Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia,

Aqui na empresa, houve a necessidade de passar um cabo para monitorar a cabine de energia...

Como sou da área de sistemas não possuo conhecimento vasto em redes e se alguém puder e ajudar agradeço, segue meus questionamentos sobre:

1 - Ajudei na passagem e pela metragem do próprio cabo, utilizamos 205 metros de cabo. - Essa distancia é possível utilizar mesmo que a qualidade seja baixa? O monitoramento será 1x no dia e a demanda de banda não é alta... 

2 - Mesmo não sendo recomendado ultrapassar 100m, ao menos o cabo conectaria na rede normalmente, porém com perda de sinal?

3 - Crimpamos os dois lados, passamos o teste e acendeu as 8 luzes, porém ao ligarmos um micro, não reconhece de forma alguma...

4 - Um Hub/Switch no meio desse cabo iria reverter essa situação?

5 - Qual recomendação a mais vocês tem para não termos problemas com esse ponto? 

Obrigado.

• Membro VIP
Postado

@gustavoomt Tudo bem?

Até eu fiquei na dúvida! Toda vez que precisei passar do 100mts de cabo de rede em uma ligação direta, optei por fibra óptica ou rádio, normalmente opto por fibra para evitar interferências, estou pesquisando se existe algum "injetor/ballon" ativo que permita superar essa distância. De qualquer forma vamos aguardar se algum amigo do fórum já teve essa experiência.

Agora já está feito, mas acredito que por rádio sairia mais barato.

Até!

• Curtir 2
Postado

@GusGraf Boa tarde, 

Obrigado pela contribuição...

Para meu caso não iria adiantar, há algumas paredes que poderia impactar na transmissão, o cabo foi comprado as pressas, se ao menos eu tivesse sido envolvido iria sugerir fibra, eu acho estranho o cabo simplesmente não ter sinal do outro lado, passo o teste e acende os 8 leds do teste, porém se ligo algum micro, não reconhece.

@grievous Eu cogitei isso, mas e o medo de cortar o cabo no meio e mesmo assim não ter efeito? Como foi comprado uma caixa fechada de 305m, e utilizei +/- 220m, fiz o teste com o restante, crimpei e deu sinal normal, mas não confio pois foi abaixo dos 100m que é recomendado...

• Membro VIP
Postado

@gustavoomt Eu pegaria um switch fast ethernet simples da tplink como esse TL-SF1005D por exemplo (R$42 na Kabum). Você mesmo disse que o uso será mínimo, caso o uso seja mais pesado pode optar por uma versão gigabit como o TL-SG1005D (R$86 na Kabum).

Fica a seu critério.

Sugiro comprar um filtro de linha com DPS (R$25 na Pichau) para cada switch para impedir que oscilações e surtos oriundos da rede elétrica atrapalhe a rede!

• Curtir 1
Postado

A norma diz que o cabeamento deve ter o máximo de 90 metros. Esta aí a justificativa porque não chegar sinal no outro lado. Além do mais, conforme sugerido, o correto seria a passagem de uma fibra e uso de conversores (são bem simples e fáceis de usar e teria melhor relação custo x benefício). 
Uma vez ja comprado tal cabo, sugiro o uso de 2 switches (Gigabit Ethernet).

adicionado 2 minutos depois
Em 07/11/2019 às 10:14, gustavoomt disse:

3 - Crimpamos os dois lados, passamos o teste e acendeu as 8 luzes, porém ao ligarmos um micro, não reconhece de forma alguma...

Testadores simples de cabo emitem sinais de 9V (alta tensão) porém os computadores emitem tensões de (se não me engano) 0,7V. Logicamente devido a discrepância de tensão, o sinal não chega na outra ponta.

• Curtir 1
Postado

Perfeito, pessoal, muito obrigado pelas sugestões e dicas, irei partir partir pra compra dos 02 switchs, creio que na situação atual seria o mais prático...

Obrigado novamente!

Aos moderadores, o problema foi justificado e sugerido a correção.

• Curtir 1
Postado

Na cabine de energia o indicado é fibra que é imune a interferência do campo eletromagnético do transformador e também é mais segura por não ser condutora de energia. Se o cabo passar próximo do transformador ou dos cabos de potência provavelmente não vai funcionar. Teste antes de cortar com outro pedaço de cabo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!