Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos

Estou com uma TV LCD modelo 32pfl5604

Cuja a fonte está com um curto grande (torrado)na área do MOSFET principal... 

Pelo esquema consegui identificar todos os componentes atingidos fisicamente pelo curto... São 4 resistores, dois diodos, dois capacitores e o próprio MOSFET... Troquei todos eles porém a única tensão que apareceu foi os 3,3v, mesmo ligando a fonte direto os 24v não aparece... Percebi que o MOSFET não está oscilando.

Penso que o CI (smd) desta área, onde vai todos estes componente trocados também tenha ido pro espaço. Já fiz uma varredura na placa e não encontrei outro componente ruim...

Tenho aqui outra fonte boa que tem as mesmas tenções e pinagem desta outra.

Quando ligo ela na principal, acende os LEDs (standby) e o LED da tcom e também atua o teclado( liga/desliga ).

Porém ela é de uma TV LED e não possui inverter...

Já tentei ver, com a ajuda de uma lanterna, se no momento que a TV está ligada, tem imagem no display, mas não conseguir ver nada...

Quero ter certeza que a tela está boa para usa-la com leds em vez de LCD.

Minha dúvida é:

Se eu isolar o trafo do inverter do resto da placa e ligar ele direto na tomada(220v), ele vai funcionar ( gerar alta tençao ) ? Mesmo que seja por pouco tempo( apenas para testar as lâmpadas e consequentemente a tela ).

Não sei qual a tensão que o MOSFET chaveia para esse trafo, mais creio que seja maior que 220v 

Também não sei a frequencia.

Fiz esta gambiarra, porém com uma lâmpada em série (Fiquei com medo de explodir algo). Porém apenas a lâmpada acendeu, e a tensão de entrada no trafo não passou de 10v ~... 

Peço a ajuda dos amigos....

Postado
35 minutos atrás, Airtonarl disse:

Minha dúvida é:

Se eu isolar o trafo do inverter do resto da placa e ligar ele direto na tomada(220v), ele vai funcionar ( gerar alta tensão ) ? Mesmo que seja por pouco tempo( apenas para testar as lâmpadas e consequentemente a tela ).

Cara trafo de ferrite só funciona em alta frequência, se ligar na rede CA no máximo ele vai queimar ou acender a lampada serie, se é so pra testar a lampadas da TV, que basicamente são lampadas fluorecentes, eu penso que desmontar uma lampada fluorecente compacta e usar o reator da mesma pra ligar a lampada da TV possa funcionar, claro que você não terá nenhum controle de brilho.

Postado
agora, F4b10 disse:

Cara trafo de ferrite só funciona em alta frequência, se ligar na rede CA no máximo ele vai queimar ou acender a lampada serie, se é so pra testar a lampadas da TV, que basicamente são lampadas fluorecentes, eu penso que desmontar uma lampada fluorecente compacta e usar o reator da mesma pra ligar a lampada da TV possa funcionar, claro que você não terá nenhum controle de brilho.

Olá amigo F4b10...

Consegui resolver meu problema.

Primeiro realmente tinha quase certeza que não funcionaria ( ou seria fácil demais). Mas como ia tentar, achei melhor experimentar uma tençao bem menor... Taquei 12v CA e mal encostei na tomada, o trafo já superaqueceu. Foi ae que vi que não daria certo...

Então teria que partir para o plano B.

Observando a placa, vi que os gate's dos MOSFETs do trafo inverter vinham de um circuito isolado na área fria da fonte. E que esse circuito era alimentado com 12v provenientes dos 24v da mesma...

Como não havia os 24v, o circuito não era alimentado. 

Foi aí que veio a ideia de alimentar esse circuito(controle do inverter) com uma fonte externa de 12v... 

Isolei a trilha 24v / 12v  e soldei dois resistores de 100r no pino 3,3v, mandei um para o P_on e outro para os pinos BL_on/ P_DIM. Liguei as duas fontes na tomada(fonte da TV e fonte 12v) e a grande alegria... O blacklight ascendeu.

Depois liguei a placa principal com a outra fonte boa ( fonte de TV LED )

E outra alegria... A imagem apareceu perfeita.

Agora é só montar a gambiarra...hehehe.

Vou ligar as duas fontes na tv. Uma para alimentar a principal é a outra só pro blacklight... Não vou tentar consertar  a fonte ruim, porque o estrago do curto foi grande, nem vou comprar outra pois a mais em conta que encontrei no mercado livre foi 300 e tantos piulas... 

Como já montei uma de 42 com 4 placas dentro... Essa vai ser moleza

Amigo Muito obrigado por me tirar essa dúvida... Agora sei que não é possível...

Fique com Nosso bom DEUS é até a proxima.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!