Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal, estou tendo problemas com uma placa que tenho aqui, é um RX 470 XFX, estava fazendo o Stress Test do FurMark e quando chegou a 1:07:00 eu coloquei A ventoinha em modo automático, estava setado para 75 depois disso não deu mais vídeo e tive que reiniciar o PC, já limpei e troquei a pasta térmica, full load chegava a 85 Graus e agora não passa dos 75, o problema é que ela fica sem imagem do nada, inclusive quando estava jogando Rainbow Six o PC deu um Crash e o audio bugou, só reiniciando para voltar, vi que o Core Clock estava em 1216 Mhz e o Memory Clock em 1750 Mhz está normal ou foi feito Overclock? Vi no site do TechPowerUp que o 

Relógio base é 926 Mhz e o da Memória 1650 Mhz, então ela está em modo OC? Minha Fonte é uma KCAS 500W 80 Plus Bronze, recebi essa placa ontem e deu esses problemas, hoje ocorreu de ficar sem imagem quando fui colocar a ventoinha no automático no Msi Afterburner e tive que reiniciar.. essa é minha duvida, baixei os clocks para esses do site e vou ver se vai dar problema de novo. Alguém pode me ajudar com isso?

Captura de Tela (41).png

Postado

@SKVictor Não use o Furmark para teste, ele estressa muito e pode até vir a danificar as fases da gpu.

Não entendo a fundo do tema gpu, mas já vi dizer que algumas vem com OC de fábrica.

Qual a sua configuração completa ? A fonte não alimenta apenas a gpu e foi citado apenas fonte e placa de vídeo, deixando passar as outras peças.

Postado

@Elder Nauvirth Então, usei o Furmark por uma recomendação do MWInformatica para testes de artefatos, e está  ok nesse ponto, É uma XFX Black Edition, vi que vem de fabrica em OC, meu PC é um FX 8300 + RX 470 XFX Black 2 HDs 1Tb e 500Gb e um SSD 120gb, minha placa-mãe é uma Asus M5A78L-M PLUS/USB3 uso 6 Coolers para dissipar calor e um DEX 9100D, fiz agora mesmo outro teste e com 3 minutos a tela começou a dar umas piscadas, a primeira print é de ontem como ela veio e a segunda é com ela modificada para Stock, você pode me recomendar um método de testes mais seguro e que não danifique? Ontem joguei normal, Fortnite por uns 30 min sem nenhum problema, o Rainbow Six deu tela preta e travou apos um tempo, agora que modifiquei acho que não vai mais dar isso, voltando aos testes no FurMark usei também o HWInfo para ver a aba Powers da Placa e estava em 130W no máximo de uso. OBS não faço OC em nada.

Captura de Tela (39).png

Captura de Tela (43).png

Postado

@SKVictor Má refrigeração não pode ser, afinal com essa quantidade de fans é meio difícil dar problema relacionado a isso, a refrigeração mesmo com tudo isso de fans ficaria precária em caso do gabinete ser todo fechado ou estarem em local certo com posição errada.

Quanto ao teste, usa o Heaven, Furmark passa bem longe.

Não creio que possa ser má alimentação também, mas se for preciso, vale a pena um teste com uma fonte de maior potencia que a sua, mas claro, não acredito ser isso, KCAS embora seja fonte não muito recomendada, ainda é suficiente para seu pc.

Postado

@Elder Nauvirth Eu até estava vendo fontes na Kabum kkkk, eu nuca tive PC, na real o meu primeiro foi em 2017 e era um lixo, montei esse peça por peça e com base em pesquisas, qualquer erro que da é surreal o nível de nervoso e tensão que eu fico, por isso quero muito que não seja na placa kkkk porque não quero esperar 1 mês para resolver isso, eu só não entendo a tela ficar piscando nos 100% de uso, pode ser que esteja exigindo muito e a fonte não aguente, mas como você disse que não deve ser isso, qualquer cabo pci serve? tem algum cabo na fonte que alimenta mais? poderia ser também que a fonte não aguenta OC o que também não é importante pra mim, quanto ao teste quanto tempo você recomenda? 1 hora? ou mais? quando abri a placa e limpei caiu cascas de pasta térmica, o thermal pad parecia estar normal, você recomenda passar alguma pasta térmica?  

Postado

Pois é, ninguém com um pouco de juízo, recomenda FurMark.. Ainda mais, testar por uma hora.. Não chamam ele de "Power Vírus" à toa..

@SKVictor

Esse comportamento se apresentou antes ou depois do FurMark?? Sobre os clocks, absolutamente normal, eles virem acima do especificado pela AMD.. Todas as fabricantes parceiras da AMD, e da NVIDIA também, podem fazer um OC nas placas e vender com um clock mais alto, desde que, não extrapole os limites do chip e tenha um dissipador de calor adequado..

Postado

@Elder Nauvirth Na questão de poeira está normal, os dois fans de cima tiram o ar quente para fora junto com o traseiro, os 3 frontais puxam, esquentar não esquenta quase nada, só em  dias de muito calor que faz sim uma diferença, mas no geral é tranquilo

Postado

Uma hora de FurMark foi sem noção, se não deu artefato em 15~20 minutos dificilmente vai dar depois. Você só está torrando a placa a toa. Se olhar os canais do pessoal que repara GPUs e usa esses programas pra testar, vai ver que sempre desaconselham o público leigo a usar o FurMark, ainda mais se você não estudou e não sabe o que está fazendo. Qual driver você está usando? Tentou uma desinstalação completa e reinstalação limpa?

Postado

@RS Faria Então, como eu disse está limpa e na questão do FurMark o MWInfo recomenda 8 Horas de teste o que eu pessoalmente acho extremo demais, isso começou exatamente na hora do FurMark, ficou por um tempo e a tela apagou mas o PC continua ligado, posso aumentar então os Clocks? não vai consumir demais e pesar pra fonte? o limite de OC que vi era até 1256 e 1750 que estava quando usei ontem, diminui para 910, está muito abaixo? vou perder muito desempenho?

adicionado 2 minutos depois

@Shaman93 Então, eu tinha os drivers da NVIDIA antes e desinstalei por completo com o DDU, a versão é a 19.10.2 e quanto a instalação foi a normal, Eu ia fazer por 8 Horas o teste.... obrigado pelo conselho, eu pensei que era o recomendado... valeu mesmo

Postado
5 minutos atrás, SKVictor disse:

pode ser que esteja exigindo muito e a fonte não aguente, mas como você disse que não deve ser isso, qualquer cabo pci serve? tem algum cabo na fonte que alimenta mais?

Se a fonte tem cabo pci para alimentar a placa de vídeo, é qualquer um deles, normalmente fonte com 500W vem com 2 cabos.

Não há 1 cabo que alimenta mais que o outro, afinal ele é 12V e virá do mesmo setor da pcb onde sai os 12V.

7 minutos atrás, SKVictor disse:

poderia ser também que a fonte não aguenta OC o que também não é importante pra mim, quanto ao teste quanto tempo você recomenda? 1 hora? ou mais? quando abri a placa e limpei caiu cascas de pasta térmica, o thermal pad parecia estar normal, você recomenda passar alguma pasta térmica?  

O OC é de fábrica, então não foi feito pelo usuário, nesse quesito a fonte é para suportar sem problemas.

1 hora é de mais, porém visto que a gpu passou no teste de ir até o inferno:exorcize: e voltar com o Furmark, melhor fazer 30 min.

Pasta térmica sempre é bom ter, se abriu e limpou coloque uma nova, o recomendado é uma de prata, mas cuidado para não colocar muito porque é condutiva e como vai ficar no chip da gpu e do lado terá componentes, pode acabar queimando ao ligar.

Postado

@SKVictor

8 horas de FurMark... :rezando:

Deixa os clocks no padrão de fábrica.. Se der problema, diminua um pouco.. Se resolver, há dano na GPU ou na VRAM e, daqui um tempo, vai se manifestar de novo..

O Power Target define o quanto a mais, ou a menos, a placa pode puxar de energia da fonte.. Deixe zerado..

• Curtir 1
Postado

@RS Faria As chances são altas de estar com esses problemas?

adicionado 7 minutos depois

@RS Faria Vi no TechPowerUp que a fonte recomendada para essa placa é 350W mas no site da AMD diz 450W, qual dos dois é o correto?

adicionado 14 minutos depois

@Elder Nauvirth Fiz os testes no Heaven e 67 Graus e 92W de tdp no uso, no furmark era 130W cravados e a tela piscando, isso significa que vai consumir isso in game?

Postado

Valeu galera que ajudou, na verdade eu acho que não tinha nenhum problema, o que aconteceu foi que usei um Software (FurMark) muito prejudicial para minha VGA e por isso o desligamento, se não tivessem me informado disso eu faria um teste de 8h, ajustei o Clock de fabrica e não usei mais o software, e também que ele levou a placa no limite do consumo 130W e a imagem piscando por isso ficava sem, In game é bem menos, fiz um benchmark no Heaven e foi tudo Ok, temperatura muito boa e mais nenhum problema ocorreu até o momento, vou ver a questão da fonte e pegar uma de 650W pra garantir, no geral agradeço a ajuda de todos e valeu pelas explicações. In game máxima de 68 Graus e parada a 40 e até menos, valeu gente caso eu tenha alguma duvida eu retorno.

Captura de Tela (45).png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!