcionar com o Steam Play.

Agora, HD externo não, mantenha no interno, ou melhor ainda em um SSD. Um novo de 240 GB está na casa dos R$ 160~170, e cabe os dois sistemas tranquilamente com dual boot. Aí eu colocaria os arquivos de trabalho em um disco/partição separado acessível em ambos, e os jogos em mais um disco/partição para o Windows (ou ambos, se quiser testar o Steam Play) ver.

Postado
5 minutos atrás, dudaskank disse:

Bom, se você tiver disco suficiente, recomendo o dual boot mesmo, já que muitos jogos não possuem port para Linux. Mas os que tem, vão rodar igual ao que rodam no Windows basicamente, desde que os drivers estejam instalados e funcionando como esperado. Os jogos sem port alguns podem funcionar com o Steam Play.

Agora, HD externo não, mantenha no interno, ou melhor ainda em um SSD. Um novo de 240 GB está na casa dos R$ 160~170, e cabe os dois sistemas tranquilamente com dual boot. Aí eu colocaria os arquivos de trabalho em um disco/partição separado acessível em ambos, e os jogos em mais um disco/partição para o Windows (ou ambos, se quiser testar o Steam Play) ver.

Tenho SSD 120GB, será q é suficiente para um dual boot? e eu tenho enorme dificuldade para manter minhas pastas users, program files e etc em outra partiçao, consegue me recomendar algo? e qual linux utilizar?

obrigado desde ja

Postado

Se você tiver um HD além do SSD, dá sim. Pode instalar os programas e deixar os documentos no local padrão mesmo, deixando uns 80~90 GB para o Windows e o restante para o Linux. Aí os downloads, filmes, jogos (a coisa pesada mesmo) coloca pra instalar no HD, talvez a pasta de trabalho aqui também, com os fontes dos projetos que você trabalha aqui também. Se for só o SSD, não sei se os jogos vão caber...

O HD não precisaria particionar caso não queira, acho que formatando com NTFS os dois sistemas conseguem enxergar sem problemas. O Windows não acessa nativamente partições ext4 por exemplo.

Para distribuição, pode ir na que está mais habituado. Eu particularmente gosto de usar Mint e as variações do Ubuntu, por ser bem amigável.

• Membro VIP
Postado

@Simon Fury  Tudo bem?

Como o amigo @dudaskank  mencionou para jogos é melhor ficar com distros "Ubuntu Like" pois o Steam e os jogos normalmente são testados para o Ubuntu LTS. Também utilizo o Linux Mint pela facilidade de configuração e utilização.

Até!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...