Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, sou meio leigo no assunto por isso vim aqui pedir a ajuda de vocês.

Ta bastante calor e abafado aqui na cidade, como fico sempre com o msi aberto pra monitorar minha VGA, percebi que a temperatura do processador ta bem alta, instalei  o programa speedfan pra acompanhar junto e la a temperatura dos cores está mais baixa.

Devo me preocupar? Uso um H60 tem uns 4 anos ja.

73191617_2404635016442560_2291533818860929024_n.jpg

Postado

Qual é a placa-mãe?
O conector da bomba precisa funcionar com o controle de rotação desativado.

A Corsair oferece 5 anos de garantia nacional.
Se o prazo estiver expirando, é melhor acionar o suporte o quanto antes.

Edit: verique se o backplate foi fixado corretamente.
Note que o backplate possui encaixes curvados para os parafusos do socket. 

Corsair_H60_backplate.jpg

• Curtir 1
Postado

@batavao Tive um i7 de 6ª geração mas era o 6700K, esquentava pra burro com um Hyper 212X da Coolermaster, mas não igual o seu i7 6700 que tem clock mais baixo que meu antigo 6700K. Sugiro que desmonte a bomba do wc, limpe e aplique pasta térmica nova, fixe bem a mesma, limpe o dissipador do radiador e o cooler do radiador.

Postado
2 horas atrás, Lucas R C disse:

@batavao Você tem limpado o seu PC e trocado a pasta térmica com qual frequência? 

Troquei d e gabinete a 1 ano e meio, foi ultima vez que coloquei pasta termica, usei uma thermaltake tg-4

adicionado 3 minutos depois
2 horas atrás, EdsonSM disse:

Qual é a placa-mãe?
O conector da bomba precisa funcionar com o controle de rotação desativado.

A Corsair oferece 5 anos de garantia nacional.
Se o prazo estiver expirando, é melhor acionar o suporte o quanto antes.

Edit: verique se o backplate foi fixado corretamente.
Note que o backplate possui encaixes curvados para os parafusos do socket. 

Mostrar conteúdo oculto

Corsair_H60_backplate.jpg

Gigabyte H110M-H, apliquei a pasta termica pela ultima vez a 1 ano e meio, usei uma thermaltake TG4, segue uma foto das temperaturas no speedfan em idle.

Minha grande duvida é se na imagem que coloquei no topico, devo me orientar pela medicao do speedfan ou do msi, porque uma nao condiz com a outra.

WhatsApp Image 2019-11-05 at 19.33.31.jpeg

• Curtir 1
Postado

Não tinha reparado a discrepância de temperaturas Msi cpu e SpeedFan cores.
Quando vi os prints, achei que fossem distintos, jogando e em idle.

As temperaturas deveriam ser equivalentes.

Se o MSI estiver correto, as temperaturas deveriam ser mais baixas.

Instale o HwMonitor disponível aqui.
Confira as temperaturas dos cores ou package.

Recomendo que execute o teste de diagnóstico da Intel aqui.
Se o teste foi bem sucedido, faça o teste do Cinebench R15 aqui.
Aborte o teste se as temperaturas subirem muito, não deixe passar dos 80C - 85C.

Edit: caso a bomba tenha sido ligada no sysfan, o controle de rotação precisa ser desligado manualmente na bios.

Postado

@EdsonSM Tirei um print do HWMonitor, um print do intel test e to terminando de instalar o cinebench.

No momento em que o intel test tava testando o CPULoad e CPUFreq, no speedfan a temperatura do core 1, 2, 3 e 4 foram a 80-85 graus.

O fio da bomba ta ligado no Sysfan e o fio do radiador ta ligado em outro slot. como faco pra alterar o controle de rotacao?

Obrigado desde ja.

teste intel.jpg

WhatsApp Image 2019-11-05 at 20.40.19.jpeg

hwmonitor .jpg

Postado

Cara pode ser que a pasta térmica já ta muito gasta e você precisa trocar, além disso o pc e os fans podem estar sujos. Faz essa manutenção básica e ve se apresenta algum resultado.

Postado

Na bios procure por System Fan Speed Control.
Deixe essa opção em Full Speed.

Verifique também se o backplate, atrás do socket da placa-mãe, foi fixado corretamente.

Se as temperaturas continuarem altas, pressuponho que seja defeito.

Postado
9 minutos atrás, EdsonSM disse:

Na bios procure por System Fan Speed Control.
Deixe essa opção em Full Speed.

Verifique também se o backplate, atrás do socket da placa-mãe, foi fixado corretamente.

Se as temperaturas continuarem altas, pressuponho que seja defeito.

Vou trocar a pasta térmica, mais acredito que meu H60 já deu o que tinha que darz acabei de ver aqui, conprei ele em 2013.

Obrigado pela ajuda.

Postado

Provavelmente é algum problema no wc, já que conforme disse, a pasta foi trocada faz apenas 1 ano e meio.

Acabei esquecendo de perguntar, quando retirou o bloco para troca da pasta como estava o espalhamento?
A falta de espalhamento pode ser por falta de contato entre o bloco e o cpu.
Quando acontece ou é por falta de aperto ou dependendo da espessura da placa, os parafusos usados pelo mecanismo de retenção não garantem bom contato mesmo apertando o bloco até o fim.

Postado

Pessoal resolvi o problema, hj troquei a pasta termica do processador e da placa de video, melhorou muito a temperatura, jogando COD MW minha VGA e processador chegava a 80 graus medindo pelo MSI, agora nao passa de 65 o processador e 70 a VGA, minha.

Segue abaixo a foto de como tava a pasta tanto do processado (tinha bem pouco) e da VGA que tava afogada em pasta.

Obrigado a todos pela ajuda e dicas!!! 

cod.jpg

WhatsApp Image 2019-11-06 at 20.49.30 (1).jpeg

WhatsApp Image 2019-11-06 at 20.49.30 (2).jpeg

WhatsApp Image 2019-11-06 at 20.49.37.jpeg

• Curtir 1
Postado
15 horas atrás, batavao disse:

Pessoal resolvi o problema, hj troquei a pasta termica do processador e da placa de video, melhorou muito a temperatura, jogando COD MW minha VGA e processador chegava a 80 graus medindo pelo MSI, agora nao passa de 65 o processador e 70 a VGA, minha.

Segue abaixo a foto de como tava a pasta tanto do processado (tinha bem pouco) e da VGA que tava afogada em pasta.

Obrigado a todos pela ajuda e dicas!!! 

cod.jpg

WhatsApp Image 2019-11-06 at 20.49.30 (1).jpeg

WhatsApp Image 2019-11-06 at 20.49.30 (2).jpeg

WhatsApp Image 2019-11-06 at 20.49.37.jpeg

Viu falei, as vezes o mais simples é o que causa o problema

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...