Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos.

Bem, eu sou leigo a respeito de computadores mas resolvi montar um pc pra jogar a um tempo. Comprei algumas peças novas pra montar em cima de um pc antigo de um amigo meu que eu havia comprado e ainda estou terminando de monta-lo.

Uma das coisas que mais me preocupa, foi a troca do processador i5 2310 por um i5 3570k, visto que o antigo, atingia no maximo seus 68-70º em altas temperaturas ambientes, já o novo em dia de calor chega a 85º, usando a mesma coolerbox e pasta térmica. (embora não tenha sido eu que tenha aplicado a pasta, mandei em alguns técnicos em uma loja aqui na cidade, não sei se eles passaram muita pasta ou pouca, ou se passaram pasta térmica ruim, é uma possibilidade, porém, tenho medo de mexer nas peças por ser leigo mesmo) 

O que eu reparei fazendo testes no aida 64 e em game, para verificar o funcionamento do PC é que a vcore do processador chega a cerca de 1.311v se mantendo fixamente nesse tanto.

Aí realizei algumas pesquisas, a maioria dizendo que em realidade, utilizava essa tensão para fazer overclock e setar o clock do processador além de 4.2 - 4.3ghz, coisa que o meu está em stock e sem nenhum overclock, visto que a minha placa-mãe nem suporta o overclock (por ser leigo no assunto, comprei o processador acreditando na possibilidade de overclocka-lo mas não sabia que a placa-mãe deveria ter esse suporte tb ¬¬ burrice minha, mas a gente aprende errando né? kk ) ou seja, o processador está rodando nos clocks normais, 3.4ghz (padrão) e 3.8ghz (turbo-boost) mas com o vcore alto de mais pra essa quantia de clock.

O problema está aí, não há o que eu possa fazer pra alterar o vcore do processador? Já que minha placa-mãe não suporta nenhum tipo de overclock, o que poderei fazer pra diminuir as temperaturas?

Pra isso, eu ja estou pensando em trocar o gabinete, afinal o que eu uso aqui é um gabinete daqueles antigos, cuja ventilação é prejudicada tb, não tem suporte para ventoinhas adicionais e etc... Claro que sei que isto está influenciando na temperatura do conjunto, mas o que gostaria de saber é se tem como diminuir um pouco esta temperatura até que eu possa trocar definitivamente o gabinete.
 

A configuração do PC:

 

Processador: Intel Core I5 3570k;

 

Ram: Corsair DDR3 4x4gb 1600mhz;

 

Placa de vídeo: AMD RX 570 4gb GDDR5;

 

Motherboard: ASUS H61A/BR

 

Print das temperaturas:

 

https://imgur.com/0wFACwS

 

Lembrando que as temperaturas no print chegaram em menos de 2 minutos de teste e que hoje está frio aqui onde moro (cerca de 18º), pois moro no sul. Ou seja, provavelmente se eu deixar bastante tempo rodando o teste, vai subir um pouco mais a temperatura.

Em dias de sol quente aqui, onde a temperatura ambiente chega a 30º, o processador ultrapassa facilmente esta temperatura do print.

 

 

 

  • Curtir 1
Postado

@Eder Neumann

Nah, isso ai da temp eu ja to ligado que é erro de leitura da mobo, desde quando peguei o pc do rapaz ele aponta essas temperaturas de 120º, mas que é impossivel estar nessas temps, pois ja teria queimado algum componente nestes 2 anos que estou usando o pc.

 

Prints adicionais:

 

https://imgur.com/a/EVZSYrm

 

Modelo da fonte, EVGA 500W 80plus white

 

Comprei ela em outubro, inclusive tive alguns problemas de desligamento do pc, mandei pra garantia, me devolveram ela e está funcionando normalmente agora.
Tb recorri ao fórum nessa ocasião, quando descobri que na minha mobo havia o tal do "asus anti-surge" que também poderia ser a causa dos desligamentos. O próprio moderador do fórum me ajudou nesse quesito.

 

 

Postado

Já tive placas da Asus e concordo que essa opção Asus Anti Surge não é confiável, causa desligamentos, sendo melhor desativar.

 

Acredito que as temperaturas estejam normais para o cooler box.

Dependendo do teste de stress, esse cpu aquece consideravelmente.

 

  Mostrar conteúdo oculto

Review aqui.
 

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!