Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

windows inicia na bios após troca de hd secundário: smart status bad


victorssr
Ir à solução Resolvido por F4b10,

Posts recomendados

Boa noite, pessoal!

Surgiu uma situação comigo e não encontrei em nenhum outro lugar algo parecido, resolvi compartilhar aqui para ver se vocês podem me ajudar!

 

Então, primeiramente quero citas os fatos:

Tenho um HD antigo que já uso há vários anos. No final do ano passado resolvi adicionar um SSD no meu PC para deixa-lo mais rápido e mantive o HD para colocar jogos, etc.

Depois de alguns meses, o meu HD começou a apresentar um problema em que sempre ao iniciar o windows, aparecia uma tela preta com um aviso para o meu HD: "Status Bad, Backup and Replace":

image.thumb.png.519cc68612f56777ea7a6ac0c565cede.png

Eu apertava "F1", entrava na BIOS, dava "ESC" para sair da BIOS e o meu computador ligava normalmente.

Até então tudo bem, decidi comprar um HD novo na black friday que chegou hoje.

 

Assim que finalizei a troca, o PC começou a inicializar direto na BIOS sem o meu mouse ou o teclado funcionar. Verifiquei também que quando eu ligava o PC e apertava o "F2" repetidamente para entrar na BIOS manualmente, o meu mouse e teclado funcionavam normalmente. Se eu selecionar o SSD direto no boot ou pela BIOS, o windows sempre volta a cair na BIOS em que o meu mouse e teclado não funcionam.

Depois de vários testes e tentativas, percebi que se eu deixar somente o meu SSD (Sem nenhum HD, seja o novo ou o velho) acontece a situação que citei acima.

 

Se eu colocar o meu HD antigo de volta, ele dá o aviso e seguindo os passos que mencionei, o PC liga e funciona normalmente. (Inclusive estou postando aqui por ele agora)

 

Enfim:

Pensei em formatar o SSD para tentar resolver, mas queria procurar alguma solução em que não fosse necessária essa formatação. Alguém tem alguma ideia do que fazer?

 

Soluções que tentei:

1. Desativar o secure boot e ativar o launch CSM.

2. Utilizei um pendrive com o windows para configurar a partição do novo HD.

3. Selecionar o SSD para iniciar no boot menu.

4. Selecionar o SSD para iniciar na BIOS.

 

Agradeço desde já, galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Provavelmente o windows ta com o bootloader instalado no velho HD defeituoso, dai ele não inicia sem ele conectado,, melhor formatar e reinstalar o windows só com o SSD conectado, assim você garante que o bootloader fica no SSD... ate da pra tentar clonar o HD antigo para o HD novo, mas como o HD antigo ta meia vida ele poderia morrer durante a clonagem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, F4b10 disse:

Provavelmente o windows ta com o bootloader instalado no velho HD defeituoso, dai ele não inicia sem ele conectado,, melhor formatar e reinstalar o windows só com o SSD conectado, assim você garante que o bootloader fica no SSD... ate da pra tentar clonar o HD antigo para o HD novo, mas como o HD antigo ta meia vida ele poderia morrer durante a clonagem.

 

Entendi, muito obrigado! Chegando em casa hoje vou formatar o SSD como disse e posto aqui se resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!