Ir ao conteúdo

Javascript JavaScript como Back end ??

Ir à solução Resolvido por loumier,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Eu to me aprofundando em Javascript e tenho 2 projetos que vou tentar desenvolver nessas férias de verão. Mas antes, eu preciso tirar algumas dúvidas:

-> Posso usar Javascript no back-end? (Pra integrar API, conectar com o banco de dados, etc)?

-> Se sim, eu poderia utilizar o javascript puro, ou algum runtime/frame work (tipo node.js, express)?

Os 2 projetos que eu tenho planejado pretendem integrar e obter dados de outros serviços. Qual a melhor maneira de fazer isso?:

-> Como integrar serviços?

Bem, a última pergunta eu posso googlar, mas eu gostaria de saber a opinião/experiência de vocês, e obter possíveis conselhos.

Obrigado desde já!

att,

reberth.

• Solução
Postado
  Em 04/12/2019 às 17:30, Reberth Siqueira disse:

-> Posso usar Javascript no back-end? (Pra integrar API, conectar com o banco de dados, etc)?

Expandir  

Sim, isso se chama NodeJS.

-> Se sim, eu poderia utilizar o javascript puro, ou algum runtime/frame work (tipo node.js, express)?

Expandir  

Só via NodeJS mesmo, JS puro você só vai usar no frent-end. Express é uma biblioteca pra NodeJS para roteamento de requisições.

-> Como integrar serviços?

Expandir  

Através de uma API Rest. Você pode usar JSON ou XML. Eu acho JSON melhor e você ainda continua dentro do universo do JS.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!