Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASUS ROG STRIX X570-E GAMING é boa pra Ryzen 9?


misterjohn

Posts recomendados

Agora é para valer, não tem volta, já encomendei um processador Ryzen 9 que está quase chegando, e preciso agora de uma placa-mãe, claro que quero uma de grande desempenho, mas que não tenha coisas dispensáveis como Wi-fi caso isso a encareça muito,

Meu objetivo é edição de vídeos em geral, e como tenho muitos discos, essa que escolhi vem bem a calhar porque tem 8 entradas SATA e se não me enango 8 USB, quero em um futuro breve instalar um ssd m2 portanto teria que ter suporte a isso mas creio que pelo preço tem suporte para tudo.

Para mim basta um equipamento que reduza o temo de operação ao lidar com vídeos, não gravação, essa sempre fiz e sempre farei em baixa velocidade para aprofundar mais o sulco (é o que dizem) e evitar erros.

Sou fã da marca ASUS mas se tiver uma semelhante a essa de outra marca, mas barata e que seja de qualidade também serve, mas a preferência é pela ASUS, no caso irei aproveitar o restante.

A placa é essa abaixo, mas o fato de estar escrito "gaming" mas minha dúvida principal é se elas são como processadores que tem uns voltado para jogos e outro voltado para vídeos em geral, nesse caso concreto onde está especificado para gaming, servirá ao meu propósito?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fases são partes da VRM (voltage regulator module)de uma placa-mãe. A potencia total que passa pela placa é dividida por essas fases.

Na prática quanto mais fases para dividir essa  potencia  de entrada , ela poderá ser estabilizada e filtrada no circuito como um todo, ou seja poderá aumentar clock de CPU, RAM, etc com mais segurança e estabilidade.

Então teóricamente, quanto mais fases melhor será o circuito.

mas é bom ver um teste de cada uma dessas placas porque acontece de existir falsos módulos de fases como aconteceu como essa minha por exemplo: Ela é uma X470 que dizia ter 12 fases, mas na prática parece que são 8.

Quanto ao wireless, eu por exemplo optei por comprar uma PCI-e com wireless e bluetooth á parte.Fica mais barato que uma incorporada.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pessoa da AMD me recomendou (por e-mail) algumas opções que seriam da 1 a 3 e a 4 eu peguei aqui mesmo no site, na seção de testes, o primeiro item é a mais cara, já o segundo item mais barato, o terceiro mais ainda, e o quarto item com preços semelhantes ao segundo, mas para aproveitar o potencial máximo do processador, teria que ser a mais cara, a intermediária ou a mais barata atende do mesmo jeito? Eu não tenho como avaliar isso por isso que recorro aos conhecedores e pesquisadores para poder escolher de preferência o menor preço se possível, já o maior nem pensar....me foi passada outras opções com chipset X470 mas não adianta gastar com um processador caro e colocar uma placa meia boca:

 

1 - Gigabyte X570 Aorus Xtreme;

https://www.fantasygaming.com.br/X570-AORUS-XTREME

 

2 - Asus Rog Crosshair VIII Hero Wi-fi;

 

https://www.pichau.com.br/placa-mãe-asus-rog-crosshair-viii-hero-ddr4-socket-am4-chipset-amd-x570?gclid=Cj0KCQjw0brtBRDOARIsANMDykbbjvXbiOWp25CLII083ENkBn7g3LcS6o_f0qLUSXAlsDXC4ywwsOoaAja3EALw_wcB

 

https://www.kabum.com.br/cgi-
local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?
codigo=102573


3 - Asus Tuf Gaming X570 Plus Wi-fi;

 

https://www.kabum.com.br/produto/103888/placa-mãe-
asus-tuf-gaming-x570-plus-wi-fi-amd-am4-atx-ddr4?
gclid=Cj0KCQjw0brtBRDOARIsANMDykYf-
BbAX8rsjiLFDy84TeP3ojdF53Bl1PHbpvQeeAajRd985p5T9qoaAk
N0EALw_wcB

 

https://www.ciapc.com.br/placa-mãe-asus-tuf-gaming-x570-plus-amd-am4-chipset-x570-atx-ddr4-90mb1180-m0eay0

 

4 - placa-mãe Asus ROG Strix X570-E Gaming

 

https://www.pichau.com.br/placa-mãe-asus-rog-strix-
x570-e-gaming-ddr4-socket-am4-chipset-amd-x570

 

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=102574

 

https://www.ciapc.com.br/placa-mãe-asus-rog-strix-
x570-e-gaming-amd-am4-pcie-40-ddr4-90mb1150-m0aay0

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, misterjohn disse:

mas para aproveitar o potencial máximo do processador, teria que ser a mais cara, a intermediária ou a mais barata atende do mesmo jeito?

Bom dia, em se tratando do processamento em si(leia-se clock, canal primário, canal secundário,etc) , como o chipset  é o mesmo não há variações dentro da mesma familia.O que varia? Certamente o acabamento, o tipo de determinados tipos de entradas(USB, etc), chips especificos como o som onboard, chip de internet, a wi-fi por exemplo é chip adicional .

Não sei do seu orçamento, mas como sou do tipo economico eu procuraria até placa-mãe da familia X470(apesar de ter que atualizar a BIOS) .O preço da X570 está de arrepiar.

É que as grandes diferenças da X470 e da X570 estão no padrão da PCI-e 4.0 e no clock de RAM até 5.Ghz .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, PedraX disse:

Bom dia, em se tratando do processamento em si(leia-se clock, canal primário, canal secundário,etc) , como o chipset  é o mesmo não há variações dentro da mesma familia.O que varia? Certamente o acabamento, o tipo de determinados tipos de entradas(USB, etc), chips especificos como o som onboard, chip de internet, a wi-fi por exemplo é chip adicional .

Não sei do seu orçamento, mas como sou do tipo economico eu procuraria até placa-mãe da familia X470(apesar de ter que atualizar a BIOS) .O preço da X570 está de arrepiar.

É que as grandes diferenças da X470 e da X570 estão no padrão da PCI-e 4.0 e no clock de RAM até 5.Ghz .

Eu li que para atualizar a bios eu teria que ter um processador Ryzen anterior; mas que tem lojas que fazem essa atualização e as vendem "pronta" mas que nunca seria a mesma coisa, meu temor é esse, já comprei o processador, agora quero o máximo dele, do contrário ficava com o meu i7; também sou do tipo econômico, mas tem hora que tem que se decidir entre economia e resultados, eu comparo com um carro, tenho um 2.0 foi muito mais caro do que o 1.0 alias esse modelo nem possui essa configuração, mas quando eu viajo no calor, e ligo o ar condicionado e continuo viajando pela região serrana sem perda ou quase pouco de potência, penso que compensou o custo maior, principalmente quando já fiz na real o mesmo percurso com um 1.0 de outras marcas.

Dessas acima, de preferência da Asus, qual você indicaria para ser a "2.0" com menor custo?

E dessa lista abaixo?

 

https://www.hardware.com.br/noticias/2019-05/asus-apresenta-12-placas-mae-baseadas-no-chipset-x570-voltado-para-ryzen-3000.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também não quero gastar muito, mas uma placa que custa quase R$ 1.000,00 terão o mesmo desempenho? Não estou me referindo a recursos e sim desempenho como por exemplo se eu instalar a mais cara e fazer uma edição de vídeo que os detalhes não influi no momento levará por exemplo 40 minutos, e se repetir exatamente a mesma operação, o mesmo vídeo, os mesmos programas, tudo igual, essa placa mais barata irá fazer também em 40 minutos?

Não estou duvidando de você mas já gastei no processador "bala" e seria uma decepção realizar essa operação num tempo igual ou quase que eu já obtenho com meu equipamento atual?

 

- Placa-Mãe Asus ROG Crosshair VIII Hero, custa R$ 2.199,90;

- TUF Gaming X570-Plus  Wi-fi custa R$ 1.299,90; 

- TUF Gaming X570-Plus (sem wi-fi) custa R$ 1.247,90;

 

Obs: Informo que esses valores foram obtidos no mesmo local para evitar distorções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, como citei anteriormente, pelo que sei de chipsets de computadores, o funcionamento interno será exatamente o mesmo dentro de uma familia de chipset.Podem haver diferenças em tecnologias empregadas, materiais empregados, mas as especificações tecnicas serão mantidas, então não há o que se preocupar em relação ao funcionamento.

Vendo que sua região é Santos, sujeita a corrosão maior, eu sugiro placas da MSI que tem fama de serem mais resistentes por terem certificação militar(é bom verificar se o modelo da placa tem).

adicionado 8 minutos depois

PS: se bem que a TUF ASUS tb é segundo essas normas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho pesquisado muito o assunto, não vou anotar tudo que leio e nem guardar um monte de links, mas já li que em placas mais baratas o rendimento acaba sendo prejudicado por falta de recursos, já li também outro dizendo isso que você disse.

Bem eu vou colar aqui um artigo que achei agora no google, porque eu coloco as coisas aqui mas continuo pesquisando, ninguém tem o porque de se dar esse trabalho nem a mim nem a ninguém, mas veja o que é dito na primeira página e na conclusão da última página, o que me induz a adquirir a mais cara, é aquele negócio você compra um carro mais fraco de motor porque acha que não precisa de potência mas quando tiver uma subida, ou uma carga um pouco a mais irá lamentar de não ter comprado algo possante, falo muito de carro porque já aconteceu isso comigo:

 

 

 

 

adicionado 5 minutos depois

Acho que o pessoal não está participando muito porque devem estar achando que estou "jogando conversa fora" ou apenas especulando, então caso isso seja verdade, o processador já chegou, agora preciso de indicação de uma placa já que todas tem seus "à favor e os contra" não existe nada perfeito, o que colocam em uma não colocam em outra e assim por diante:

 

bZd52Hz.jpg

 

qukitXx.jpg

 

78nDEzU.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teoricamente a linha tuf é tocada na mais alta durabilidade. Eu montei semana passada uma tuf X570 Wi-Fi, gostei bastante da qualidade da placa. Único porém foi a localização de 2 portas sata, que ficaram escondidas pela placa de vídeo, daí só consegui utilizar com o conector reto. Nos testes de temperatura de vrm a linha tuf x570 foi uma das melhores em termos de custo beneficio. As placas que foram melhor que ela era 50% mais caras.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Brc disse:

Teoricamente a linha tuf é tocada na mais alta durabilidade. Eu montei semana passada uma tuf X570 Wi-Fi, gostei bastante da qualidade da placa. Único porém foi a localização de 2 portas sata, que ficaram escondidas pela placa de vídeo, daí só consegui utilizar com o conector reto. Nos testes de temperatura de vrm a linha tuf x570 foi uma das melhores em termos de custo beneficio. As placas que foram melhor que ela era 50% mais caras.

As placas que foram mais caras 50 % mas cara também eram melhores na mesma proporção? Considerando que é um bem durável em teoria, e não compramos isso todo dia, estou inclinado a pagar mais caro em nome da satisfação de ter um pc que me atenda, já que investi em um processador, não fazer isso com a placa pode ser frustante no resultado final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, misterjohn disse:

As placas que foram mais caras 50 % mas cara também eram melhores na mesma proporção? Considerando que é um bem durável em teoria, e não compramos isso todo dia, estou inclinado a pagar mais caro em nome da satisfação de ter um pc que me atenda, já que investi em um processador, não fazer isso com a placa pode ser frustante no resultado final.

Não são muito melhores não. 
Hardware-Unboxed-200-X570-Motherboard-VR

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BRC 

 

Estou muito grato com suas considerações, mas não sou pesquisador de hardware, não sou fã de reviews e bechmarks, portanto não saberia decifrar esse gráfico, tá vendo achei que esses valores à esquerda era preço em U$...que burrice, mas não sei interpretar esse comparativo, só sei que mosfet é um transistor e que "lower is better" se não me engano é mais baixo, melhor do resto estou por fora, desculpe a ignorância, mas pode me traduzir isso por favor??? 

Obs: Li artigos por ai dizendo que as placas mais caras tem maior proteção, etc, então é só marketing para justificar o valor? Mas também li que uma placa não interfere tanto assim no desempenho do conjunto...ai já viu, confundem a gente que acha como todo brasileiro que quanto mais e mais caro melhor, ou tudo que é mais barato é pior....

 

Nem usando o google tradutor eu consegui entender isso ai:

 

"banco de ensaio ao ar livre (sem fluxo direto) u teste de carga horária"  ??????????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi mal:

- O numero que tem $ é o preço em dolares mesmo

- Em suma, o grafico seria de temperatura da placa-mãe em diferentes pontos, menor é melhor

- Pra gerar a temperatura ele fez o teste de stress no processador por 1 hora com a placa-mãe em cima da mesa sem nenhum ventilador ou fan em cima dela alem do cooler

 

Resumindo: Das placas na faixa de 200 dolares, a x570 tuf teria uma melhor eficiencia energetica e dissipação de calor, perdendo apenas das placas mais caras. Do grafico, a crosshair hero e a x570 taichi tem no brasil e o resto tem preços inviaveis...

 

Crosshair hero custa 2199,90 (900 reais a mais que a tuf):

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=102573&gclid=CjwKCAjw9L_tBRBXEiwAOWVVCdDi0UPmSufOlv5tBFsStPYLID2cyeIOY-Ty4rl-Szp8bC-2zyWlfBoCk30QAvD_BwE

 

Taichi custa 2265,90 pra um ganho quase nulo de temperatura.

 

Mas tirando a placa que esta em ultimo, todas estão com folga dentro de uma faixa de segurança. E lembrando que ele fez o teste com um overclock no processador e em uma situação de 1 hora com 100% de uso do CPU todo e sem ventilação nenhuma, coisa que dificilmente voce vai fazer e seu gabinete tera fans para ajudar a resfriar mais ainda o ar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora ficou claro e a "the best" desse grupo foi a Gigbyte X570 Aorus Extreme, então o que falaram procede, as mais caras possuem mais recursos, são mais bem construidas tanto do ponto de vista esquemático como físico (li até dizerem que são "mais bonitas"), podem não termais a tal chamada performa-se ou desempenho, mas são superiores do ponto de vista construtivos com componentes em geral de melhor qualidade, isso é fato, já coloquei um vez uma Biostar ao lado de uma Asus, a diferença é marcante, até os metais são mais bem acabados...não vai ser mais caro a toa.

Obs: Só não entendi porque tem dois valores do lado direito...e a temperatura é referente ao mosfet imagino eu....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!