Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera tudo bem ? 

Então, meu computador atualmente tem as seguintes configurações:

Processador Intel Core i7 3770

Placa-Mãe : ASUS p8B75-M LX Plus

RAM : 8gb ddr3 

Placa de video : Geforce GTX 660

Tenho, fora do computador, as seguintes peças:

Memoria RAM Corsair Vengeance LPX 16gb (DDR4)

SSD SanDisk 240GB

Então, pelo que eu entendi em minhas pesquisas, preciso comprar tanto uma placa-mãe quanto um processador pra conseguir usar essa memória RAM (placa-mãe com certeza eu preciso, porque não encaixa), e como meu computador já está ficando um pouco velho, dar um upgrade nele..

Não sei se é realista, mas gostaria de gastar uns 1500 reais no máximo (quanto menos melhor hehe).

Eu pesquisei um bocado, mas cada vez que busco mais fico mais perdido, não sei se tem que ser intel ou posso trocar pra AMD o processador, e por aí vai.. Por exemplo, a memória RAM tem que ser compatível só com a placa-mãe ou com o processador também ? E por aí vai.. A cada resposta que encontro surgem mais 15 perguntas haha

Se puderem me dar sugestões tanto de placa-mãe quanto processador agradeço

Postado

Até 1500 taokeis a melhor opção é um conjunto com AMD Ryzen 5 3600 e uma placa-mãe B450. Recomendo placa Gigabyte, as existem outras alternativas boas.

• Curtir 1
Postado
47 minutos atrás, gustavorf1 disse:

Fala galera tudo bem ? 

Então, meu computador atualmente tem as seguintes configurações:

Processador Intel Core i7 3770

Placa-Mãe : ASUS p8B75-M LX Plus

RAM : 8gb ddr3 

Placa de video : Geforce GTX 660

Tenho, fora do computador, as seguintes peças:

Memoria RAM Corsair Vengeance LPX 16gb (DDR4)

SSD SanDisk 240GB

Então, pelo que eu entendi em minhas pesquisas, preciso comprar tanto uma placa-mãe quanto um processador pra conseguir usar essa memória RAM (placa-mãe com certeza eu preciso, porque não encaixa), e como meu computador já está ficando um pouco velho, dar um upgrade nele..

Não sei se é realista, mas gostaria de gastar uns 1500 reais no máximo (quanto menos melhor hehe).

Eu pesquisei um bocado, mas cada vez que busco mais fico mais perdido, não sei se tem que ser intel ou posso trocar pra AMD o processador, e por aí vai.. Por exemplo, a memória RAM tem que ser compatível só com a placa-mãe ou com o processador também ? E por aí vai.. A cada resposta que encontro surgem mais 15 perguntas haha

Se puderem me dar sugestões tanto de placa-mãe quanto processador agradeço

A memória tem que ser compatível com a placa-mãe. 

Como recomendado pelo @loumier , um conjunto Ryzen seria mais indicado, porém devo advertí-lo de que você não verá qualquer ganho em jogos com a troca do CPU. Se quiser ver ganho para jogos, precisa primeiro de uma GPU superior, e somente depois disso de um CPU. A sua GTX 660 é o maior limitador nesse sentido, ela é a responsável pelo seu desempenho nos jogos, depois vem o CPU, que faz o trabalho de dar o suporte que a GPU precisa. O seu CPU ainda aguenta pelo menos uma RX 580, talvez até mais do que isso. 

Se seu intuito é jogar melhor, recomendo que mude seu plano de upgrade e deixe o CPU e MB para depois.

• Curtir 2
Postado

Com 1.500 reais você compra muita coisa, principalmente por já possuir as memórias.

Sobre AMD VS Intel, você deve saber que atualmente a AMD conta com os processadores Ryzen, que de certo modo destronou a Intel. A primeira geração foi lançada em 2017, segunda em 2018 e terceira em 2019, porém no mercado você encontra todos eles, já que há compatibilidade entre as gerações.

A terceira geração tem o Ryzen 5 3600, processador muito forte pra games e tarefas múltiplas, vende como água no deserto em todo mundo.
Seu preço varia de 950 até 1.099. Mas como 1.099 é preço de lançamento, ele se tornou mais comum na casa dos 9xx reais. Fique atento à black sexta-feira, seu último melhor preço foi de 949 reais há cerca de 10 dias.
Como Placa-Mãe você pode escolher uma B450. Como teremos black nesse final de semana, facilmente você encontrará bons exemplares na casa dos 4xx reais.

Se for de Intel, apenas oitava e nona geração compensam, anteriores estão defasadas.

Editando...
Como disse WOZ Dods, uma RX 580 faria mais sentido se o propósito fosse apenas games. O fato de recomendarmos essa placa é que certamente estará em boa oferta no final de semana por causa da Black.
Consegui pegar uma de 8gb em julho por 769.
Lembrando que precisa de uma fonte de energia decente.

Sobre a memória, dá para arriscar que uma Corsair funcionará em qualquer Placa-Mãe soquete AM4 (Ryzen). Mas ainda assim recomendo que poste aqui o part number de sua memória, pois nos sites dos fabricantes de Placas-Mãe há modelos já testados e aprovados.

• Curtir 2
Postado
41 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Sobre a memória, dá para arriscar que uma Corsair funcionará em qualquer Placa-Mãe soquete AM4 (Ryzen). Mas ainda assim recomendo que poste aqui o part number de sua memória, pois nos sites dos fabricantes de Placas-Mãe há modelos já testados e aprovados.

A reference list dos fabricantes é exatamente isso, uma lista de referência. Ela é indicativa de que nos testes que eles fizeram, com os componentes disponíveis então, aqueles não apresentaram problema. Acredite, se isso tivesse importância hoje, também teria uma lista dos que não funcionam.

O que pode ocorrer, e ocorre inclusive com as testadas, é não rodar na frequência máxima anunciada  com XMP, mas funcionar sempre vai.

• Curtir 2
Postado
8 horas atrás, WOZ Dods disse:

A memória tem que ser compatível com a placa-mãe. 

Como recomendado pelo @loumier , um conjunto Ryzen seria mais indicado, porém devo advertí-lo de que você não verá qualquer ganho em jogos com a troca do CPU. Se quiser ver ganho para jogos, precisa primeiro de uma GPU superior, e somente depois disso de um CPU. A sua GTX 660 é o maior limitador nesse sentido, ela é a responsável pelo seu desempenho nos jogos, depois vem o CPU, que faz o trabalho de dar o suporte que a GPU precisa. O seu CPU ainda aguenta pelo menos uma RX 580, talvez até mais do que isso. 

Se seu intuito é jogar melhor, recomendo que mude seu plano de upgrade e deixe o CPU e MB para depois.

Então cara, o que acontece é que eu já tenho aquela memória RAM !  O intuito de atualizar minha placa-mãe/processador é funcionar minha RAM que é bem mais rápida que o processador e placa-mãe suportam, pra no futuro trocar a placa de video. Só isso ja vai dar uma boa melhorada no PC (junto com o SSD)

Até entao minha GTX660 me atende bem, ja que o que mais jogo atualmente é ocasionalmente CS, e até agora ta atendendo!

@Crixus Champion  Como faço para pegar o part number da memória RAM ?

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...