Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite!

Configs:

Processador :Intel® Core™ i5-2310

RAM: 2x8GB DDR3

placa-mãe : ASUS P8H61-M LX2 R2.0

Fonte Corsair 600W 80 Plus White VS600, PFC Ativo - CP-9020119

Placa de video : VGA Zotac NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti 4GB

SSD 500GB

Bom vou contar a vcs o que aconteceu cmg , estava eu jogando destiny quando vi que a temperatura do meu processador subiu mt foi para 99 graus todos o 4 núcleos , era o que indicava no HWMonitor logo em seguida eu parei de jogar e fui fazer outra coisa , dps disso ter acontecido qualquer coisa que eu va fazer o processador se estressa bastante , quando fui jogar lol o processador chegava a bater 93 graus sendo que eu jogava lol na media de 70 a 72 ou seja ele esta superaquecendo 

Gostaria de saber se é necessario a compra de um novo gabinete , um moderno com espaços para fans , o meu gabinete atual é o que ja veio de fabrica é bem simples e genérico só tem espaço para um fan na parte traseira e um na tampa , não possou fan em nenhum dos locais citados apenas o cooler do processador que é o que a intel mandou , nunca troquei o cooler do meu processador , fiquei pensando em comprar fans para colocar dentro do gabinete e trocar a pasta termica já que eu n sei mexer com peças de computadores minha pasta termica deve ter sido colocada cerca de 2 anos atrás pra mais , mas também pensei em comprar um gabinete novo porém fiquei com medo das minhas configs não caberem dentro e estou aqui pedindo ajuda pra vcs me auxiliarem , dizerem o que é melhor eu fazer. 

Obs: Pensei em comprar o gabinete https://www.kabum.com.br/produto/90279/gabinete-sharkoon-tg5-blue-vidro-temperado-4mm-led-fan-12cm-atx

• Membro VIP
Postado

Se o problema não acontecia antes, não é problema com o gabinete.

Abra o PC.

Verifique e corrija os problemas abaixo, caso encontre:

1 - O cooler do processador está funcionando ? está funcionando na velocidade correta/padrão em carga alta? (Tem como ver isso pelo HW monitor se não me engano e a velocidade correta você encontra no site do fabricante ou em algum site mais especializado.).

2 - Tem poeira no cooler do processador e/ou no dissipador? Se sim, limpe tudo. (Eu aproveitaria e limparia todo o gabinete).

3 - Verifique se tem algum componente da placa-mãe queimado (Capacitores e etc...), tem tutoriais na internet de como ver isso.

4 - Verifique o encaixe de energia e os fios do cooler (CPU FAN).

5 - Em último caso, troque a pasta térmica por uma de qualidade.

Não encontrou nenhum desses problemas acima ou solucionou todos e o problema ainda persiste? Certeza ? então provavelmente o processador está com algum defeito interno, inclusive pode ser o "cuspe" que a Intel chama de pasta térmica (interna) que está causando problemas de dissipação, nesse caso, só comprando outro processador, ou se quiser arriscar, fazer um Delid, pode ser que um Delid resolva, ou não, depende de qual defeito..

• Curtir 1
Postado

@MatheusRFC O lugar onde moro não possui muitas pessoas que mexem com manutenção de computadores ent eu nunca levei ele pra fazer uma limpeza mas cerca de dois anos atrás houve um pico de energia e queimou alguns capacitores da minha placa-mãe e também o processador , troquei os 2 pelos mesmos modelos e o tecnico que fez o serviço pra mim disse que havia passado pasta termica 

Postado

@RS Faria Esse ano eu comprei a 1050 e foi instalada em fevereiro , até então estava tudo okay porém tudo meio empoeirado como eu falei eu sou mt leigo na parte tecnica e eu tenho medo de mexer dentro dele a acabar queimando alguma coisa , estava até planejando trocar o gabinete pra um atual pra ficar melhor né , tanto em aparencia quando em desempenho(o desempenho que falo é a refrigeração , po meu gabinete é daqueles que a fonte fica em cima , eu até poderia levar no tecnico que tem aqui porém ele é mt ladrão ele queria me vender uma fonte que custava 2.000 reais e disse que só ele resolveria um problema que tive no passado , sendo que comprei essa fonte por menos de 400 e resolveu meu problema  

Eu queria muito levar meu pc na manutenção , para alguem tirar toda a poeira dele , passar pasta termica novamente e tal

Postado
17 minutos atrás, Lokeixon disse:

Eu queria muito levar meu pc na manutenção , para alguem tirar toda a poeira dele , passar pasta termica novamente e tal

Isso é algo que você mesmo faz e de graça.. Veja vídeos no Youtube pra iniciar e deixe ser explorado..

Quando você ver o tempo e grana que perdeu com esses "técnicos", com uma coisa tão simples, você até sente uma raiva no começo, mas vai se sentir melhor.. Sério mesmo..

Postado

@RS Faria Screenshot_2.png.941131d61f7d377e50618920f665ae92.png 

Acabei de fazer um teste jogando lol e bateu essas temperaturas , sendo que no proprio site da intel fala que o limite de temperatura desse processador é de 72 pra 73

Mas vou dar uma olhada no yt sim

• Solução
Postado

Abre a lateral dele e veja quanto de pó tem lá dentro.. Dá pra ter uma noção do problema..

2 minutos atrás, Lokeixon disse:

sendo que no proprio site da intel fala que o limite de temperatura desse processador é de 72 pra 73

A Intel dá uns parâmetros diversos no site deles, mas o que importa MESMO é "Tjunction", que seria a temperatura dentro do núcleo do processador e esse é na casa dos 100ºC..

Postado

@RS Faria Amanha vou tentar limpar os componentes , mas você me recomendaria substituir meu gabinete atual por um ''gamer'' mais moderno como esse que eu citei o link , ele tem 3 fans frontais 1 traseiro e é disponivel para colocar mais 3 na parte superior , eu só tenho medo de as minhas peças não couberem , poderia me sugerir um gabinete e uma pasta termica ?

• Membro VIP
Postado

Arrume um pincel, fica muito mais fácil de tirar a poeira. O computador deve ser limpado de poeira pelo menos uma vez no mes pra evitar esse tipo de problema de sobreaquecimento. O que vai queimar alguma peça não é você abrir pra limpar ele, e sim deixar fechado com medo de limpar. Na internet não falta vídeo de como limpar o pc corretamente.

• Membro VIP
Postado

@Lokeixon De acordo com a especificação do gabinete ele suporta: placa-mãe: Mini-ITX, Micro-ATX, ATXMax.

Sua placa-mãe é uATX, esse "u" é o prefixo de uma letra grega chamada "mi", que quer dizer "micro", então na teoria deveria servir, mas não tenho como dar certeza. Eu pegaria a foto de maior resolução do gabinete no site do fabricante e da placa-mãe também e compararia os furos de encaixe pra ver se serve.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...