Ir ao conteúdo

Switch parou de distribuir IP's automaticamente

Ir à solução Resolvido por grievous,

Posts recomendados

Postado

Fala turma boa,

Seguinte tenho um link dedicado na empresa conectado ao um balance router. O Balance é conectado a um switch 3com não gerenciável que distribui os pontos de redes para os computadores. Tudo funcionava perfeitamente até ocorrer uma queda de energia durante final de semana. 

Resolvi parcialmente o problema atribuindo um IP fixo em cada computador que teve falha.

Observação: alguns computadores reconhecem o IP dinâmico outros não, sendo necessário atribuir o fixo.

Já reiniciei o balance, o switch com e sem os cabos, porém falha persiste.

• Membro VIP
Postado

Quem atribui IP é o servidor DHCP do roteador/modem, o switch só redireciona os pacotes. Acesse a página do roteador/modem, ative o DHCP e faça a configuração das faixas de IP.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

@Marnasf Agora complicou hein.

Não sou conhecedor de balance router mas será que os dois links que ligam à ele estão com DHCP ligado também? Fazendo com que sua rede tenha 2 ou mais servidores de DHCP causando algum tipo de conflito?

Caso contrário eu resetaria o router para os padrões de fábrica e faria a configuração apenas para garantir que não seja algum problema por parte dele.

Postado
1 hora atrás, grievous disse:

@Marnasf Agora complicou hein.

Não sou conhecedor de balance router mas será que os dois links que ligam à ele estão com DHCP ligado também? Fazendo com que sua rede tenha 2 ou mais servidores de DHCP causando algum tipo de conflito?

Caso contrário eu resetaria o router para os padrões de fábrica e faria a configuração apenas para garantir que não seja algum problema por parte dele.

@grievous  Na verdade tem somente um link conectado a ele (aparece outro nas configurações mas isso é editável, fiz um teste e não interfere). O link que está realmente ligado é um link dedicado, com IP, mascara, dns  todos estáticos, não chega como DHCP. 

Vou fazer um teste utilizando um roteador "doméstico" no lugar do router balance, minha ultima esperança é que tenha algum defeito no aparelho. 

Mas como a empresa não pode parar, o TI (no caso eu) terei que fazer um plantão em dia não comercial rsrsrs, de qualquer forma agradeço a todos que tentaram ajudar.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

@Marnasf Nas opções de DHCP do router não tem nada estranho? Talvez a faixa/range esteja estranha ou algum IP já está sendo usado por outro dispositivo?

No meu caso o DHCP está ligado, o DNS escolhido é o da cloudflare, o range é do 100 até o 254

meudhcp.jpg

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, grievous disse:

@Marnasf Nas opções de DHCP do router não tem nada estranho? Talvez a faixa/range esteja estranha ou algum IP já está sendo usado por outro dispositivo?

No meu caso o DHCP está ligado, o DNS escolhido é o da cloudflare, o range é do 100 até o 254

meudhcp.jpg

@grievous Hoje por mágica parece que tudo voltou a funcionar normalmente. Então fui investigar as anormalidades, e verifiquei que um outro roteador usado para distribuir WI-FI em outro setor estava desligado. Ao ligar e acessar as configurações desse roteador constatei isso que você disse, ele estava utilizando o mesmo IP do meu balance router, acredito que o conflito estava ai. Alterei  as configurações dele e aparentemente a falha foi corrigida, vou aguardar agora pra ver se não volta dar problema.

• Membro VIP
Postado

@Marnasf Show de bola, legal que resolveu.

Por isso que eu deixo o range do meu DHCP entre 100 e 254, assim tenho bastante espaço para setar manualmente os IPs de dispositivos chave no meio do caminho como servidores, routers, cameras IP, etc.

Assim não corro o risco de alguém tomar o IP do outro e causar algum tipo de conflito.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!