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Boa tarde, eu tenho um computador com uma placa-mãe ECS H61H2 - M2, uma fonte corsair cx 550 e um i7 3770, toda vez que mudo meu sistema operacional para o windows 10, ele da o erro IRQL NOT LESS OR EQUAL (Error 1001: BugCheck), porém, no windows 7, tudo fica normal, sem problema algum. Eu gostaria muito de poder usar o windows 10! Alguém pode me ajudar? Já tentei corrigir disco (CHKDSK, entre outros), também já tentei atualizar drivers com aplicativos e manualmente!

Postado

IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL em 99% das vezes é memória RAM, tente rodar o Memtest pra ver se apresenta algum erro.

  • Coordenador
Postado

- Verificar integridade do SO.

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Pode usar também o Memtest86

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Crucial Storage Executive, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

  • 2 semanas depois...
Postado

@mick 07 Olá, fiz todos os testes e não deu nenhum erro... Agora tenho os logs do evento, se quiser dar uma olhada ficarei muito agradecido!

 

O computador foi reinicializado após uma verificação de erro. Essa verificação foi: 0x0000000a (0x0000000000000048, 0x0000000000000002, 0x0000000000000001, 0xfffff80566c300e6). Um despejo de memória foi salvo em: C:\Windows\MEMORY.DMP. Id de Relatório: f0cbd7ad-7691-48d7-8d4d-ac9c97aa6c61.

 

Exibição Amigável: 

 

-System

-Provider

[ Name]Microsoft-Windows-WER-SystemErrorReporting

[ Guid]{ABCE23E7-DE45-4366-8631-84FA6C525952}

[ EventSourceName]BugCheck

-EventID1001

[ Qualifiers]16384

Version0

Level2

Task0

Opcode0

Keywords0x80000000000000

-TimeCreated

[ SystemTime]2019-10-20T15:48:21.099674800Z

EventRecordID1392

Correlation

-Execution

[ ProcessID]0

[ ThreadID]0

ChannelSystem

ComputerDESKTOP-DVKFILO

Security

-EventData

param10x0000000a (0x0000000000000048, 0x0000000000000002, 0x0000000000000001, 0xfffff80566c300e6)

param2C:\Windows\MEMORY.DMP

param3f0cbd7ad-7691-48d7-8d4d-ac9c97aa6c61

 

Exibição XML:

 

- <Event xmlns="http://schemas.microsoft.com/win/2004/08/events/event">

- <System>

  <Provider Name="Microsoft-Windows-WER-SystemErrorReporting" Guid="{ABCE23E7-DE45-4366-8631-84FA6C525952}" EventSourceName="BugCheck" />

  <EventID Qualifiers="16384">1001</EventID>

  <Version>0</Version>

  <Level>2</Level>

  <Task>0</Task>

  <Opcode>0</Opcode>

  <Keywords>0x80000000000000</Keywords>

  <TimeCreated SystemTime="2019-10-20T15:48:21.099674800Z" />

  <EventRecordID>1392</EventRecordID>

  <Correlation />

  <Execution ProcessID="0" ThreadID="0" />

  <Channel>System</Channel>

  <Computer>DESKTOP-DVKFILO</Computer>

  <Security />

  </System>

- <EventData>

  <Data Name="param1">0x0000000a (0x0000000000000048, 0x0000000000000002, 0x0000000000000001, 0xfffff80566c300e6)</Data>

  <Data Name="param2">C:\Windows\MEMORY.DMP</Data>

  <Data Name="param3">f0cbd7ad-7691-48d7-8d4d-ac9c97aa6c61</Data>

  </EventData>

  </Event>

 

 

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