Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Disco rígido corrompido. Qual comprar ?


Aks Jacoves
Ir à solução Resolvido por Aks Jacoves,

Posts recomendados

Olá a todos!

 

De ontem pra hoje recebi uma mensagem no meu PC dizendo que o disco rígido tinha sido corrompido, e pediu para que eu fizesse uma cópia de segurança e trocasse o mesmo. Depois que reiniciei o PC, o PC não reconhecia mais o disco rígido e pedia para que eu colocasse um e reiniciasee. Meu disco rígido é antigo de 2009 (ST3500620AS). Queria saber se é possível recuperar os dados desse disco rígido.

 

Também queria sugestões de disco rígido de até 250 que rode no meu PC. É um a6630la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Aks Jacoves disse:

Olá a todos!

 

De ontem pra hoje recebi uma mensagem no meu PC dizendo que o disco rígido tinha sido corrompido, e pediu para que eu fizesse uma cópia de segurança e trocasse o mesmo. Depois que reiniciei o PC, o PC não reconhecia mais o disco rígido e pedia para que eu colocasse um e reiniciasee. Meu disco rígido é antigo de 2009 (ST3500620AS). Queria saber se é possível recuperar os dados desse disco rígido.

 

Também queria sugestões de disco rígido de até 250 que rode no meu PC. É um a6630la.

A mensagem que você recebeu foi a de que não reconheceu um dispositivo de boot, não é? 

Você precisa verificar na BIOS se seu disco ainda está sendo reconhecido. Se estiver, pode conectá-lo a um computador que tenha o sistema operacional funcionando, ou conectar outro disco com sistema nesse mesmo computador, ou ainda usar uma alternativa inicializável como o hirens, e então recuperar seus dados. 

 

Seja qual alternativa escolher, não demore demais. Apenas copie tudo indiscriminadamente e aposente o disco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Grato pela resposta !

 

 

A mensagem que eu recebi agora Quando fui tentar ligar o computador é a seguinte: Falha de disco rígido emitente. Crie uma copiando segurança do disco rígido e substitua-o.

 

E agora ele não quer mais ligar.. Acho que foi pro saco meus dados né? 

 

Tenho uma última dúvida. A minha placa-mãe tem suporte sata, queria saber se eu posso comprar qualquer ssd sata e colocar nela ou isso vai depender da placa ? Mesmo que a ssd não rode na sua capacidade máxima por alguma limitação da placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Aks Jacoves disse:

@WOZ Dods Grato pela resposta !

 

 

A mensagem que eu recebi agora Quando fui tentar ligar o computador é a seguinte: Falha de disco rígido emitente. Crie uma copiando segurança do disco rígido e substitua-o.

 

E agora ele não quer mais ligar.. Acho que foi pro saco meus dados né? 

 

Tenho uma última dúvida. A minha placa-mãe tem suporte sata, queria saber se eu posso comprar qualquer ssd sata e colocar nela ou isso vai depender da placa ? Mesmo que a ssd não rode na sua capacidade máxima por alguma limitação da placa-mãe.

A interface SATA é retrocompatível. Isso significa que mesmo que você tenha uma super antiquada, ainda conseguirá utilizar os dispositivos mais recentes feitos para ela. Enfim, pode comprar e vai funcionar.

 

Sobre os seus dados terem ido para o saco, eu vou repetir que você precisa iniciar seu computador por um outro dispositivo (seja disco rígido, SSD ou pendrive) para ver se o HD ainda está disponível. Pelo que entendi o motor do seu disco está falhando, mas isso não significa que os dados estejam perdidos. Basta conectar outro disco com sistema operacional funcionando e remover os dados que são importantes. Depois você joga esse que está falhando no lixo.

 

Boa sorte aí.

adicionado 1 minuto depois

Ah, e sobre retrocompatibilidade: Se perder desempenho em relação ao que poderia ter, aperte o botão do ***** até poder trocar o conjunto inteiro. Afinal, é tudo que pode-se fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods

 

Muito obrigado pelas respostas!

 

 

Bom, comprei um HD novo e coloquei na minha máquina e liguei pra testar, mas infelizmente o erro continua.

 

DISK BOOT FAILURE. INSERT SYSTEM DISK AND PRESS ENTER

 

Eu comprei esse aqui https://www.pichau.com.br/ssd-crucial-bx500-240gb-2-5-sata-6gb-s-ct240bx500ssd1/?gclid=CjwKCAiAlajvBRB_EiwA4vAqiDKFqeDHh9Jd8qfZ6F2g3tpgWUTC8SXsr9-YgjihsHDgVT_Ixi_BPxoC2RgQAvD_BwE

 

Lembrando que eu não coloquei um cd de instalação do Windows, não sei se foi por isso que deu esse erro. Entao simplesmente quando chegou o HD eu peguei e comecei no PC pra testar.

 

Minha placa-mãe tem 4 entradas sata, eu testei ligar o HD nas 4. Tentei também trocar o cabo sata e o outro cabo que conecta no HD pelos cabos do meu leitor de disco (que tem exatamente as mesmas entradas do HD), mas o erro persiste.. o leitor de cd continuou sendo lido mesmo com as trocas de cabo e ligando em uma entrada sata diferente na placa-mãe.

 

Um fato curioso é que quando eu liguei o PC e dei F10 pra ir para as informações da BIOS, na aba 'System' o PC não reconhecia o HD, o único dispositivo que ele reconhecia era o leitor de CD. Mas quando fui pra aba BIOS na parte de prioridade de boot, lá aparace o nome do HD certinho. 

 

Queria saber se o erro é devido eu não ter colocado junto uma ISO (estar sem sistema operacional), ou se é por outro motivo.

 

Grato desde já !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@atualizando 

 

Comprei o cartão de memória e coloquei a iso pra testar, mas a mensagem ainda continua.

 

Configurei pela bios pro Pc reconhecer a porta USB no boot e coloquei como priotidade, também pressionei a tecla F1 pra chamar o pen drive, mas a mensagem que aparece logo em seguida após o PC ligar é para que eu Insira um disco e pressione enter ...

 

Alguém tem ideia do que pode ser ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Aks Jacoves disse:

@atualizando 

 

Comprei o cartão de memória e coloquei a iso pra testar, mas a mensagem ainda continua.

 

Configurei pela bios pro Pc reconhecer a porta USB no boot e coloquei como priotidade, também pressionei a tecla F1 pra chamar o pendrive, mas a mensagem que aparece logo em seguida após o PC ligar é para que eu Insira um disco e pressione enter ...

 

Alguém tem ideia do que pode ser ?

A mensagem que você recebeu significa que não existe um dispositivo de inicialização válido na ordem de inicialização. O HD novo vai dar esse erro até você instalar o sistema corretamente e configurar a BIOS para considerar aquele disco rígido como forma de inicialização primária. Você está precisando melhorar suas ideias de incialização de sistema (por isso usei essa palavra tantas vezes, observe). Primeiro você precisa plugar o novo dispositivo (tanto o cabo sata quanto o cabo de energia da fonte), depois você precisa configurar a BIOS para reconhecer seu pendrive de onde vai instalar o windows (ele tem que estar conectado antes de ligar a máquina), e somente depois de instalar o windows que você vai conseguir inicializar pelo novo disco. 

 

Observe que se tiver sistema instalado em outro disco que esteja plugado na máquina, quando você instalar o windows ele vai criar uma lista de inicialização para você escolher qual sistema quer inicializar, o que nunca será ideal. Ou exclui as partições do windows antigo antes (mais especificamente a partição de instalação e a "reservado pelo sistema, ou system reserved", para somente instalar o sistema, ou desconecta o HD antigo completamente antes de começar o processo.

 

Pesquise com formatar sua máquina corretamente, mas se tiver dúvidas nos procure aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods @WOZ Dods Grato pela resposta!

 

 

O procedimento que eu fiz para instalar o windows foi exatamente esse que você transcreveu, e eu já fiz instalacoes de windows pelo pen drive outras vezes. No meu antigo Pc por exemplo eu tinha dois sistemas operacionais em partições diferentes (W7/Ubuntu).

 

Pra ficar mais claro o que tentei fazer e o que está acontecendo, vou postar algumas imagens das opções das BIOS e um diagnóstico que fiz hoje. (Vou colocar algumas aqui e outras no Imgur por causa do limite de tamanho)

 

http://imgur.com/gallery/jQA6IVL

 

Note que em umas das imagens na aba de informações de sistema, não mostra o HD lá, mas na aba boot mostra. Em uma das imagens tem uma print de eu escolhendo a unidade que deve dar boot, e nela eu tentei dar boot no USB que já está com a ISO instalada

 

Como já tentei várias coisas, vi outros tópicos a respeito do assunto, vídeos, etc.. vou levar na assistência amanhã e depois posto aqui o resultado.

 

Obrigado pela ajuda novamente!

IMG-20191207-WA0006.jpeg

IMG-20191207-WA0008.jpeg

IMG-20191207-WA0010.jpeg

IMG-20191207-WA0012.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Aks Jacoves Entendi! Você está com os dispositivos SATA configurados como RAID? Confira na sua bios por favor. Se estiver como RAID ou AHCI, tente configurar como IDE, salve e reinicie para ver se muda a situação. 

 

Além disso, seria interessante fazer um reset de BIOS e testar se a situação muda. Não precisa ser na placa-mãe, pode ser de dentro dela mesmo.

 

Estranho que apesar de quando configurado para RAID, a BIOS não exibir os discos em sua lista de dispositivos conectados, mas ainda sim mostrá-los na ordem de boot (exatamente como você descreveu), normalmente o modo RAID ainda sim não impediria a inicialização por eles. 

 

Um outro teste interessante de se fazer é efetuar o reset de BIOS, desligar a máquina e desconectar todos os discos da placa-mãe, ligando então somente o que você deseja utilizar (de preferência o SSD que é novo) e tentar ligar novamente.

Você vai precisar de um dispositivo de boot válido, e no caso do pendrive com o windows, tente gravar sua ISO usando a ferramenta própria da microsoft (Windows USB/DVD Download Tool), com o mesmo pendrive e também com outro, bem como com outra ISO.

 

Realmente só será possível descobrir onde está o problema com testes, pois não há nada que indique um defeito na placa-mãe. 

 

Obs.: Você chegou a testar o disco rígido que falhou em outro computador? Se sim, qual foi o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Tentei fazer o reset da BIOS e ligar somente com o SSD e não teve diferença.

 

Sobre as configurações sata eu não consegui mexer em nada. Pelas imagens que tirei da BIOS da pra ver que eu não consigo mexer em muita coisa... 

 

Vou tentar fazer o seguinte. Como eu comprei um PC semana passada e ainda está para chegar, quando ele chegar eu irei testar o SSD com Windows 10 que vai vir no Pc novo nesse meu Pc com problema e vou tentar dar boot com esse SSD. Se der certo eu pego o SSD novo e instalo o windows 7 pelo Pc novo e depois coloco o SSD no Pc velho.

 

Quando meu Pc chegar e eu fizer os testes informo sobre o resultado. 

 

Agradeço novamente pelas respostas @WOZ Dods !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Aks Jacoves disse:

@WOZ Dods Tentei fazer o reset da BIOS e ligar somente com o SSD e não teve diferença.

 

Sobre as configurações sata eu não consegui mexer em nada. Pelas imagens que tirei da BIOS da pra ver que eu não consigo mexer em muita coisa... 

 

Vou tentar fazer o seguinte. Como eu comprei um PC semana passada e ainda está para chegar, quando ele chegar eu irei testar o SSD com Windows 10 que vai vir no Pc novo nesse meu Pc com problema e vou tentar dar boot com esse SSD. Se der certo eu pego o SSD novo e instalo o windows 7 pelo Pc novo e depois coloco o SSD no Pc velho.

 

Quando meu Pc chegar e eu fizer os testes informo sobre o resultado. 

 

Agradeço novamente pelas respostas @WOZ Dods !

Tem uma falha enorme no seu raciocínio. Se você instala o w7 em um pc (ou qualquer outro windows depois do XP), você estará condicionando o sistema à placa-mãe onde foi instalado. Consequentemente ele terá dificuldades de rodar em outra. Não recomendo esse procedimento. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Tem razão, li alguns artigos a respeito da troca de HD com SO instalado e isso pode causar alguns problemas.

 

Bom, acho melhor levar pra assistência mesmo.

 

Estava tentando fazer uma atualização da BIOS mas os tópicos que vi (e no site da própria placa-mãe), eles pediram pra baixar um flash, e pra esse flash precisava ter um sistema operacional.

Nesse link aqui tem o update da minha BIOS. A versão da minha está na 5.14 de 2008, e o último update dela está na versão 5.31 (2011).

 

https://soggi.org/motherboards/msi-oem/MS-7525-VER-1.0-Boston-GL6.htm

 

Será que teria uma forma de atualizar a BIOS sem precisar de SO pra minha placa ? Acho que talvez isso resolva, já que a minha está oferecendo poucas opções de configurações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Aks Jacoves disse:

@WOZ Dods Tem razão, li alguns artigos a respeito da troca de HD com SO instalado e isso pode causar alguns problemas.

 

Bom, acho melhor levar pra assistência mesmo.

 

Estava tentando fazer uma atualização da BIOS mas os tópicos que vi (e no site da própria placa-mãe), eles pediram pra baixar um flash, e pra esse flash precisava ter um sistema operacional.

Nesse link aqui tem o update da minha BIOS. A versão da minha está na 5.14 de 2008, e o último update dela está na versão 5.31 (2011).

 

https://soggi.org/motherboards/msi-oem/MS-7525-VER-1.0-Boston-GL6.htm

 

Será que teria uma forma de atualizar a BIOS sem precisar de SO pra minha placa ? Acho que talvez isso resolva, já que a minha está oferecendo poucas opções de configurações

Meu querido... Sério... Instale um sistema novo e seja feliz. Update de BIOS é essencial para aumentar a compatibilidade com processadores e memórias, única e tão somente. Se quer que seu sistema funcione corretamente, instale ele para o computador atual onde o disco está instalado. Não tem muita fuga disso. É como tentar encaixar um quadrado dentro de um círculo, você não faz ideia de quanta incompatibilidade é gerada quando se instala um sistema saudável em outra placa-mãe.

adicionado 0 minutos depois
4 horas atrás, Aks Jacoves disse:

Tem razão, li alguns artigos a respeito da troca de HD com SO instalado e isso pode causar alguns problemas.

 

Bom, acho melhor levar pra assistência mesmo.

 

Mais de 20 anos de montagem e manutenção de computadores, e não vi uma única circunstância onde o sistema tenha ficado estável nesse tipo de cenário. Sério, formata isso aí.

adicionado 2 minutos depois
1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

alguns problemas

Tipo, é como falar que o furacão passou ali na vizinhança e causou "alguns problemas"... Não causou alguns problemas! Ferrou a bicicleta, o caminhão, a casa, o prédio...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Solução

Resolvi a uma semana atrás e esqueci de responder...

 

 

Resolução:

 

Simplesmente peguei o SSD e liguei no meu PC novo e criei um novo volume em GPT e depois coloquei no PC que apresentava o erro. Quando liguei ele, não  aparecia mais a mensagem de erro, dessa vez só aparecia uma tela preta e o cursor de texto piscando, e dessa vez consegui dar o boot no pen drive e instalar o windows 7.

 

(Não sei como isso deu certo mas resolveu pra mim)

 

Agradeço pelas respostas @WOZ Dods !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!