Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

pessoal estou na duvida, alguém que tenha uma configuração similar a minha pode me dizer o impacto que tem na conta de luz no final do mês, vi na net que minha rtx 2080 ti tem um DTP de 250 w em pico ( pode passar disso pois o modelo da msi tem um tdp de até 300w em pico) a pergunta que fica vcs sentiram um aumento na conta de luz? se sim , de quanto? moro no rio de janeiro e a tarifa do kwh está em torno de quase 1 real, sou meio leigo nesta questão de consumo de energia e gostaria que os senhores me ajudassem a esclarecer essa duvida, desde já grato a todos

Postado

Vai dar uma diferencinha sim, hein. Digamos uns ~400 W consumidos 3 horas por dia, se está quase 1 real o kWh significa que vai ter um aumento de uns ~30 reais por mês.

Postado
22 minutos atrás, davidgrungenirvana disse:

pessoal estou na duvida, alguém que tenha uma configuração similar a minha pode me dizer o impacto que tem na conta de luz no final do mês, vi na net que minha rtx 2080 ti tem um DTP de 250 w em pico ( pode passar disso pois o modelo da msi tem um tdp de até 300w em pico) a pergunta que fica vcs sentiram um aumento na conta de luz? se sim , de quanto? moro no rio de janeiro e a tarifa do kwh está em torno de quase 1 real, sou meio leigo nesta questão de consumo de energia e gostaria que os senhores me ajudassem a esclarecer essa duvida, desde já grato a todos

Isso depende de quanto você vai usar e com o que você compara, fora outros fares... Na real, não, não faz diferença.

Postado
2 minutos atrás, Imakuni disse:

Isso depende de quanto você vai usar e com o que você compara, fora outros fares... Na real, não, não faz diferença.

uso + ou - entre 8 a 10 horas o pc neste mês porque estou de ferias, geralmente trabalhando uso entre 4 a 6 horas por dia

Postado
1 minuto atrás, davidgrungenirvana disse:

uso + ou - entre 8 a 10 horas o pc neste mês porque estou de ferias, geralmente trabalhando uso entre 4 a 6 horas por dia

Certo, mas uma coisa é usar 8h a pico, outra é usar só vendo vídeo no youtube ou escrevendo email. No primeiro caso, o consumo é alto; no segundo, é bem pequeno.

E de qualquer forma, depende com o que você está comparando. Se comparar com, digamos, uma RTX 2080, o consumo vai ser maior, mas a diferença vai ser muito pouca.

Postado

@davidgrungenirvana

O impacto depende da utilização do PC, basicamente.. Uso mais intenso, em jogos ou fazendo trabalhos pesados, vai demandar mais energia e o consumo será maior.. O mesmo PC, em situação de ver algo na internet ou editando uma planilha no Excel e coisas semelhantes, tende a consumir o mesmo que uma lâmpada..

Falando na situação extrema, teria de analisar o consumo de CPU e GPU, num caso de estresse maior.. O 9900K, num teste de estresse, pode chegar na casa dos 90 Watts..

766288289_Semttulo.thumb.png.4a708aa0508a7b15eef442ffa899a0d0.png

Fonte - https://www.youtube.com/watch?v=M3sNUFjV7p4&t=1491s

O problema é que, isso é quando a placa-mãe respeita os parâmetros de Boost da Intel.. Usualmente, não respeitam e o consumo bate nos 140 ~ 150 Watts.. Já sua placa de vídeo, imagino que seja a Gaming X Trio.. Segue

https://www.techpowerup.com/review/msi-geforce-rtx-2080-ti-gaming-x-trio/31.html

300 Watts, na média, em jogos.. Claro que, em ambos os casos, o consumo varia, dependendo da carga em um e outro.. Aí, vem uma conta de quanto tempo tempo passa no PC (em horas), multiplicado pelo consumo do PC (teria de fazer uma média), multiplicado pelo número de dias que usa o PC.. Resumindo:

[Tempo por dia (horas) x Dias de uso no mês x Potência do aparelho] / 1000

Postado
2 minutos atrás, Imakuni disse:

Certo, mas uma coisa é usar 8h a pico, outra é usar só vendo vídeo no youtube ou escrevendo email. No primeiro caso, o consumo é alto; no segundo, é bem pequeno.

E de qualquer forma, depende com o que você está comparando. Se comparar com, digamos, uma RTX 2080, o consumo vai ser maior, mas a diferença vai ser muito pouca.

estou comparando ao meu setup anterior onde eu tinha um placa gtx 1060 6 gb da gigabyte, ou seja mudei apenas a placa de video para um rtx 2080TI

adicionado 5 minutos depois
3 minutos atrás, RS Faria disse:

@davidgrungenirvana

O impacto depende da utilização do PC, basicamente.. Uso mais intenso, em jogos ou fazendo trabalhos pesados, vai demandar mais energia e o consumo será maior.. O mesmo PC, em situação de ver algo na internet ou editando uma planilha no Excel e coisas semelhantes, tende a consumir o mesmo que uma lâmpada..

Falando na situação extrema, teria de analisar o consumo de CPU e GPU, num caso de estresse maior.. O 9900K, num teste de estresse, pode chegar na casa dos 90 Watts..

O problema é que, isso é quando a placa-mãe respeita os parâmetros de Boost da Intel.. Usualmente, não respeitam e o consumo bate nos 140 ~ 150 Watts.. Já sua placa de vídeo, imagino que seja a Gaming X Trio.. Segue

https://www.techpowerup.com/review/msi-geforce-rtx-2080-ti-gaming-x-trio/31.html

300 Watts, na média, em jogos.. Claro que, em ambos os casos, o consumo varia, dependendo da carga em um e outro.. Aí, vem uma conta de quanto tempo tempo passa no PC (em horas), multiplicado pelo consumo do PC (teria de fazer uma média), multiplicado pelo número de dias que usa o PC.. Resumindo:

entendi , então de acordo com o site de calculo de fonte para pc minha configuração gasta em torno de 509w em pico de uso, eu uso o pc em torno de 8 a 10 horas, vamos supor que eu use o pc em pico durante 8 horas seria então 509*8*30/1000

levando em conta o preço do kwh no rio quase a 1 real daria no total de  122,16 reais por mês apenas com o pc?

adicionado 11 minutos depois
9 minutos atrás, RS Faria disse:

@davidgrungenirvana

então chegamos a uma conclusão de meu setup com a gtx 1060 6gb consumia em pico 363w  totalizando por mes a quantia de R$ 87,20 de utilização mensal , ja com a rtx 2080ti da msi com pico de uso de 509w , consumo mensal de vai para R$ 122,16  ou seja um aumento de 35,04 mensalmente na minha conta?

Postado

@davidgrungenirvana

Como disse lá em cima, isso depende da forma como utiliza o PC.. E isso que mostrei, seria o pior cenário possível, com uso intenso de CPU e GPU.. Eu desconheço algo que faça isso, tirando alguns aplicativos de benchmark.. Imagino que não passe 8 horas fazendo isso..

De modo geral, o consumo é menor e teria de ser feito uma média do período em que ele fica ligado, o que é complicado.. Sites NÃO servem pra isso..

Postado
3 horas atrás, RS Faria disse:

@davidgrungenirvana

Como disse lá em cima, isso depende da forma como utiliza o PC.. E isso que mostrei, seria o pior cenário possível, com uso intenso de CPU e GPU.. Eu desconheço algo que faça isso, tirando alguns aplicativos de benchmark.. Imagino que não passe 8 horas fazendo isso..

De modo geral, o consumo é menor e teria de ser feito uma média do período em que ele fica ligado, o que é complicado.. Sites NÃO servem pra isso..

sim, sua explicação foi a melhor possível, entendi perfeitamente seu raciocínio tanto que os cálculos que eu postei do setup anterior e o atual são cogitados apenas no pior cenário possível ou seja estou fazendo uma estimativa em um pc sendo usado apenas em estado de pico , graças a sua explicação consegui entender , como funciona o consumo do pc entre um estado idle e um estado em "pico" obrigado 

Postado

Fácil.

Placa de vídeo: 300 Watts (média de 220 Watts)

Processador: 95 Watts (média de 70 Watts)

Monitor: 50 Watts

Demais recursos: 30 Watts

Total: 370 Watts

Se você jogar 10 horas por dia = 3.700 Watts

Multiplicando por 30 dias dará: 111.000 Watts

Se o Kw/h for R$ 1,00 então o consumo de seu PC será de R$ 111,00 por mês.

Nota:

Mesmo que o processador esteja em 50% de uso, não signifiica que ele esteja gastando 50% da energia, mas na média dá algo em torno de 70% talvez um pouco mais.

O Chrome por exemplo consegue aumentar de forma significativamente o uso da CPU sem estar rodando vídos e com vídeo o processador roda entre 60 e 80% da capacidade máxima. Então não são só os jogos que gastam energia, o chrome também gasta e muito (basta abrir o gerenciador de tarefas e ver com seus próprios olhos).

Postado
2 horas atrás, eugeniovalenca disse:

Fácil.

Placa de vídeo: 300 Watts (média de 220 Watts)

Processador: 95 Watts (média de 70 Watts)

Monitor: 50 Watts

Demais recursos: 30 Watts

Total: 370 Watts

Se você jogar 10 horas por dia = 3.700 Watts

Multiplicando por 30 dias dará: 111.000 Watts

Se o Kw/h for R$ 1,00 então o consumo de seu PC será de R$ 111,00 por mês.

Nota:

Mesmo que o processador esteja em 50% de uso, não signifiica que ele esteja gastando 50% da energia, mas na média dá algo em torno de 70% talvez um pouco mais.

O Chrome por exemplo consegue aumentar de forma significativamente o uso da CPU sem estar rodando vídos e com vídeo o processador roda entre 60 e 80% da capacidade máxima. Então não são só os jogos que gastam energia, o chrome também gasta e muito (basta abrir o gerenciador de tarefas e ver com seus próprios olhos).

achei esse video tb que foi muito bem explicado colocando o consumo total de cada sistema usando as seguintes placas 2060,2070 2080 e 2080 ti 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...