Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal tudo bem com vocês?

Em alguns momentos precisamos ligar o aparelho em série com uma lâmpada para identificar possíveis curtos no circuito primário e etc.

As lâmpadas halogenas já estão fora de fabricação e já esta difícil de encontrar. O que eu posso usar no lugar da lâmpada?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Curiosamente estava a refletir sobre isso ainda ontem...Permita-me...

Há muit... algum tempo atrás eu usava um simples resistor de fio ~200Ohms 10W com um [100K e um led] em paralelo com o R de fio. (mas antes era um neon e um ferro de soldar 40W) A teoria é simples e complexa ao mesmo tempo. Se em curto, acende o led. Mas a complexidade vem de quebra. O produto testado (fonte) dava uma piscadela típica no led. Algo como acende, apaga, pisca rapidinho por uns 2 segundos e apaga. Este comportamento é normal pro caso da fonte que começa a disparar o circuito oscilador. Assim sendo, bastava observar se o comportamento fosse diferente ou até mesmo ligeiramente diferente, havia problema no circuito. Não era nenhum tricorder mas com o tempo e prática dava pra ter uma boa noção da saúde do circuito. No caso era pra linha de produção. 

O que me fez ir ainda + longe... Há muito mas muito mesmo tempo atrás, usara um ferro de passar em série com tv .. a válvula kk

No seu caso, claro, cada caso é um caso e não necessariamente o "causo" acima. Mas fica a dica: Resistor de potência ou ferro de soldar e led. Observe o comportamento do led em circuito normal e crie um banco de dados mental 😜

• Curtir 1
Postado

É verdade, quem diria que as incandescentes iriam desaparecer como suas parentes válvulas termoiônicas. Mas em mercadinhos do interior se consegue halógenas e incandescentes e no mercado livre também.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...