Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtro de linha Clamper Multiproteção, led não acende mais.


le_0

Posts recomendados

Como saber se ele ainda está protegendo meus equipamentos?
O filtro tem dois leds: "Proteção ativa" e "Terra Presente", não tenho certeza se onde estou tem aterramento porque já vi o 'terra presente' acender uma vez em uma das tomadas, porém o que me preocupa mesmo é o de proteção ativa que já se apagou faz um tempinho. A um tempo atrás fiquei num apartamento com instalação elétrica bem antiga e tive de usar o filtro com um adaptador pra encaixar na tomada que tinha apenas 2 pinos, não lembro se foi nessa época que o led apagou, pois só fui notar depois.

Tenho o filtro a mais de 5 anos, a garantia de 3 anos da Clamper já se foi, então nem adianta enviar pra eles.

As tomadas do filtro funcionam normalmente, mas como saber se a proteção ainda funciona?

6Bcnv4u.jpg



O o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

proteção ativa é contra surtos? se for, teoricamente, eu acredito que ele vai pegar esse excesso de tensão e jogar pro terra, logo, se você não estiver aterrado, provavelmente (n conheço o circuito desse filtro...) n haverá proteção contra surtos...

Teste os leds em um local onde há aterramento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@le_0

 

Simula um curto aí pra ver o que acontece já que ele está nessa situação e não é novo. Pega 2 fios fininhos desses tipo de telefone que parecem até fios de cabelo e mete na tomada e faz a energia passar pelo aparelho e dá um curto com um desses fiozinhos microscópicos que no máximo só vai dar um estalinho bem pequeno e então você vê o que acontece com esse filtro que talvez ele desarme a passagem de corrente te obrigando a pressionar a chave de reset dele.

 

Eu já comprei um filtro desse tipo há muitos anos e o dei de presente para uma namoradinha que eu tinha na época em uma favela. Só que já viu né, favela, um montão de gato na rede elétrica da comunidade e o filtro não durou muito tempo e o led apagou também. Fiquei de ver o que tinha acontecido mas acabei esquecendo além de me questionar se valia a pena devido aquela rede elétrica típica de terceiro mundo.

 

Quanto ao terra daí, é fácil testar. Pega uma lâmpada, de preferência incandescente, que acho difícil você achar hoje, e testa ela ligando a fase em um fio da lâmpada e o terra no outro fio dessa lâmpada e avalia a intensidade da luz que você pode comparar com a intensidade dessa luz entre fase e neutro que é a condição normal. Se o terra não prestar então já fica sabendo o porque de o LED " terra presente " não acender mas se prestar já fica sabendo que esse LED não tá bom.

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Simula um curto aí pra ver o que acontece já que ele está nessa situação e não é novo. Pega 2 fios fininhos desses tipo de telefone que parecem até fios de cabelo e mete na tomada e faz a energia passar pelo aparelho e dá um curto com um desses fiozinhos microscópicos que no máximo só vai dar um estalinho bem pequeno e então você vê o que acontece com esse filtro que talvez ele desarme a passagem de corrente te obrigando a pressionar a chave de reset dele.

já compra outro fusível hahaha

 

 

6 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Quanto ao terra daí, é fácil testar. Pega uma lâmpada, de preferência incandescente, que acho difícil você achar hoje, e testa ela ligando a fase em um fio da lâmpada e o terra no outro fio dessa lâmpada e avalia a intensidade da luz que você pode comparar com a intensidade dessa luz entre fase e neutro que é a condição normal. Se o terra não prestar então já fica sabendo o porque de o LED " terra presente " não acender mas se prestar já fica sabendo que esse LED não tá bom.

se sua instalação elétrica estiver de acordo com a recomendação da NBR, não vai funcionar, seu IDR vai cair na hora.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não me engano , quando a luz apagar da proteção ativa, a recomendação é que troque de equipamento, pois o sistema que há dentro dele  DR III ( Dispositivo Residual CLASSE III ) foi danificado e conseguiu segurar o curto elétrico que houve na sua rede, isso protegendo seus equipamentos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, YtHaarChim disse:

Se não me engano , quando a luz apagar da proteção ativa, a recomendação é que troque de equipamento, pois o sistema que há dentro dele  DR III ( Dispositivo Residual CLASSE III ) foi danificado e conseguiu segurar o curto elétrico que houve na sua rede, isso protegendo seus equipamentos.

 

 

Naquela época também pensei dessa forma ainda que não com esse detalhamento técnico e por isso não quis eu comprar outro pra não ficar comprando coisa toda a hora que seria descartável e cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!