Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Um tempo atras, minha fonte ficou com defeito e eu continuei a usa-la mesmo assim, o que acabou ocasionando na queima da placa-mãe, que era uma m5a78l-m lx/br.

Comprei uma fonte nova no mercado livre e uma placa-mãe seminova, uma m5a78l-m lx3 plus, a mais parecida a minha antiga e que acabou cabendo dentro do meu orçamento. O rapaz tinha me dito que havia comprado porém não funcionou no computador dele e então estava passando para frente.

Fiz a montagem da nova placa-mãe e uma limpeza basica, formatei o computador, instalei os drivers os programas que utilizo e fui jogar normalmente ( no caso o League of Legends que vou usar muito aqui como exemplo). porém encontrei o computador com uma performance horrível, FPS oscilava entre 12 min 20 media e 30 max, ficando praticamente injogavel, quando enquanto eu utilizava da outra placa-mãe, o mesmo jogo rodava a mais de 100 FPS com chrome aberto, ouvindo musica, enquanto baixava outras coisas e ainda mais.

No começo suspeitei da memoria ram, tirei ela fiz uma limpeza mas agora ja descartei essa possibilidade.

Coisas que tentei: Atualizar a BIOS, formatar de novo, limpar o processador, instalar todos os drivers manualmente, trocar a configuração de sata na bios que antes estava em IDE para AHCI e formatar de novo, e mais algumas coisas que devo ate ter esquecido de citar, todas se provando sem solução.

Acabei baixando o CPU-Z para ver se estava tudo certo e fiz um benchmark da CPU, nunca tinha feito isso antes então não sei como esse benchmark funciona, e os numeros acabaram dando um resultado que por si eu achei meio baixo, pedi para meu amigo baixar na maquina dele que e um pouco superior (o processador dele é um i3 9100F 3.60ghz) e fazer o benchmark para eu ter uma noção melhor dos numeros, e enquanto o benchmark do meu amigo deu CPU SINGLE THREAD = 453.6 e CPU MULTI THREAD = 1687.6 enquanto o meu deu CPU SINGLE THREAD = 57.8 e CPU MULTI THREAD = 344.5, então aparentemente um núcleo dele seria mais potente que o meu que e um AMF FX 6100 SIX CORE de 3.30 GHz.

Então agora suspeito de ser ou a placa-mãe que o cara ja me vendeu zoada ou o processador ter queimado alguma coisa junto com a placa-mãe antiga ou eu não estar sabendo configurar a placa-mãe nova e vim pedir ajuda a vocês porque ja não tenho mais ideia do que fazer.

A bateria da bios que eu coloquei na placa-mãe nova e a que eu utilizava na que queimou.

Configs de minha maquina

Placa-mãe atual: M5A78L-M LX3 PLUS      Placa-mãe antiga: M5A78L-M LX/BR

Processador: AMD FX 6100 3.30 GHz        Memoria Ram: 8GB DDR3

Placa de Video: AMD RADEON HD 6670   Armazenamento: SSD de 120GB

Não sei ao certo em qual topico colocar então se estiver no lugar errado favor me avisem

Postado

Um i3 3210 ja seria um pouco mais forte que seu FX 6100 no single thread, o I3 9400f massacra ate o FX8350... agora os 57 pontos em single ta bem baixo, vê se os clocks do FX estão normais, muitas placas mais baratas meio que não aguentam o consumo do FX e baixam o clock do processador.

• Curtir 1
Postado

@F4b10 O CPU-Z esta mostrando que o Clock esta 1399.92 MHz então acho que esta normal né? Tenho noção que o processador do meu amigo e um pouco melhor, ainda mais que ele tem aquele max turbo, porém ainda não acho que justifique os numeros do meu e o baixissimo desempenho comparado a antes.

Postado

Na aba benchmark do CPU Z  clique em "stress CPU" pra por o CPU pra trabalhar, em seguida volte na aba CPU e veja se a frequência sobre pros 3.3Ghz normais do processador, se a frequência não subir com o processador sob estresse é porque a placa-mãe não ta aguentando o processador. não esqueça de voltar na aba bench e parar o teste de stress pra não ficar aquecendo o CPU a toa.

• Obrigado 1
Postado

@F4b10 O Clock era pra estar em 3300.0? Se for isso, dei um stress na CPU e ele não sai dos 1399.92. Ta praticamente cravado, seria a placa-mãe mesmo então? O cara teria me passado uma placa-mãe zoada ou essa placa que não aguenta especificamente o meu processador?

Postado

Sim o clock deveria subir e ficar cravado em 3.3Ghz, se a placa-mãe tivesse um VRM decente ele poderia ate subir um pouco mais devido ao turbo boost.

Supostamente essa placa suporta o FX6100 porém se pesquisar tem muita gente reclamando da combinação dessas placas com os FX 6300 que é praticamente a mesma coisa que o FX6100, parece que o VRM dela é fraco pros FXs

Você usa o cooler box, se tiver usando um cooler torre o VRM da placa-mãe fica sem ventilação e pode fazer a placa baixar o clock pra evitar de queimar. o cooler box joga ar na placa-mãe e ajuda amenizar.

• Obrigado 1
Postado

Se tiver conhecimento da pra tentar setar manualmente o clock do FX pros 3.3Ghz no BIOS, ou pelo menos baixar pra 3Ghz, ou 2.8Ghz, um valor que a placa consiga manter estável, se for mais alem da pra baixar um pouco a tensão do CPU pra reduzir o consumo e ajudar a placa.

• Obrigado 1
Postado

@F4b10 Acabei fazendio isso que você falou, setei o clock para 3.30ghz manualmente e coloquei a tensão pra 1.35, desabilitei o cool n quiet, setei a ram pra 667 e a tensão para 1.5 e realmente o clock subiu para 1406.19 mhz, porém ainda assim continua bem pouco, sera q eu tento arriscar um overclocking pra fazer ela chegar nos 3 pelo menos?

• Membro VIP
Postado

@Iuri Casagrande Acredito que seja a placa-mãe imprópria para os processadores da linha FX. Muita gente chega com o mesmo problema que você por aqui e infelizmente não tem solução definitiva além da troca por uma placa-mãe adequada, com chipset próprio para os FX que são: 970, 980 e 990.

Placas-mãe de chipset 760 foram projetadas para os athlons e phenoms porém com um update de BIOS passaram a suportar os FX que são de uma arquitetura diferente, isso causa o supearquecimento no VRM da placa-mãe (não tem sensores de temperatura para indicar o problema) fazendo com que o clock do processador caia para impedir que algum dano permanente seja causado.

Você pode tentar atualizar a BIOS, desativar o Turbo Boost e até colocar dissipadores adesivos nos mosfets porém nada é garantido.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

@Iuri Casagrande Será que não seria possível partir para uma plataforma nova? Porque continuar gastando em algo mais antigo não é uma boa. Dá para comprar um kit Ryzen 1400, B350 e 8GB de RAM por menos de R$800.

Se mesmo assim estiver decidido de pegar uma placa-mãe boa, infelizmente aqui no Brasil você não acha por preços acessíveis. Minha sugestão seria comprar uma usada da China mesmo, no Aliexpress, uma Asus M5A97 R2.0 por ~R$300. Lembre-se de comprar a versão com dissipador no VRM que fica à esquerda do soquete do processador.

Eu já comprei uma a alguns meses atrás, ela veio em perfeito estado e nem parece que foi usada. Você também pode procurar aqui no Brasil porém pedem de 400 a 500 reais em uma usada.

• Obrigado 1
Postado

@grievous ate cogitei mudar para outra plataforma, tanto que tenho esse fx há 5 anos ou mais, mas no momento não tenho o investimento para trocar, então acho que vou pegar só uma placa-mãe nova pra segurar e tento trocar a plataforma toda ano que vem. Mas muito obrigado pelas dicas pessoal, pelo menos foi mais experiência pra mim né kkkk.

• Membro VIP
Postado

@Iuri Casagrande Na minha opinião esses FX de 6 núcleos ainda aguentam muito chão, o problema está mais na oferta de placas-mãe que temos aqui no Brasil que é escassa e muita gente acabou vacilando ao comprar uma inapropriada, daí manchou a fama dos processadores.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!