Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala aí rapaze, td beleza?

Enfim, estou com uma fonte de notebook aqui e por acaso eu pretendo utilizar ela para ligar um aquecedor de aquario improvisado, pois não quiz compra um com regulador sabendo que o mesmo não é tão prático ao ponto de durabilidade.

O meu único problema é ligar sobre o mesmo a fonte em questão que é de 60w, mas queria poder controlar o aquecimento do mesmo, porém estou em dúvida se um simples potenciômetro é capaz de suportar o controle sem queimar, não pretendo colocar nenhuma peça além do próprio potenciômetro, e vou conectar direto no circuito já transformado, corrente contínua. A fonte é de 21v 3a a saída, desculpem não entendo muito de eletrônica, queria saber se existe um limite de watts ou outra coisa para a utilização do mesmo de tal maneira 🙄

Será que vai dar certo 🤔

• Membro VIP
Postado

Potenciômetros comuns, de carvão (carbono), suportam coisa de meio Watt, se muito.

Potenciômetros de fio aumentam esse limite para coisa de 4 a 5 Watts.

Se preocupe também com a tensão de trabalho desse aquecedor, que se for desses comerciais é de 110 ou 220 Volts AC. Ao tentar alimentá-lo com uma fonte de notebook cuja tensão é 21 Volts terás no máximo parte de sua potência nominal (60 Watts como citas).

Potenciômetro comum

image.png.e0725dad902ecaebd32fb0693c0df8e0.png

Potenciômetro de fio

image.png.96764632aae001c5e13a135ce10db94c.png

Necessitando de maior potência se faz necessário uma fonte de maior tensão ou de um aquecedor dimensionado para operar em 20 Volts.. 

Postado

Poxa valeu faller, mas no caso aqui eu to usando um aquecedor improvisado com resistência de chuveiro mesmo, rs. Aumentando a potência com um fio passado pelo meio da mesma, resumindo, estou fufu pra resolver esse problema. Mas valeu pelo auxílio, agora já sei que num dá por tal meio 🙂

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...