Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC w7 sem som e com o "X" no ícone


Posts recomendados

Meu pc (windows 7 prof. 32 - 4 gb ram) ficou sem som depois que instalei um hd SSD de outro pc. Tudo configurado certinho no windows, alto-falantes já como dispositivo padrão, caixinhas testadas fora e funcionando, ligadas na placa on-board - Jetway TN68M/N68M/N68M1 - Processador Asus AMD Athlon II X-4 620 - placa NVIDIA Gforce nForce 630a - corretamente, driver Via High Definition Audio reinstalado várias vezes, áudio habilitado na bios corretamente, services.msc já visto e refeito e o problema continua. Diz "o dispositivo de áudio está desabilitado", apesar de no gerenciador dizer que está tudo funcionando perfeitamente. Até o ronco característico das caixinha está como antes, mas nada de voltar o som. Já tentei o driver-hub e também nada. Tudo que vi na net já fiz e até agora continua o "x" no alto-falante e tudo mudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Três coisas que você não verificou:

  1. Se o plug do painel frontal de áudio está conectado corretamente. Observe que ele tem duas pontas, uma que vai na MB, outra que vai no painel frontal. É comum por acidente puxar esse cabo e ele desconectar do painel frontal, só que ninguém nunca lembra de conferir se está conectado lá.
  2. Se ele está habilitado corretamente na BIOS.
  3. Se o dispositivo está habilitado no gerenciador de dispositivos. Se ele estiver, basta clicar com o botão direito e selecionar a opção de ativar.

 

adicionado 0 minutos depois

Conferir se o cabo está corretamente conectado do gabinete à caixa de som (em ambas as pontas) também é uma boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu pc não tem sequer os plugs de som e microfone na parte frontal. Estão tapadas. Na bios está no AUTO (já desabilitei/reiniciei/reabilitei/reiniciei com e sem driver e nada). No gerenciador do painel de controle diz: funcionando corretamente, mas clicando solução de problemas de som no ícone, diz que o dispositivo de áudio está desabilitado e no gerenciador de reprodução diz habilitado e dispositivo padrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só consigo contemplar duas situações nesse caso.

 

Se o aplicativo de áudio está com detecção automática de conexão ativado, ele pode reconhecer por alguma razão a falta de conexão (o plug danificado, cabo partido ou até mesmo jack queimado) e desabilitar a placa (isso é normal, é feito para operar assim mesmo), ou o codec de som queimou. Para descobrir se é o primeiro caso, basta abrir o gerenciador de áudio Via, procurar nas configurações a opção de detecção de inserção de dispositivo e desabilitar. Se os conectores não tiverem tido sua função alterada voltará a funcionar assim. Lembrando, você deve testar outros dispositivos também (fones, caixas de som, etc). 

 

Se o codec de áudio tiver queimado, geralmente vai apresentar um erro no gerenciador de dispositivos, e você não vai conseguir habilitar novamente. Creio não ser esse o seu caso.

 

Você já observou qual é o dispositivo de áudio padrão que está definido no windows? Já observou se quando o áudio toca, o equalizador do dispositivo padrão reage? Já viu se seu dispositivo principal está desativado? Observou o serviço de áudio do Windows em services.msc? Tudo isso é possível, e uma reinstalação do sistema seria a última alternativa para descobrir se o problema realmente é físico ou só lógico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito grato pela atenção amigo. Lembrando que sou usuário e não montador ou expert nisso. Essa sugestão "procurar nas configurações a opção de detecção de inserção de dispositivo e desabilitar" por exemplo preciso de um passo a passo. Assim como "seu dispositivo principal está desativado?". E em services.msc fiz o recomendado no youtube e está normal - iniciado. Como postei antes. Interessante que o outro hd foi para o outro pc, deu o mesmo problema e foi formatado e reinstalado e tudo voltou. Este não quero formatar de forma alguma porque tenho programas difíceis de reaver. O que puder postar como jpg posso fazer. É só me orientar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu facilitar sua vida um pouco?

 

Baixe o "windows 7 manager", instale a versão trial, rode o programa. Não vou saber cada um dos menus que você tem de acessar de memória, mas você vai ver que é bem simples. Você tem que ir nas opções de reparos do windows. Lá você encontrará a opção de reparo do áudio do windows. Ele vai repor os codecs de áudio e pedirá para reiniciar o PC. Teste depois disso para ver se funcionou.

 

Para baixar o referido programa, recomendo apenas o site da produtora do mesmo, que é a yamicsoft: https://yamicsoft.com/windows7manager/product.html

adicionado 1 minuto depois

Tem outras opções de reparos nessa mesma janela do programa. Uma delas, salvo engano, é de reparo de componentes do windows. Recomendo que utilize esta opção também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixei o programa. Fiz o scan. Nada encontrado. Fui clicando em todos os reparos, reiniciei e tudo na mesma. Interessante que mesmo clicando no ícone do som na aba dispositivos de reprodução mostrar que os alto-falantes estão como padrão, clicando na solução de problemas mostra que o dispositivo de áudio está desabilitado. E ontem também percebi que o windows media center não funciona mais. Consequentemente o windows media player também não funciona.

Foto1.jpg

Foto2.jpg

Foto 3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está usando a versão do driver de vídeo mais recente?

Você disse que está usando caixinhas de som. O som não sai na TV que está ligada via HDMI?

Já instalou a versão mais recente de seu driver de áudio disponível no site do fabricante da placa-mãe ou da VIA?

adicionado 1 minuto depois
agora, eldryn da silva constantino disse:

Desinstala o driver de áudio e instala o correto da sua placa-mãe..... você botou ssd de outro pc com outros drives deve está com uns conflito massa...

Putz... isso faz todo o sentido. Eu pensei que ele só tinha trocado o SSD, Mas se o sistema do outro PC está nele, então está tudo em conflito! Tem que voltar ele para o outro PC (para preservar os programas), ou então formatar mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mudar o ssd de outro pc para este, seguindo uma orientação de outro forum, primeiro fui no msconfig (admin.) - config do sistema - inicialização de diagnóstico - somente drivers básicos - e desliguei. Mudei para este pc e inicializou legal, instalando os drivers que o windows achou. E todos os procedimentos que já vi na net por toda esta semana já fiz. Já desinstalei este da via audio, instalei os drivers do cd da placa-mãe original (que só tem para xp e vista), daí instalei o driver-hub, não adiantou, já baixei o driver Nvidia - Gforce 7025 - nforce 630a (que está no pc), etc. etc. Agora novamente removi o driver, mandei atualizar selecionando a pasta Nvidia e ele mostra este da foto novamente. Se a solução for formatar tenho receio que o problema continue e perco todo trabalho. O pc é minha ferramenta. Tenho Autocad, sketchup e outros que uso. Estou errando em alguma sequência de procedimento.

Foto4.jpg

Foto5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/11/2019 às 18:48, Ejong2010 disse:

Para mudar o ssd de outro pc para este, seguindo uma orientação de outro forum, primeiro fui no msconfig (admin.) - config do sistema - inicialização de diagnóstico - somente drivers básicos - e desliguei. Mudei para este pc e inicializou legal, instalando os drivers que o windows achou. E todos os procedimentos que já vi na net por toda esta semana já fiz. Já desinstalei este da via audio, instalei os drivers do cd da placa-mãe original (que só tem para xp e vista), daí instalei o driver-hub, não adiantou, já baixei o driver Nvidia - Gforce 7025 - nforce 630a (que está no pc), etc. etc. Agora novamente removi o driver, mandei atualizar selecionando a pasta Nvidia e ele mostra este da foto novamente. Se a solução for formatar tenho receio que o problema continue e perco todo trabalho. O pc é minha ferramenta. Tenho Autocad, sketchup e outros que uso. Estou errando em alguma sequência de procedimento.

Foto4.jpg

Foto5.jpg

Faz backup e instala o windows novamente, se não for erro de driver sua saída de som queimou, acho bem difícil mas já aconteceu comigo kkk me matei vários dias e era a saída de som. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, eldryn da silva constantino disse:

Faz backup e instala o windows novamente, se não for erro de driver sua saída de som queimou, acho bem difícil mas já aconteceu comigo kkk me matei vários dias e era a saída de som. 

Tem como redirecionar a saída de som para outro plugue. Basta usar o aplicativo da fabricante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que estou entendendo, há um bug no sistema. O windows acredita que existe o painel frontal e deixa habilitado o microfone e não os alto-falantes no painel traseiro. E vi dezenas de problemas parecidos na net. Novamente desinstalei o driver genérico, instalei o Via Hd áudio conforme sugestão de um vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=2dQpPxANnl8&t=72s), para daí configurar pelo programa a saída de som, mas por azar sequer tenho acesso ao programa para mexer. Não existe o ícone e não aparece na lista de programas. O microfone está habilitado novamente e não há como desabilitar e tornar os alto-falantes como dispositivo padrão, pois não aceita os comandos. 

Foto6.jpg

Foto7.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que algum driver de sistema seu está faltando. Todos os drivers originais disponibilizados pelos frabricantes dos componentes devem ser instalados, pois drivers genéricos causam conflitos (especialmente os da microsoft). Placas mãe antigas que não dispunham de áudio HD geralmente precisavam de jumpers para funcionarem corretamente quando não áudio no painel frontal.

 

Realmente seu caso é bem inusitado. Eu reinstalaria o sistema em seu lugar, com todos os drivers novos e limpos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!