Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Onde ligar o conector das ventoinhas?


Posts recomendados

Olá, daqui um mês eu irei comprar um PC já montado na Terabyte.

Porém, ele não vem com ventoinhas instaladas no gabinete. 

Por isso irei comprar um seguinte kit: https://www.banggood.com/Coolmoon-6PCS-12cm-Multilayer-Backlit-RGB-Cooling-Fan-with-IR-Controller-for-Desktop-PC-p-1420001.html?rmmds=search&cur_warehouse=CN

 

Ele vem com 6 ventoinhas e um ''hub'' para liga-las em apenas um conector de energia na placa-mãe. 

Porém eu não sei qual é esse conector de energia da placa-mãe, alguém me ajuda? 

 

A placa-mãe é a Asus Prime B450-A. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo Cocco Cancian Se for ligar na placa-mãe é a conexão "SYS_FAN", procure por ela na placa-mãe. Mas estranho o Hub ser ligado na placa-mãe, geralmente é ligado na fonte, pelo menos todos que vi são ligados na fonte, mas se for na placa-mãe mesmo é na "SYS_FAN". Algumas placas tem mais de uma conexão "SYS_FAN".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Ah, ok. Pensei que era para ligar na placa-mãe pois as ventoinhas tem controle de rotação, LEDs, etc... Mas acho que isso é feito através do próprio ''hub''.

adicionado 0 minutos depois

@Léo Ramone Eu acho que é na fonte mesmo, valeu. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo Cocco Cancian Realmente quando vemos parece que vai ser tudo ligado na mobo, mas ao ver na primeira foto do anuncio, o conector do hub não bate com as conexões para fans na mobo.

 

Tenha cuidado na quantidade de fans que irá colocar no pc ou irá criar um aspirador de pó.

 

Sobre rotação, acredito que isso vai ficar por conta do hub mesmo, mas se olhar nas fotos mais abaixo na descrição do controle, parece é que você irá escolher a rotação, podendo regular qual fica melhor.

 

 

5 minutos atrás, Léo Ramone disse:

placa-mãe é a conexão "SYS_FAN"

Só um acréscimo nessa conexão é que nem toda mobo vem escrito SYS_FAN, algumas vem CHA_FAN, mas é a mesma coisa, apenas muda o nome mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Eu pretendo colocar essa quantidade de fans, pois irei utilizar o próprio cooler box do Ryzen 5 3600, e minha cidade é um pouco quente demais no verão, fora que vai demorar um pouco para mim colocar um ar condicionado no meu quarto. Colocarei 3 na frente, 2 em cima e 1 atrás com o gabinete Redragon Wheel Jack.

adicionado 2 minutos depois
5 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Marcelo Cocco Cancian Realmente quando vemos parece que vai ser tudo ligado na mobo, mas ao ver na primeira foto do anuncio, o conector do hub não bate com as conexões para fans na mobo.

 

Tenha cuidado na quantidade de fans que irá colocar no pc ou irá criar um aspirador de pó.

 

Sobre rotação, acredito que isso vai ficar por conta do hub mesmo, mas se olhar nas fotos mais abaixo na descrição do controle, parece é que você irá escolher a rotação, podendo regular qual fica melhor.

 

 

Só um acréscimo nessa conexão é que nem toda mobo vem escrito SYS_FAN, algumas vem CHA_FAN, mas é a mesma coisa, apenas muda o nome mesmo.

Sim, eu vi um vídeo e a rotação é a gente que controla por um controle remoto. Eu só estava com medo de ligar direto na fonte pensando que eu não conseguiria controlar a rotação. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo Cocco Cancian Perfeito, cuidado para não colocar nenhum fan no sentido errado.

 

Quanto ao ar condicionado, quando for colocar pede para fazer uma Fase separada só para ele, não deixe ligado o pc na mesma Fase que vai para ar condicionado, pois isso não será bom.

 

Motores de alta potencia puxa mais energia e deve ser ligado separado do pc e outros eletrônicos, entre os motores de alta potencia está geladeira, chuveiro, microondas, máquina de lavar e até mesmo o ar condicionado.

 

É bem diferente ter o hub e controlar a rotação através dele, normalmente quando liga o fan na fonte fica no máximo ou coloca um controlador de fans para regular.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 27/10/2019 às 22:37, Marcelo Cocco Cancian disse:

Olá, daqui um mês eu irei comprar um PC já montado na Terabyte.

Porém, ele não vem com ventoinhas instaladas no gabinete. 

Por isso irei comprar um seguinte kit: https://www.banggood.com/Coolmoon-6PCS-12cm-Multilayer-Backlit-RGB-Cooling-Fan-with-IR-Controller-for-Desktop-PC-p-1420001.html?rmmds=search&cur_warehouse=CN

 

Ele vem com 6 ventoinhas e um ''hub'' para liga-las em apenas um conector de energia na placa-mãe. 

Porém eu não sei qual é esse conector de energia da placa-mãe, alguém me ajuda? 

 

A placa-mãe é a Asus Prime B450-A. 

 

Boa Tarde


Apenas um comentário sobre o modelo das fans escolhidas.
Elas podem ser bonitas esteticamente falando, mas possuem um péssimo fluxo de ar (Apenas 39CFM).
Se você preza tanto por RGB, existem outros modelos com melhor desempenho. Recomendo algo acima dos 50CFM para um bom desempenho de refrigeração.

 

Fan 120mm RGB - 53 CFM

 

Abraço
Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!