Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, espero que vocês possam me ajudar. Recentemente troquei minha placa-mãe antiga (ASUS B85M-E) por uma nova (GIGABYTE H81M-S1) pois a antiga estava velha e defeituosa, meu problema é que desde que realizei esta troca meu computador desliga quando tento entrar em jogos pesados (Ex: BFV, Star Wars Battlefront 2) e quando o jogo não é tão pesado experiencio problemas como travamentos constantes e quedas de FPS. O mais estranho é que antes esses jogom rodavam normalmente e só tinha problemas com FPS em jogos que meu PC estava abaixo do recomendado para funcionar corretamente. Me ajudem por favor, é muito triste ser obrigado a só jogar LOL mesmo tendo um PC razoável... :/

As especificações do meu PC São: 
Placa-Mãe: GIGABYTE H81M-S1

Processador: Core i5-4460

Placa de Vídeo: GeForce 1070GTX

Memória: 8Gb (2x4Gb)

Fonte: 500W

HD: SATA 1Tb

SSD: 120Gb (Só tem o W10 instalado nele)

Postado

@Felipe Fabricio cara, tenho uma Gtx 1070ti, semelhante a sua, com certeza seu pc está desligando por causa da fonte, eu tinha uma fonte de 500w também, mas não fiquei uma semana com ela e devolvi e peguei uma de 650w da corsair. certeza que seu pc está desligando por falta de energia na placa de vídeo. experimente colocar uma fonte mais potente que seu problema certamente será resolvido. aconselho pro seu setup uma fonte de no mínimo 600w 80 plus e selo bronze.

Postado

@Léo Ramone Ainda não mas quando está muito quente dá pra sentir o calor. Meu gabinete é MidTower, então fica no chão próximo a minhas pernas, quando toco a lateral com a mão sinto que ele não está quente demais, temperatura ambiente. de qualquer forma, vou mandar um print com o Destiny2 aberto, ele é o mais pesado que o Pc consegue rodar sem desligar.

Postado

@Felipe Fabricio Porque se as temperaturas estiverem muito altas logo você perde o desempenho porque o processador entra em Thermal Throttling. E se passar da temperatura limite ele irá desligar.

Postado

@amando Mesmo eu sendo leigo acredito que não seja problema de falta de potência na fonte, pois era esta mesma fonte com outra placa-mãe que tinha mais opções (Tinha USB3.0, essa nova só tem USB 2.0) e com as mesmas peças, não dei upgrade nenhum.

Postado

@Felipe Fabricio cara 1070 para só 500w é pouco, você pode não ter feito upgrade mas essa nova placa-mãe que você colocou pode estar mandando mais energia para sua placa de vídeo, ou seja a fonte não esta suprindo a demanda de energia necessária para sua placa. digo isso poque meu pc também desligava as vezes quando minha fonte era de 500w, depois que troquei nunca mais desligou do nada, apenas minha hipótese sobre seu problema, pode não ser isso, mas tem grande chance de ser.

adicionado 5 minutos depois

@Felipe Fabricio quer tirar a duvida de vez? entre neste site https://outervision.com/power-supply-calculator

preencha todos seu hardware nele e no final coloca pra calcula, ele vai te dizer a fonte recomendada pra usar no seu setup, depois me responde aqui.

Postado

@GabrielLP14 Boa tarde amigo. 

Caro colega, já verificou as temperaturas de cada componente? Ainda não verifiquei mas já baixei o CPUID HWMonitor, aí vou testar com o Destiny2 aberto.

Está com o conecto de vídeo na placa de vídeo? Mano... Agora que você falou vou olhar, porque achei ***** mas lembrei que pode estar ligado pela IGP. E outra coisa, se estiver conectado na placa de vídeo mas na BIOS estiver a IGP selecionada como primária a 1070 nem gira a ventoinha, quando troquei da 750GT pra 1070GTX tive esse problema. '-' (Volto quando testar... ).

Qual marca e modelo da sua fonte? Corsair 650W 80Plus (Real).

Você usa estabilizador? Não, já tive problema com estabilizador superaquecendo e desligando entáo só uso filtro de linha agora.

Esqueci de falar mas passei o SlimDrivers pra atualizar os drivers automaticamente, pensei que poderia

adicionado 0 minutos depois

@Léo Ramone Vou testar com o CPUID HWMonitor e o Destiny2 rodando.

adicionado 3 minutos depois

@amando Foto de agora.Print.thumb.png.09a91a507b13166bd1a6b0b8359939cb.png

Postado
3 minutos atrás, Felipe Fabricio disse:

@GabrielLP14 Boa tarde amigo. 

Caro colega, já verificou as temperaturas de cada componente? Ainda não verifiquei mas já baixei o CPUID HWMonitor, aí vou testar com o Destiny2 aberto.

Está com o conecto de vídeo na placa de vídeo? Mano... Agora que você falou vou olhar, porque achei ***** mas lembrei que pode estar ligado pela IGP. E outra coisa, se estiver conectado na placa de vídeo mas na BIOS estiver a IGP selecionada como primária a 1070 nem gira a ventoinha, quando troquei da 750GT pra 1070GTX tive esse problema. '-' (Volto quando testar... ).

Qual marca e modelo da sua fonte? Corsair 650W 80Plus (Real).

Você usa estabilizador? Não, já tive problema com estabilizador superaquecendo e desligando entáo só uso filtro de linha agora.

Esqueci de falar mas passei o SlimDrivers pra atualizar os drivers automaticamente, pensei que poderia

adicionado 0 minutos depois

@Léo Ramone Vou testar com o CPUID HWMonitor e o Destiny2 rodando.

Fez certo em não usar mais estabilizadores, e sim certifique-se das temperaturas e de que o conector de vídeo esteja conectado na placa de vídeo

Postado

@Felipe Fabricio certo, seu hd é de 5400 rpm? nessa rotação é hd de notebook não? se não for por falta de energia, verifique topos os driver incluindo o windows update, verifique também se você está com a ultima versão da bios instalada na sua placa-mãe, verifique também se o driver do chipset da sua placa está atualizado, e também verifique as temperaturas no momento que em que seu pc desliga.

Postado

@amando Não sabia exatamente, aí lembrei que fica salvo na Pichau.

SSD Patriot Spark 128Gb SATA III 6Gb/s 7mm, PSK128GS25SSDR

HD Western Digital 1TB Caviar Blue Sata III 3.5, WD10EZEX - OEM

adicionado 1 minuto depois

@GabrielLP14 Agora até no Destiny2 está desligando, ontem estava funcionando normal.

adicionado 28 minutos depois

@amando "...se não for por falta de energia, verifique topos os driver incluindo o windows update, verifique também se você está com a ultima versão da bios instalada na sua placa-mãe, verifique também se o driver do chipset da sua placa está atualizado, e também verifique as temperaturas no momento que em que seu pc desliga."

O cabo de vídeo está no encaixe da placa de vídeo, tá girando certinha agora, botei pra girar sempre em vez de girar somente quando o pc exige mais potência.
Isso do driver do chipset não achei ainda mas achei um programa ligados a ventoinha e temperatura do Pc, tá instalado, só não sei mexer.

Isso de verificar a temperatura quando ele desliga eu não sei como fazer. '-'

Vou mandar uns prints do programa.
Consigo modificar as opções todas aqui e nessa parte de Alertas do Sistema tem opções onde posso alterar a temperatura, agora, não sei se é realmente alterar a temperatura mexendo com os coolers ou se é só um aviso para quando o computador alcançar a temperatura especificada.
Me guia aí! Kkkkj

(Desculpe por ser leigo tanto em hardware como em software... )

AlertasDoSistema.png

Coolers1.png

Coolers2.png

Postado

@GabrielLP14 Descobri como gravar a temperatura enquanto jogo, vou testar e volto.

adicionado 49 minutos depois

@GabrielLP14 O program que falei que mostrava as temperaturas aparentemente está ligado a minha BIOS, aí configuro as ventoinhas e limite de aquecimento por ele. Aparentemente consegui resolver meu problema ao menos no Destiny 2. Obrigado pela ajuda galera! :)

Esqueçam o que falei anteriormente, continuo com o problema, joguei uns 30min e desligou, aumentou o tempo que o PC fica ligado. Pensei em aumentar o RPM das ventoinhas de 3k para 6k (O máximo é 10K e antes ambas estavam em 1.5K) mas tenho medo de resfriar muito e dar problema. E aí, aumento ou não ?

Postado
Em 31/10/2019 às 13:51, amando disse:

cara, tenho uma Gtx 1070ti, semelhante a sua, com certeza seu pc está desligando por causa da fonte, eu tinha uma fonte de 500w também, mas não fiquei uma semana com ela e devolvi e peguei uma de 650w da corsair

Uma fonte de qualidade com 500W já seria o suficiente. Qual era o modelo de sua antiga fonte?

Aqueles teste de medir a quantidade de W necessários não da para acreditar muito. O resultado já coloca em uma situação com tudo sendo usado em full, fora uma margem de segurança para folga.

@Felipe Fabricio

Você pode tentar uns procedimentos:

> Usar o programa DDU e remover o driver de vídeo atual de forma limpa; instalar novamente o driver

> Usar o programa CCleaner para dar uma limpada em alguns programas e sistema

Se ainda não resolver, tente jogar com todas as configurações gráficas no mínimo para ver como se comporta.

Em último caso, sugiro por minha parte que tente realizar uma formatação e reinstalar o Windows, porém agora usando apenas os drivers conseguidos nos sites dos fabricantes das peças, que geralmente é somente a placa-mãe e placa de vídeo.

Postado

@Lost Byte Formatei o Pc ontem e não resolveu nada. Usei o Slim Drivers pra atualizar tudo assim que formatei. Tive que reinstalar os drivers de vídeo também. Uso o Ccleaner sempre e percebi agora que postei a fonte errada pois fui abrir é verifiquei que tenho uma 600W, esse 500W tá errrado.

Postado

@Lost Byte Minha fonte atual é uma corsair 600W;

Já usei o CCleaner e não resolveu nada;

Posso testar esse DDU mas quanto a minha placa de vídeo uso o programa GeForceExperience, aí quando tem atualização sempre faço instalação limpa, que remove a versão antiga e instala a nova.;

Já jogo tudo no LOW mesmo tendo uma 1070GTX;

Já formatei e reinstalei o Windows também.

Postado
Em 31/10/2019 às 17:07, Felipe Fabricio disse:

@GabrielLP14 Descobri como gravar a temperatura enquanto jogo, vou testar e volto.

adicionado 49 minutos depois

@GabrielLP14 O program que falei que mostrava as temperaturas aparentemente está ligado a minha BIOS, aí configuro as ventoinhas e limite de aquecimento por ele. Aparentemente consegui resolver meu problema ao menos no Destiny 2. Obrigado pela ajuda galera! :)

Esqueçam o que falei anteriormente, continuo com o problema, joguei uns 30min e desligou, aumentou o tempo que o PC fica ligado. Pensei em aumentar o RPM das ventoinhas de 3k para 6k (O máximo é 10K e antes ambas estavam em 1.5K) mas tenho medo de resfriar muito e dar problema. E aí, aumento ou não ?

Não há qualquer problema em resfriar bastante tanto Processador ou/e Chipset, até em temperaturas negativas funcionam perfeitamente.

Tendo em vista que aumentar a velocidade do RPM do Cooler aumentou o tempo de duração do PC ligado aparentemente você está tendo um problema de super aquecimento que normalmente costuma provocar um desligamento do PC, experimente fazer o seguinte:

-Troque a pasta térmica do processador por uma nova

-Aumente a velocidade de RPM para o máximo na BIOS

Postado

@Jmas005 Vou sugerir isso aos técnicos amanhã quando levar o Pc pra assistência, ele voltou de lá com problema após a instalação da placa-mãe nova. Cansei de quebrar a cabeça e tenho medo de fazer *****, por isso nunca mexo no hardware.

Vou sugerir a ideia da BIOS também mas o que me tilta é que só tive problemas com overheat antes uma vez com a placa-mãe antiga e o problema.era um cabo impedindo a ventoinha do cooler de girar, coisa fácil de resolver mas esse tá ***** e fico chateado porque a peça é nova. --'

Postado

@Jmas005 Farei isso man! A loja abre 8h, 08:10 tô lá. ***** que dá última vez demoraram 2 semanas pra descobrir que era a placa-mãe antiga com morrendo, espero que não levem uma eternidade pra resolver meu problema dessa vez. O bom é que se for placa-mãe com defeito já tem outras pra trocar, porque essa loja tem mais de uma na minha cidade, aí o que falta em uma tem na outra.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!