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Bom dia pessoal. Eu dei uma boa pesquisada, na verdade faz algum tempo que procuro e não achei uma solução. Nem mesmo um tópico por aqui que tratasse o assunto.

Resumido: Estou com problema no compartilhamento de arquivos de toda uma rede com 82 filiais operando via vpn. Tentativa de acessar as maquinas via > executar > \\IP simplesmente parou de funcionar em todas as maquinas.

 

Explicação detalhada a baixo.

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Trabalho em uma rede de postos de combustível e esta utiliza de compartilhamento pastas para importação dos caixas. Usamos uma vpn para isso, onde o software acessa a pasta, puxando os arquivos necessários para importação.

Além do software de retaguarda, cada posto tem um “servidor”de ponto de venda. Que é responsável por unificar as informações para serem importadas pela retaguarda.

Explicado a base de como funciona a estrutura vamos ao problema:
Sempre tivemos casos isolados do compartilhamento simplesmente parar, nestas situações, mandávamos formatar a máquina que seria mais simples. Quando você tenta acessar a outra máquina via > executar > \\IP ou Hostname, ele simplesmente não responde.

O maior problema é que na quarta feira isso começou com 5 postos e em questão de dois dias se espalhou pra rede toda.  Temos uma média de três pdv’s por postos, sendo 1 servidor e dois escravos. Quando perdemos o compartilhamento apenas o servidor funciona, os outros dois que trabalhavam em rede param. E também não conseguimos importar as informações de venda dos postos para o servidor principal, porque o acesso de rede via vpn também não está funcionando.

 

Estrutura:

Antivírus utilizado nos postos – Kaspersky Free

Antivirus dos servidores – Bitdefender Endpoint Security

Servidor central – Windows Server 2016
Servidor de Pista (posto) – Windows 7
Maquinas escravas (posto) – Windows 7

Servidor de VPN – Windows Server 2008 R2 (PPTP)

 

Se ficou muito confuso, peço desculpas e um auxilio para explicar melhor minha situação.
Se alguém já conseguiu restaurar a comunicação de rede ou teve um problema semelhante, por favor aceito qualquer sugestão.

Agradeço pela atenção.

  • Membro VIP
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Boa tarde.

 

Como foi um problema recente em vários locais, e essa semana houve patch tuesday, confira as atualizações que foram instaladas nas estações e servidor.

 

Confira também o status do SMBv2 (e até mesmo o v1 caso seja uma rede legada -SMBv1 tem sérias falhas de segurança-) neles:

https://support.microsoft.com/pt-br/help/2696547/detect-enable-disable-smbv1-smbv2-smbv3-in-windows-and-windows-server

 

Suponho que o 2008R2 seja quem provê a VPN, confira também as configurações da VPN, acesso e endereçamentos.

  • Curtir 1
Postado

Ciro, bom dia. Na verdade a ultima atualização não está aplicada na maioria das maquinas. O problema ocorreu na quarta feira, justamente no dia da atualização. Porém a maioria das maquinas estava com o Windows Update ou danificado ou Inativo. Testamos realizar a atualização total das maquinas e a reinstalação do antivírus, nesse caso a maioria das maquinas voltaram a enxergar o 2008R2, porém o 2008R2 não voltou a enxergar essas maquinas. 

Vou checar os status e dou um retorno em breve.

Agradeço pela resposta!

Postado
1 hora atrás, ciro-mota disse:

Boa tarde.

 

Como foi um problema recente em vários locais, e essa semana houve patch tuesday, confira as atualizações que foram instaladas nas estações e servidor.

 

Confira também o status do SMBv2 (e até mesmo o v1 caso seja uma rede legada -SMBv1 tem sérias falhas de segurança-) neles:

https://support.microsoft.com/pt-br/help/2696547/detect-enable-disable-smbv1-smbv2-smbv3-in-windows-and-windows-server

 

Suponho que o 2008R2 seja quem provê a VPN, confira também as configurações da VPN, acesso e endereçamentos.

 

 

Acabei de checar E ativar o protocolo SMBv2 no servidor principal, tal qual em um dos computadores que precisava fechar comunicação. 

 

Ambos constam como protocolo smbv1 e smbv2 como ativos (1 no registro); 

 

Porém ainda não há comunicação. 

Existe alguma outra coisa a se checar?

  • Membro VIP
Postado

Isso:

23 horas atrás, ciro-mota disse:

Suponho que o 2008R2 seja quem provê a VPN, confira também as configurações da VPN, acesso e endereçamentos.

 

Se as estações já enxergam o servidor, é um bom sinal.

  • Membro VIP
Postado

O que há em comum com em termos de software com esses pontos com problema e os que funciona? Sobre o provedor de internet, também seria interessante verificar.

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