Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Watercooler com dois anos


Posts recomendados

Olá, este post não é uma duvida mas sim um post informativo. 

Sou possuidor de 2 watercoolers, ambos de marca corsair (h100i v2 e h100i GTX), os quais estão montados faz tempo. Reparei que com o passar do tempo existe realmente alguma degradação a nível de performance no entanto como ambos tem garantia de 5 anos pela marca não estava nem um pouco preocupado. Acontece que a noite passada, o computador onde está montando o h100i GTX desligou-se durante uma partida de League of legends e o logotipo mudou a cor para vermelho. Tentando perceber o problema deparei-me com temperaturas altissimas, onde apenas um dos tubos se encontrava bastante quente ao toque e o outro completamente gelado e a bomba fazia um barulho bastante audível. A temperatura dentro do quarto era de 22 graus naquele momento e no software da corsair a bomba reportava a rotação de 3000 RPM enquanto o liquido se encontrava  a 56 graus. Rapidamente dei uma chacoalhada no radiador que corrigiu o problema durante uns 10 minutos. Após perceber que havia um serio problema com o cooler pensei em fazer o pedido RMA, no entanto a curiosidade falou muito mais alto, realmente estava curioso para saber o que aconteceu e por isso resolvi desmontar o cooler. Para que fique claro, desmontar o cooler é uma clara violação da garantia e por isso não aconselho este procedimento, principalmente num cooler que saí um pouco caro.

 

Vamos lá então, Primeiramente desliguei um dos tubos do radiador a fim de retirar completamente o liquido que se encontrava dentro, incrivelmente esta foi a parte mais fácil pois o tubo expandiu um pouco com o tempo de uso

Depois desmontei a parte de baixo da bomba retirando todos os parafusos.

Logo de seguida deparei me com o problema, a placa de cobre esta coberta com um deposito, possivelmente houve contaminação do liquido na fabrica ou  são efeitos da chamada corrosaão entre metais o qual gerou esse deposito.

 

Conclusão:

 

Após uma analise mais aprofundada conclui que o liquido não circula porque a bomba entupiu, a placa de cobre apresenta alguma corrosão também. A borracha preta está um pouco danificada, de alguma maneira fundiu com o cobre sendo possível observar dano tanto no cobre como na borracha. E assim é possível ver o que acontece com estes coolers apó 2 anos de funcionamento 24/7. A degradação da performance não é imediata, mas eu já notava temperaturas altas após longas sessões de jogo. Outra questão é o liquido utilizado, realmente tem um cheiro bastante forte, e não evitou completamente a corrosão.

Se a marca utilizasse um radiador em cobre demoraria mais tempo para acontecer estes problemas.

 

Não vou aconselhar nem desaconselhar este tipo de coolers, no entanto após o sucedido estarei mais atento e tentarei antecipar estas falhas.

Espero que isto sirva de ajuda para quem esta´com problemas de temperaturas e para terem ideia do custo/beneficio deste tipo de coolers.

Imagens em anexo.

 

Cumprimentos

 

 

 

 

 

 

 

 

76916723_375443476539428_8861958759463780352_n.jpg

71649190_3020842204807628_7622944115717570560_n.jpg

75088350_481669489374777_8521789790478139392_n.jpg

75456835_470616950237559_3788902724125327360_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Higor x Actualmente existem muitos radiadores em cobre no mercado, os fabricantes destes watercoolers simplesmente utilizam o alumínio para diminuir os custos de produção e para que tenham um um preço atractivo para o cliente. Mas o maior problema é que existe um fenómeno chamado de corrosão entre metais (também conhecido como "corrosão Galvanica) onde um metal corroí o outro. Para evitar este fenómeno as marcas utilizam um liquido anti-corrosivo que atrasa esta corrosão. 

Um grande exemplo desse fenómeno é a estátua da liberdade nos anos 80 onde se observou o fenómeno entre o cobre exterior e o suporte interior em ferro forjado.

Mais informações por favor consulte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Corrosão_galvânica 

 

Mas respondendo sua questão, basta utilizarem um radiador em cobre ou então utilizar uma base para a bomba em alumínio para evitar o problema, embora o cobre seja muito mais eficiente a conduzir calor.

O fabricante deste cooler que postei (corsair) também vende radiador de cobre, no entanto, para diminuir o preço de venda, utiliza o alumínio.

Pode consultar um dos radiadores da marca corsair de cobre neste link:

https://www.pccomponentes.pt/corsair-hydro-x-series-xr5-radiador-360mm

 

Espero ter respondido as suas duvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Higor x já procurei muito o mercado e não encontrei por ora nenhum watercooler selado com radiador em cobre, no entanto existe alguns kits de watercooler que já vem com radiador em cobre, no entanto além de caros exigem um pouco mais de perícia na montagem, é necessário cortar e ligar tubos e encher o circuito. Pode parecer uma tarefa fácil mas podem acontecer vazamentos e também contaminação do líquido o que causa escurecimento  ou até entupimentos devido a formação de resíduos/algas, claro que muitos líquidos já vem preparados pronto a utilizar, no entanto o espaço em volta pode conter partículas suspensas no ar que entram no circuito na altura de encher o circuito, mas mesmo com estas probabilidades, o custom loop e sempre mais fiável, e na maioria das vezes também oferece uma melhor performance.

 

”muitas vezes um watercooler custa o preço de uma bomba de de um custom loop” existe está diferença de preço e não e por acaso”

 

se existir um watercooler com um radiador em cobre certamente será mais do dobro do preço dos vendidos actualmente o que não será muito atractivo para o mundo entusiasta, porque se alguém estiver interessado em pagar esse valor, certamente ficaria melhor servido com um custom loop 

cumprimentos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que isso é um problema inerente aos watercoolers. Todos tem prazo de validade.

 

quanto a ter radiador de cobre, temos o Thermalright turboright 240C e 360C. Variantes de cobre da versão de alumínio. Mas essa marca não tem no Brasil. Vendem Mais Europa e Ásia. Eu particularmente tenho um Macho 120SBM e é bem eficiente e extremamente silencioso. Mas de montagem ruim. As versões mais novas tem montagem estilo Noctua e scythe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!