Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal,

Estou em duvida sobre um projeto, sobre o duplicador de tensão, há muitos artigos sobre ele e muitos videos mas cada um diz uma coisa, nada de concreto. A dúvida é a seguinte, estou a ligar 2 coolers de 12v em uma fonte a principio de teste, acaba que a rotação diminui por conta da tensão da fonte, porém estes coolers vou ligar na bateria do carro que é um projeto em paralelo que estou desenvolvendo, a duvida é, existe algum dobrador de tensão que eu possa utilizar na bateria do carro para alimentar estes 2 coolers, pois a tensão final de saída da bateria é mais ou menos 12v também, mas preciso da potência máxima destes 2 coolers. Acho que no caso precisaria que essa bateria do carro me fornecesse 24v de saída.

Desde já agradeço a quem puder me ajudar neste projeto.

Postado

Se os coolers são de 12V ligue em paralelo com a bateria, não em série. Fio positivo dos coolers no positivo da bateria e negativo dos coolers no negativo da bateria.

• Curtir 1
Postado
26 minutos atrás, aphawk disse:

@Rodrigo_Freiitas ,

Cooler de 12V é perfeito para bateria de 12V.

Se precisar de mais potência nos coolers, compre modelos mais potentes.

Se colocar mais de 15V num cooler de 12V ele vai queimar rapidinho ...

Paulo

Entendi amigo, mas me tira uma dúvida estes dois coolers estão ligados juntos uma bateria de 12v é o suficiente para os 2? Achei que para ter a potência total dos dois precisaria dobrar a tensão pelo fato de eles estarem juntos. Logo fiz 12v x 2 = 24v que preciso, este foi meu raciocínio.

Postado
5 minutos atrás, Rodrigo_Freiitas disse:

Entendi amigo, mas me tira uma dúvida estes dois coolers estão ligados juntos uma bateria de 12v é o suficiente para os 2? Achei que para ter a potência total dos dois precisaria dobrar a tensão pelo fato de eles estarem juntos. Logo fiz 12v x 2 = 24v que preciso, este foi meu raciocínio.

Mantendo o seu raciocínio se numa casa tem vários eletrodomésticos, todos funcionando em 110V. Deveria ter uns 10000V pra alimentar todos eles, não? :lol:

Acontece que os equipamentos são ligados em paralelo, a mesma tensão se divide entre eles, somando se apenas a corrente. 

Na bateria de carro tem potência de sobra. 

Da pra ligar dezenas de coolers desse aí e deixar funcionando por horas. 

• Curtir 2
Postado
3 minutos atrás, Renato.88 disse:

Na bateria de carro tem potência de sobra, sendo a mesma tensão o que importa é a corrente. 

Da pra ligar dezenas de coolers desse aí e deixar funcionando por horas. 

Verdade estava com pensamento todo incorreto, última dúvida o amigo ali em cima mencionou em ligar eles em paralelo e não em série, a melhor forma de ligar eles seria em paralelo mesmo?

Postado
21 minutos atrás, Rodrigo_Freiitas disse:

a melhor forma de ligar eles seria em paralelo mesmo?

Sim. 

Até mesmo onde a tensão é diferente (no caso maior), não é recomendável ligar equipamentos elétricos/eletrônicos em série. Pois há risco de queimar. 

A instalação em série fica apenas para equipamentos simples como lâmpadas e Leds, e ainda nesse caso é importante que sejam idênticos, caso contrário não funciona e dependendo também pode queimar. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!