Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, pessoal. Eu tô querendo dar um upgrade no meu PC que já está ficando bem ruim para jogar jogos atuais. Eu uso um monitor 1080p/60hz e minha intenção seria rodar os jogos atuais nessa faixa.

Segue minha config:
placa-mãe: H110M-S2V-CF (U3E1)
CPU: i3-7100
GPU: GTX 1050 Ti
RAM: 1 pente de 8GB DDR4 2400mhz
HD: 1TB e outro de 500GB
Fonte: Corsair VS400

Eu tenho um orçamento de R$1500,00. Tenho noção que talvez minha melhor opção seja trocar de kit para um Ryzen 5 2600, só que aí eu teria que manter a mesma placa de vídeo por agora e eu queria um up maior em performance para esse ano ainda. Gostaria de saber a sugestões de vocês. Agradeço desde já!

Postado
3 minutos atrás, Fabio2d disse:

Bom dia, pessoal. Eu tô querendo dar um upgrade no meu PC que já está ficando bem ruim para jogar jogos atuais. Eu uso um monitor 1080p/60hz e minha intenção seria rodar os jogos atuais nessa faixa.

Segue minha config:

Eu tenho um orçamento de R$1500,00. Tenho noção que talvez minha melhor opção seja trocar de kit para um Ryzen 5 2600, só que aí eu teria que manter a mesma placa de vídeo por agora e eu queria um up maior em performance para esse ano ainda. Gostaria de saber a sugestões de vocês. Agradeço desde já!

você pode pegar uma RX 580 8gb, vai aumentar os fps com certeza, você nao vai usufruir o maximo do desempenho da VGA por ter um processador dual core porém ja tera mais desempenho com certeza do que com a 1050ti. Ai junta mais uma grana e troca o processador e placa-mãe!

abraços.

• Curtir 3
Postado

@Fabio2d

Bem vindo ao fórum do CdH!

Com um Ryzen 2600 você vai passar da água para o vinho em questão de processador. Só pegar uma placa-mãe com chipset B450 junto que fica excelente. Adicionar mais 1 pente e 8GB de RAM também vai ajudar e muito na demanda atual dos jogos.

A GTX 1050TI ainda oferece um desempenho maneiro se usado com moderação na maioria dos jogos com meta de 60 FPS. Se for trocar ela, sugiro uma placa ao menos de nível similar a GTX 1660.

Só não sei se a fonte de 400W vai aguentar a mudança de placa de vídeo. Seria interessante esperar a confirmação de alguém mais por dentro deste setor.

• Curtir 1
Postado

@Lost Byte Obrigado! Sim, a minha intenção era pegar no minimo a GTX 1660, só que tem toda essa parte do gargalo do meu processador. Eu queria comprar uma placa boa agora, vender a minha para um amigo e juntar para mudar de plataforma ano que vem, porém não sei se essa é a melhor ordem para fazer isso.
E sim, também tenho essa dúvida de a fonte aguenta. pelos calculos que fiz parece que leva, mas prefiro a opinião de alguém mais entendido dessa área pra poder confirmar.

Postado

@Fabio2d

Você vai ter que se decidir priorizar primeiro a estabilidade e fluidez (CPU) ou a qualidade gráfica (GPU)

Se sofre um tanto com variações de FPS, pequenas travadas e tal, mudar o processador antes seria indicado, mesmo que precise colocar algumas opções gráficas no médio/low neste meio tempo de espera.

Outro detalhe é que processadores como i3-7100 serão cada vez mais difíceis de negociar, e pode ser sua chance de ganhar um bom valor em cima dele a tempo.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Fabio2d disse:

Segue minha config:

Da pra pegar um Ryzen 5 2600 + uma MOBA compatível e se conseguir, uma RAM de 8GB 2400MHz. Quando tiver condições novamente, pode trocar a GPU por uma 1660 ou uma RTX 2070 super.  

• Curtir 1
Postado

Hmmm, é, acho que eu vou fazer upgrade no processador primeiro mesmo então. Poderiam me recomendar Placa-mães CB compativel com o Ryzen 5 2600??

Postado

@Fabio2d

6 minutos atrás, Fabio2d disse:

Hmmm, é, acho que eu vou fazer upgrade no processador primeiro mesmo então. Poderiam me recomendar Placa-mães CB compativel com o Ryzen 5 2600??

De preferência alguma B450.

Mas dependendo do valor que for gastar,algumas B350 já podem te ajudar.

• Curtir 1
Postado

Com seu orçamento você consegue fazer apenas uma de duas coisas: Trocar sua plataforma (CPU, MB e memória), ou fazer o upgrade da placa de vídeo.

Se você está fazendo esse upgrade para jogar, dê prioridade para a placa de vídeo. Seu processador ainda aguenta uma GPU superior. Claro que você não atingirá todo o desempenho que uma placa de vídeo melhor poderia proporcionar, mas ainda sim jogará com um desempenho e qualidade muito superiores ao da 1050. 

Minha recomendação fica com a segunda opção, pois a plataforma você pode mudar depois, quando estiver com uma grana boa reservada para isso, pois o upgrade com esse valor restrito vai te limitar em opções. Trocando a GPU você vai ter desempenho superior de qualquer jeito. Pessoalmente eu tinha um phenom II x4 até outro dia, que é um processador bem inferior em desempenho single thread em comparação com o seu, e eu jogava bem com uma GTX 960, chegando a rodar witcher 3 com gráficos de alta qualidade, por exemplo. O que você não vai conseguir fazer com um processador superior e sua GPU atual.

adicionado 2 minutos depois

Fui comparar e meu antigo CPU era 15% inferior a esse seu. Realmente você conseguiria jogar bem melhor do que eu joguei, e ainda sim eu fiquei satisfeito por bastante tempo até ter a oportunidade de fazer o upgrade de plataforma.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods É que assim, eu dou mais preferência em rodar os jogos de 60fps pra cima, em 1080p. Qualidade gráfica não me importa muito nesse sentido. eu consigo jogar no médio numa boa desde que o framerate fique estavel nessa faixa que citei. Levando isso em consideração, você ainda acha que o upgrade da placa é uma melhor opção??

Postado
1 minuto atrás, Fabio2d disse:

@WOZ Dods É que assim, eu dou mais preferência em rodar os jogos de 60fps pra cima, em 1080p. Qualidade gráfica não me importa muito nesse sentido. eu consigo jogar no médio numa boa desde que o framerate fique estavel nessa faixa que citei. Levando isso em consideração, você ainda acha que o upgrade da placa é uma melhor opção??

Se com a 1050 você não está conseguindo rodar da maneira que citou, recomendo que instale o MSI afterburner, configure para monitorar o uso do CPU e da GPU, rode os jogos e deixe ele monitorando no fundo. Depois volte a ele e veja qual ficou mais taxado, a GPU ou o CPU. Se o CPU estiver 100% em uso o tempo inteiro durante os jogos, então ele é o causador da sua perda de desempenho. Se for a GPU, então ela vai indicar 100%.

Se ambos estiverem rodando a 100%, aí você está precisando trocar tudo, e neste caso ainda indico que troque primeiro a GPU. No final das contas o CPU é menos utilizado do que a GPU na maioria dos jogos. Apenas jogos que requerem muito poder de processamento vão inverter esse coeficiente, e não são todos que são assim. GTA 5 por exemplo requer muito poder de processamento se você tiver a opção de muitos pedestres e carros sendo exibidos simultaneamente ligada. Se você reduz isso, o impacto sobre o CPU cai significativamente.

Postado

@WOZ Dods Fiz os testes aqui em alguns dos jogos que eu costumo jogar, vou citar apenas os mais pesados que foram: Witcher 3, Resident Evil 2 Remake e Devil May Cry 5.
No Witcher 3 o processador ficava entre 80% e 100 a maior parte do tempo, enquanto a GPU ficava entre 98% e 100.
No DMC5, o processador ficou o tempo inteiro em 100% enquanto a GPU ficou em 95%.
E por fim, no RE2, o processador ficou o tempo inteiro em 100% também enquanto a GPU ficava entre 95% e 98%.
RE2 e DMC5 estavam rodando num framerate parecido, na maior parte do tempo entre 58 e 65FPS. Creio que seja por usarem a mesma engine gráfica. Eu deixo os graficos desses dois jogos no low. O WItcher 3 tava bem instavel, indo de 30 pra 60 dependendo do lugar, mas eu também tava usando configs altas pro jogo. Já os outros jogos mais leves que rodei, tipo hitman blood money, divinity original sin, entre outros, rodam acima dos 90 fps no ultra, com a gpu em 90% de uso e a cpu em 70%. Com tudo isso em mente, o que acha?

Postado

Sua GPU e seu CPU estão no limite. Qualquer um dos dois investimentos vale a pena para você. Sua GPU aguenta bem apesar de ser de nível de entrada. Minha única preocupação é que se você fizer o investimento sem comprar pelo menos um R5 talvez acabe se arrependendo depois. Recomendo pelo menos um R5 1600, que está com bom preço, e invista bem em arrefecimento. Um cooler aftermarket e alguns coolers de gabinete se o seu já não estiver com todos instalados. De resto uma placa-mãe B450 (ou B350 se não tiver grana para a outra) e 16GB de memória (de preferência 2x8GB). A placa-mãe pode ser MSI, Gigabyte ou Asus, sempre com 4 slots de memória, fora isso pode ser a mais barata que achar.

Eu pessoalmente adio ao máximo o upgrade de CPU. Para cada um desses que faço, troco a GPU duas vezes ou mais. No seu caso, no entanto, seu CPU realmente está no limite.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...