Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, tive um problema recentemente que esta me fazendo quebrar a cabeça. Eu estava usando o pc normalmente até comprar um ssd, instalei e ele funcionou normalmente, porém sem muito ganho em desempenho, ai vi que a minha bios estava desatualizada, então atualizei, porém depois o pc liga e congela logo apos o sistema abrir. Ja formatei em ide e ahci, nada da jeito. Alguem tem ideia de como resolver? Uso a placa-mãe asus M5a78lmx3 com um fx 6300, 8gb de ram ddr3 1333 e fonte cougar 600w. Desde ja agradeço.

Postado

Se o problema surgiu logo após a atualização da BIOS, recomendo que resete as configurações dela e volte alterando o que achar importante. Depois disso, se o sistema não voltar a funcionar, você pode tentar um rollback para uma versão anterior. 

Lembrando, se você tiver entrado no site do fabricante e baixado essa versão manualmente, pode muito bem ter baixado do modelo ou revisão errado de placa-mãe, e isso ocasiona erros e falhas (por vezes até a perda da placa-mãe).

Se tiver mesmo feito o download manualmente, recomendo que abra seu gabinete e anote o modelo exato impresso na placa-mãe, entrando depois no site do fabricante para baixar a versão correta daquele modelo específico.

Sempre que atualizar a BIOS, faça uma cópia da versão antiga antes.

Postado

@WOZ Dods valeu cara, realmente baixei manualmente. Versao 1401, mas tenho certeza do modelo pois tenho manual e a caixa ainda. Porém não me atentei para versão. Acredito que possa ser alguma configuração na bios que foi resetada. Vou fazer o que você falou e vou alterando algumas coisas relacionado a boot.

Postado

Se seu sistema estava funcionando, o ideal seria você utilizar o aplicativo do fabricante para baixar e atualizar a BIOS automaticamente de dentro do próprio windows. Como você optou pela rota manual, várias coisas podem acontecer de errado. Uma coisa que pode ter ocorrido de errado, também, é a atualização não ter sido completada ou ter havido falha de escrita por alguma razão. Você ainda pode fazer a atualização para a versão mais recente para testar, baixando novamente do site do fabricante.

Via de regra, tem configurações na BIOS que tem de ser feitas depois do update. Em especial as opções de CSM/UEFI, que tornam a BIOS compatível com o sistema operacional, as opções de boot e carregamento de dispositivos, fast boot e tipo de SO, são essenciais para o correto funcionamento da máquina. Todas as BIOS hoje já vem com as configurações prontas para o windows 10, mas placas mãe mais antigas como a sua não utilizam UEFI, sendo necessário então configurar apenas o dispositivo de boot padrão e modo de operação SATA (IDE/AHCI).

Se você estiver tentando instalar o windows 10, talvez tenha de fazer alguma configuração específica, mas para o windows 7 não. Se ainda tiver dificuldades, pode tentar iniciar a instalação do windows com as outras unidades de disco (HDDs) desconectadas. 

AHCI tem de ser compatível entre a BIOS e o sistema operacional, sendo que no caso de placas mãe AMD dessa época, ainda era necessário um driver AHCI para a instalação do sistema quando a BIOS estava selecionada como AHCI. Observe no site da placa-mãe o driver SATA, pois nesse pacote tem os drivers que você deve fornecer ao sistema na tela de escolha de unidade para a instalação. Tem um botão na tela de carregamento de drivers, onde você pode indicar uma unidade de disco (pendrive que deve estar plugado desde o boot) onde os drivers SATA estão salvos já descompactados. 

Se fizer a instalação limpa no modo IDE, sem os drivers, é possível mudar para AHCI depois, apesar de ser bem mais complicado.

Postado

@WOZ Dods eu atualizei a bios manualmente porque o programa não é compativel com windows 10. porém a instalação finalizou com sucesso e o pc reiniciou normalmente, porém 3 minutos depois o windows congelou. Formatei varias vezes porém sempre congela. Tanto em ide quanto em ahci. Sera que posso baixar a versão que estava anteriormente e voltar para a bios de fabrica?

Postado
2 horas atrás, digoliver85 disse:

@WOZ Dods eu atualizei a bios manualmente porque o programa não é compativel com windows 10. porém a instalação finalizou com sucesso e o pc reiniciou normalmente, porém 3 minutos depois o windows congelou. Formatei varias vezes porém sempre congela. Tanto em ide quanto em ahci. Sera que posso baixar a versão que estava anteriormente e voltar para a bios de fabrica?

Sim, mas se não funcionar tem que conferir a configuração inteira da BIOS. Teste e nos diga como foi.

Postado

@WOZ Dods problema resolvido! Como eu peguei o pc usado, a configuração da bios estava alterada e quando atualizei a bios essa alteração se perdeu e o pc ficou congelando. Eu mudei a opcão turbo core pra disable, na opção overclock eu botei manual e setei em 3.5ghz e na memoria ram eu botei frequencia manual e coloquei clock 667mhz ( pois minhas memorias são 1333mhz) não travou mais. Por enquanto problema rssolvido!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...