Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Relógio digital com 7490


Posts recomendados

Olá, gostaria de tirar algumas dúvidas acerca do relógio digital abaixo:
image.thumb.png.0932f2edbdfbf398636bfc4b900cc54f.png


Eu imagino que seja um relógio de 24h, certo? Caso não seja, poderiam me dar alguma explicação? Entendo que os displays dos segundos estão configurados para contar de 0~9 a unidade e de 0~5 a dezena, para os minutos é a mesma coisa, já para as horas é um pouco diferente, depois isso tudo é levado para decodificador 7447 e passado para o display.

Porque o clock usado é de aproximadamente 100Hz (cap. 1µF, Res1. 4.7K, Res2. 4.7K)? Não deveria ser de 1Hz? Acho que poderia ser um erro do autor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Por esse link é mais fácil de visualizar, mas acho que o erro mesmo é no clock, teria que ser de 1Hz, pois não faria sentido ser outro valor, vou recriar no proteus pra ter certeza, não fiz isso antes porque a versão gratuita não salva, uma pena ter que perder a montagem toda.

De qualquer forma, acho que seria melhor usar um cristal de relógio em si, fazendo um circuito com 4060 sai 1Hz certinho, já com o 555, o erro é bem maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, o clock deve ser de 1Hz mesmo. 

Em 02/12/2019 às 12:13, Lucca Rodrigues disse:

um cristal de relógio em si, fazendo um circuito com 4060 sai 1Hz certinho

Com o cristal de relógio que na maioria das vezes é de 32768Hz, vai sair 2Hz 

A divisão do 4060 é de 16384. 

 

Ali no seu esquema coloque diodo e resistor nas saídas das portas And, assim não vai dar curto quando tiver que acertar a hora. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88

3 horas atrás, Renato.88 disse:

Com o cristal de relógio que na maioria das vezes é de 32768Hz, vai sair 2Hz 

A divisão do 4060 é de 16384.

Deve ser gambiarra, mas quando eu liguei o Q10 no Q5 no laboratório deu certo kk, eu achei que iria multiplicar 1024 por 32 e resultaria em divisão de 32768.

Vou usar um 4013 na saída de 2Hz então.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lucca Rodrigues disse:

Deve ser gambiarra, mas quando eu liguei o Q10 no Q5 no laboratório deu certo kk, eu achei que iria multiplicar 1024 por 32 e resultaria em divisão de 32768.

Deu um curto nas saídas.

 

1 hora atrás, Lucca Rodrigues disse:

Vou usar um 4013 na saída de 2Hz então.

Correto.

Ainda pode aproveitar os 2Hz pra acertar a hora, apertando um botão os contadores dão passos de 2Hz até chegar no número desejado.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!