Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então, eu tenho uma Asus Prime A320M-K que não tem dissipador nos vrms, onde eu moro a temperatura ambiente já é alta, e eu andei pesquisando e achei uns dissipadores soltos

Esses aqui, queria saber se eles realmente fazem diferença, se sim, o que preciso pra instalar eles e ter resultado?

Meu setup caso precisem :

Ryzen 5 1600

Asus A320M-K

2x8gb HyperX Fury 3200mhz(oc)

Corsair VS550

Rx580 4gb Sapphire

Gabinete : Bluecase bg009

Postado

@Sergio NewSonic o ideal seria comprar uma placa pelo menos b350 que já vem com dissipador? Já tava pensando nisso mas achei esses avulsos e agora tô na dúvida 

Postado
Em 02/11/2019 às 23:19, sirpsyker disse:

Então, eu tenho uma Asus Prime A320M-K que não tem dissipador nos vrms, onde eu moro a temperatura ambiente já é alta, e eu andei pesquisando e achei uns dissipadores soltos

Esses aqui, queria saber se eles realmente fazem diferença, se sim, o que preciso pra instalar eles e ter resultado?

Meu setup caso precisem :

Ryzen 5 1600

Asus A320M-K

2x8gb HyperX Fury 3200mhz(oc)

Corsair VS550

Rx580 4gb Sapphire

Gabinete : Bluecase bg009

Bom dia meu caro.

Não é necessidade de trocar a placa-mãe. Dissipação no VRM depende de vários fatores, não quer dizer que por não ter a placa é ruim.
Sua placa possui limitação para processadores de até 90w. Seu Ryzen 5 1600 possui 65W, logo a placa suporta tranquilamente.
Seu gabinete possui excelentes opções de ventilação, se já existir fans instaladas na parte frontal e na parte traseira, já existe um bom fluxo de ar, que auxilia na dissipação, principalmente do VRM.
Sobre os dissipadores, eles auxiliam bastante na remoção de calor do VRM, caso tenha disponibilidade financeira para adquiri e instalar, recomendo. Mesmo que você não tenha problema de throttling, melhorar a dissipação dos componentes conserva a vida útil do hardware por mais tempo.

Eu recomendaria um dissipador único, pela maior massa e maior capacidade de dissipação térmica.
Dissipador Peça única
Porém seria necessário medir a distância disponível entre os capacitores para colocar o dissipador.

Existe também a opção de instalar um dissipador de SSD M2 no VRM, porém além do investimento um pouco mais alto, entra no quesito anterior, do espaço ser suficiente.

A melhor opção no caso seria dissipadores de perfil mais alto.
Dissipador Perfil alto
Este sem a necessidade de adaptações.
Infelizmente não encontrei a venda no mercado nacional, talvez com uma busca mais aprofundada você encontre, esse material é em comum.

Lembrando que pra "colar" os dissipadores do VRM você precisará de dupla face térmica. Segue link abaixo.
Dupla Face térmica

Abraço
Espero ter ajudado.

• Curtir 1
  • 3 meses depois...
Postado
Em 06/11/2019 às 13:20, NIGHT FALL disse:

Bom dia meu caro.

Não é necessidade de trocar a placa-mãe. Dissipação no VRM depende de vários fatores, não quer dizer que por não ter a placa é ruim.
Sua placa possui limitação para processadores de até 90w. Seu Ryzen 5 1600 possui 65W, logo a placa suporta tranquilamente.
Seu gabinete possui excelentes opções de ventilação, se já existir fans instaladas na parte frontal e na parte traseira, já existe um bom fluxo de ar, que auxilia na dissipação, principalmente do VRM.
Sobre os dissipadores, eles auxiliam bastante na remoção de calor do VRM, caso tenha disponibilidade financeira para adquiri e instalar, recomendo. Mesmo que você não tenha problema de throttling, melhorar a dissipação dos componentes conserva a vida útil do hardware por mais tempo.

Eu recomendaria um dissipador único, pela maior massa e maior capacidade de dissipação térmica.
Dissipador Peça única
Porém seria necessário medir a distância disponível entre os capacitores para colocar o dissipador.

Existe também a opção de instalar um dissipador de SSD M2 no VRM, porém além do investimento um pouco mais alto, entra no quesito anterior, do espaço ser suficiente.

A melhor opção no caso seria dissipadores de perfil mais alto.
Dissipador Perfil alto
Este sem a necessidade de adaptações.
Infelizmente não encontrei a venda no mercado nacional, talvez com uma busca mais aprofundada você encontre, esse material é em comum.

Lembrando que pra "colar" os dissipadores do VRM você precisará de dupla face térmica. Segue link abaixo.
Dupla Face térmica

Abraço
Espero ter ajudado.

Qual a fonte dessa informação:  "Sua placa possui limitação para processadores de até 90w"  ?   Eu estou usando uma Asus Prime A320M K/BR com um Ryzen 7 2700 X ( 105w ) + RX 5700 XT de placa de vídeo. Minha placa-mãe chega a no máximo 55 graus , processador 64 ( jogando pesado ) e Placa de vídeo 75 graus... Jogando horas por dia , tudo no ultra e enfim... Estou com esse setup há 6 meses e tudo está muito em paz amigo ! A Asus garante que tu pode usar suave um 2700 X nessa placa de entrada, então é porque pode... Virou lenda esse lance dos VRM fritarem porque não tem dissipadores... Isso só aconteceria se você fizesse streamings pesados, renderizações densas e pesadas etc... Se for só para jogo ? ?? Tá suave mano , experiência própria aqui, tá suave mesmo. 

Postado
Em 04/03/2020 às 20:54, Gabriel Lyrio disse:

Qual a fonte dessa informação:  "Sua placa possui limitação para processadores de até 90w"  ?   Eu estou usando uma Asus Prime A320M K/BR com um Ryzen 7 2700 X ( 105w ) + RX 5700 XT de placa de vídeo. Minha placa-mãe chega a no máximo 55 graus , processador 64 ( jogando pesado ) e Placa de vídeo 75 graus... Jogando horas por dia , tudo no ultra e enfim... Estou com esse setup há 6 meses e tudo está muito em paz amigo ! A Asus garante que tu pode usar suave um 2700 X nessa placa de entrada, então é porque pode... Virou lenda esse lance dos VRM fritarem porque não tem dissipadores... Isso só aconteceria se você fizesse streamings pesados, renderizações densas e pesadas etc... Se for só para jogo ? ?? Tá suave mano , experiência própria aqui, tá suave mesmo. 

Qualidade dos vrms não dependem apenas dos dissipadores. Dependem da quantidade de fases, qualidade dos mosfets e diversos fatores. Mas mesmo assim recomendo os dissipadores.

• mês depois...
Postado
Em 04/03/2020 às 20:54, Gabriel Lyrio disse:

Gastar em um processador topo de linha da sua geração e economizar na placa-mãe não é uma decisão muito inteligente.
Dizer que funciona, não quer dizer que funcione bem.
Outro detalhe é que você citou as temperaturas do processador e da placa-mãe, mas negligenciou a parte que deve estar fritando na placa que é o VRM.

Pra você que acha que virou "lenda" placa fritando sem dissipador nos VRM's, da uma conferida no que acontece com a sua utilizando um R5 3600x.
Teste Asus Prime A-320M-K BR

Estressa a placa-mãe, alimenta de forma precária o processador, reduz desempenho além de reduzir a vida útil dos componentes.
Realmente, roda muito bem.

Postado

@NIGHT FALL Ué , mas foi exatamente o que falei , esse peperaio está estressando todos os cores em 100 % c esses testes , eu não renderizo nada , para games tá sossegado , VRMs frios aqui brother , tudo em paz , eu não economizei, ganhei essa placa-mãe de graça e tô usando enquanto ela guenta. Tá tudo certo

Postado
7 horas atrás, Gabriel Lyrio disse:

@NIGHT FALL Ué , mas foi exatamente o que falei , esse peperaio está estressando todos os cores em 100 % c esses testes , eu não renderizo nada , para games tá sossegado , VRMs frios aqui brother , tudo em paz , eu não economizei, ganhei essa placa-mãe de graça e tô usando enquanto ela guenta. Tá tudo certo

A questão está longe de ser o uso de processamento em 100%.

Primeiro que o elevar a carga sobre o processador em um modelo mais fraco (como o 3600) simula o consumo de um processador mais forte (Como o 2700x) que bate fácil os 80 a 100 ampers. 

Segundo que em placas melhores que esta (Como a B450 Gaming Plus BR da Asus) que também não possui dissipador mas possui um mosfet de baixa a mais no Vrm, mesmo em games com o 2700x a temperatura bate 65~70ºC, imagine em uma A320 com VRM muito mais simples. A não ser que você more no polo norte seu Vrm está fácil na casa dos 80~100ºC.

E terceiro, quanto maior a temperatura do circuito, menor e eficiência energética promovida, ou seja, pode não estar havendo thermal throttling, mas nesta temperatura o processador acaba mal alimentado, reduzindo sua eficiencia.

Mas se você ainda acha que "ta tranquilo", boa sorte.

Postado
8 horas atrás, Gabriel Lyrio disse:

esse peperaio está estressando todos os cores em 100 % c esses testes

Consegue um print de um benchmark?

Se o que você estiver falando for verdade posso começar uma pesquisa sobre o assunto e entender melhor esta questão dos VRMs e trazer aqui para o forum...

Mas como sou preguiçoso preciso de evidências pra despertar meu interesse.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...