Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC reinicia sozinho e sem conseguir reiniciar o sistema


Ir à solução Resolvido por Sveen Coop,

Posts recomendados

Quando comprei o computador logo de inicio ele não ligava, eu tive que remover o módulo de RAM e colocar novamente, e funcionou. Mas 2 semanas depois começou outro problema.

 

Depois de um certo tempo de uso, toda as Leds na Placa-Mãe e Fans chegam a apagar e ligar novamente, as Fans continuam rodando, mas o PC deixa de dar vídeo, nem sinal do teclado ou mouse, sinal de leitura do SSD. Não emite som, o Visualizador de Eventos do Windows acusa desligamento incorreto da máquina. Nenhum outro aparelho chega a desligar somente o PC mesmo. Para voltar precisa segurar o botão de energia por 4 segundos para forçar desligar.

 

é computador novo, com todas peças novas 

Ryzen 3400g + Vega 11

Memória HyperX Fury 2666mhz 2x8gb

Fonte Thermaltake Smart RGB 500W

Placa Gigabyte AB350 D3SH-V2

Gabinete Thermaltake V200

SSD Kingston A400 120gb

Sem placa de video

BIOS atualizada

 

As temperaturas estão entre 35° - 65°.

 

Acontece sempre com o tempo

Está reiniciando depois de 4 ou 3 horas de uso (no sistema operacional), depois ele começa a cair com 2 horas, depois 1 hora, se eu deixar ele desligado por um tempo o tempo dura mais. O pc ja reiniciou as 13h, 17h, 19h, 21h, 23h, 1h. Mas a maior frequência é depois das 17h e maioria quando começo a jogar algo, ou depois de jogar por um tempo e fechar o jogo.

 

Ja testei várias vezes as RAMs separadamente e os slots de memória, rodei o MemTest86 (4h), diagnóstico de memória do Windows, Testei a unidade do SSD, Fiz testes de Stress, troquei o Slot do cabo de força no Filtro de Linha, troquei a ventoinha traseira, melhorei a refrigeração, nada resolveu.

 

Obs1: Percebi que leva um certo tempo para a máquina ganhar performance, os jogos começam com 48FPS e vão para 60FPS depois de 20min.

Obs2: Quando estava funcionando normalmente jogava o dia inteiro sem dar problema e cheguei a trocar o filtro de linha + estabilizador bem velhos (2005), por um único filtro de linha novo da Clamper.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Sveen Coop disse:

cheguei a trocar o filtro de linha + estabilizador bem velhos (2005), por um único filtro de linha novo da Clamper.

era meu primeiro palpite.

 

22 minutos atrás, Sveen Coop disse:

As temperaturas estão entre 35° - 65°.

é (não descartado!!) meu segundo palpite reforçado pelo seguinte:

22 minutos atrás, Sveen Coop disse:

Está reiniciando depois de 4 ou 3 horas de uso (no sistema operacional), depois ele começa a cair com 2 horas, depois 1 hora, se eu deixar ele desligado por um tempo o tempo dura mais.

 

Roda um stress (CPU+"GPU") no AIDA. e publique o resultado de temperaturas.

 

se cair de novo tenho um terceiro palpite mais trabalhoso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes e Depois de reiniciar (segundo o aviso do Aida64), tempo 8:30 minutos cada teste


CPU+FPU+GPU

 

O Aida64 Extreme não está conseguindo pegar as temperaturas, mas o HwInfo64 sim, ele geralmente o chipset fica em 75° sobre estresse, e de vez em quando sobe para 85° por dois segundos e volta para 75°

testeAidaAntes.PNG

testeAidaDepois.PNG

 

PC não chegou a cair durante os testes

 

Estou testando agora com algumas coisas que fiz:

- Desativei uma opção na BIOS chamada DRAM Power Down Enable, que estava ativada

- Estou usando o Filtro de Linha antigo

 

E o PC acabou de cair de novo cerca de 20 minutos depois de terminar o teste

Pelo jeito ele só cai quando não está sobre estresse

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu estou achando 85°C meio quente pro CPU, verifique as temperaturas de proteção na BIOS.

Se estiverem acima disto verifique a fiação elétrica interna do gabinete remova e reconecte todos os conectores de saída da fonte, e faça o mesmo com o cabo de força (nos reporte se existir facilidade demais neste em específico).

 

Aproveite também para consultar o log de eventos do windows para ver se não tem nenhuma sinalização nos horários em que ele desliga.

 

Se não for anda disso, contate quem lhe vendeu o computador e solicite garantia, provavelmente algum problema na placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Sveen Coop disse:

Erro Critico: Kernel-Power, O computador não foi desligado de maneira correta, por motivos de queda de energia, desligamento forçado ou falha critica.

🤔

Fez  revisão dos cabos de força?
Este log me abriu mais um palpite, mas para que ele se torne possível preciso que tenhas verificado todas as conexões elétricas internas do gabinete e o cabo de força...
Chegou a verificar também a "temperatura de segurança" na BIOS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann Essa mensagem do windows é genérica e é escrita sempre quando você termina de inicia o windows.

 

Sobre os cabos eu testei e estão muito bem presos na placa, ela tem várias travas assim como existe nos módulos de memória RAM. São difícil pra corolhos de tirar

 

A temperatura máxima é de 95° C segundo a AMD (o que achei baixo, porque o Intel Mobile vai até 105 °C)

A BIOS é uma Gigabyte Porcaria não tem nem opção de alterar isso. 

 

Eu achei um post de uma mulher que tava tendo problema de desligamento no Ryzen, e ela resolveu fazendo revertendo um overclock básico que ela fez sem querer. Então eu tentei fazer o mesmo:

 

  • Desativei o Turbo Boost Core na BIOS
  • Alterei o plano de energia de "Ryzen High Performance" para "Equilibrado"
  • Reduzi o desempenho máximo do processador de 100% para 50%, e o mínimo de 100% para 5% no Plano de Energia
  • Alterei o plano de velocidade das fans na BIOS que variavam entre 60% e 80%, agora variam entre 80% e 100%

 

O sistema ficou muito mais estável, mesmo depois do test de stress que derrubou a máquina

  • O Core VIDs caíram de 1.51v para no máximo 1.21v enquanto jogo, e congelado á 0.8v quando navego na internet
  • A Freqüência caiu de 4.2 Ghz para 3.6 Ghz jogando, e 3.6Ghz para 1.6Ghz enquanto navego na internet
  • Não perdi performance em jogos porque eles utilizam no máximo 20% da CPU e 100% da GPU, mas percebi que fica mais lento na hora de carregar os programas.
  • A temperatura não passam dos 60°, a temperatura que ficava dando saltos de 10°C a cada 2s agora só em casos em que estou jogando a cada 10s. enquanto navego a temperatura fica presa em 33° graus e raramente salta para 39° e depois volta para 33°.

 

Consegui um Uptime de 5:30 sem quedas. Vamos ver se isso resolve, preciso fazer mais testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Sveen Coop disse:

São difícil pra corolhos de tirar

Os plásticos sim, mas as vezes os metais internos "entortam" e perdem o contato por isso pedi que avaliasse...

 

25 minutos atrás, Sveen Coop disse:

temperatura máxima é de 95° C segundo a AMD

já estava ciente disto...

 

25 minutos atrás, Sveen Coop disse:

mas a BIOS é uma Gigabyte Porcaria não tem nem opção de alterar isso

acho estranho... a minha é uma H110M (um dos chipset mais fuleiro) e tenho quase certeza possui estas funções... (nunca precisei mexer nisso pois botei um WC na segunra semana e a temperatura nunca passou de 45°C mesmo em teste de stress de 5 horas)

 

28 minutos atrás, Sveen Coop disse:

máximo do processador de 100% para 50%,

esta alteração é um pouco agressiva... eu deixava meu note em 99% para evitar aquecimentos e funcionava bem...

 

29 minutos atrás, Sveen Coop disse:

Consegui um Uptime de 5:30 sem quedas. Vamos ver se isso resolve, preciso fazer mais testes.

que bom que está funcionando... pode ser a questão de OC não intencional mesmo...

 

Vou ficar acompanhando em prol do aprendizado, peço que nos reporte diante de qualquer alteração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retornei o desempenho da CPU para 100% no plano de energia e fiz um teste no AIDA64, durante o teste foi normal, máximo de 67° graus (sem Turbo Boost e com Cooler á 70%), não chegou a cair durante o teste, mas 30 min depois computador voltou a desligar, e agora certeza que não é temperatura porque estava a 33°C.

 

Estou começando a achar que pode ser problema de tensão da fonte. Mudei o desempenho máximo para 75%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não resolveu em nada,

Também tentei usar o Gabinete Aberto para reduzir as temperaturas, e nada (totalmente descartado a ideia de temperaturas)

Agora desempenho máxima a 100% + Core Performance Boost ativo, eu setei o POWER SUPPLY IDLE CONTROL para TYPICAL (geralmente o pessoal do Linux tem que fazer isso por causa do Ryzen mas não resolveu);

 

Encontrei 2 americanos que estão tento o mesmo problema que o meu no ano Passado com o Ryzen 1600 e a mesma placa. Ambos conseguiram resolver trocando ela. Pelo jeito eu dei sorte de pegar uma placa bichada, estou tentando acionar a garantia, mas o pessoal da Terabyte é lixo no tempo de atendimento. 

 

Provavelmente eles vão levar 3 meses para resolver isso, isso se eles tiverem a capacidade de testar corretamente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode ter algum dano numa das linhas de alimentação... faria bastante sentido...

20 horas atrás, Sveen Coop disse:

Terabyte é lixo no tempo de atendimento

tenha fé e acredite em mim, quando mais indisposição você cria, mais eles demoram no atendimento. Seja educado com eles, eles precisam resolver muita situação desagradável com compostura, como acionamento de garantia por mau uso de equipamento. Suporte técnico é um trabalho bastante ingrato, tente não fazer a vida deles um pouco pior do que já é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...