Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente optei por comprar Ryzen 5 3400G, e vou pegar uma RX 570 4GB futuramente, e tenho uma fonte COUGAR VTC500 500W 80 PLUS WHITE,

porém, além disso vou ter um SSD256GB, HD 1T, 3 FANS 120MM RGB, 8GB RAM 2666MHz (vou comprar outro pente de 8GB 2666MHz), ¿uma boa configuração?

Com esse setup todo, ¿a fonte  Cougar 500W seguraria tranquilo?

COUGARVTC500.png

Postado

Vai funcionar amigo, tenho periféricos Cougar e gosto muito, não conheço as fontes, mas você não deve ter problemas, a menos que a sua unidade em questão tenha algum problema futuro, mas aí é uma questão de garantia.

 

O Teclab já fez teste de fonte Cougar, mas não foi desse modelo em questão, ainda assim dá pra ter uma ideia da politica de qualidade da marca.

 

 

  • Membro VIP
Postado

 

@THR - essa fonte sua é duvidosa. A Cougar é uma empresa a se tomar muito cuidado, quando o assunto é fontes. Eles tem boas fontes e outras que são muito ruins. O único jeito de confiar neste modelo que você possui, é ver ela operando em testes e entregando as especificações descritas na etiqueta adequadamente. Se conseguir encontrar e ela passar, vá em frente. Porém não dá para confiar em uma marca que mente na etiqueta, falsifica certificação e já tem histórico de vender produtos bomba, ainda que tenha sim alguns bons modelos. O uso desta fonte fica a seu critério.

 

A propósito, você já comprou este processador e esta placa de vídeo? Caso ainda não esteja com os produtos em mãos há mais de uma semana, pode trocar o 3400G por um Ryzen 5 2600. É o mesmo preço, por mais desempenho no modelo sem a terminação G. O 3400G é bom para quem não pretende comprar placa de vídeo no momento - G de "graphics", ele possui gráfico integrado. O 2600 é uma processador mais parrudo, porém não trás iGPU. Pela ausência de solução gráfica, é mais barato produzi-lo e dai os dois acabam no mesmo patamar de preço.

  • Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@THR Em primeira análise, essa fonte apresenta boas características e, teoricamente, poderia ser usada. Ainda mais considerando que seu computador consome pouco (sim, já estou considerando a RX 570). Mas podemos ter a resposta certeira, tendo em vista que foi testada pelo TecLab: clique aqui. O desempenho dela não pode ser considerado bom: o ripple é bem ruim e alcança temperatura muito elevada. Contudo, não são padrões condenáveis, e estamos tratando de condições de carga máxima (o que não acontecerá no seu computador). A eficiência ficou acima da Certificação White e ela até superou a potência rotulada e continuou operável, sem explodir. Considerando que se trata de uma fonte mais barata em relação a outros modelos, é esperado que o desempenho não seja tão bom quanto. Conclusão: não é um produto que nós aqui gostaríamos de recomendar, mas você pode usar e não terá problemas. Não é uma fonte de qualidade, mas também custa muito menos. É uma fonte honesta ao que se propõe.

 

@Andril @MatheusMr00 @Bakura Ryo Contudo, reforço um ponto já levantado: a Cougar não é bom exemplo de marca para confiar sem ter reviews. O fato de fabricar bons periféricos (por sinal, estou digitando de um teclado Cougar 200K, que adoro muito) e outros produtos nada indica em termos de qualidade das fontes. Gosto bastante de diversos produtos deles, mas não posso recomendar fontes tomando isso como base. Que motivo teria para tal? A Xigmatek, por exemplo, tem alguns modelos de coolers e gabinetes bem legais, e as fontes da marca já explodiram alguns computadores por aí. Não devemos recomendar fontes de alimentação sem forte base para tal: não se trata de procurar algo contra a marca, mas sim de procurar algo a favor. O padrão é: se não conhecemos a marca (mesmo que a fonte apresente boas características) ou em caso de marca "meio termo", só recomendamos com base em testes. Isso porque uma recomendação incorreta pode resultar em graves prejuízos para outras pessoas.

 

Fontes de alimentação são itens complexos. São o componente mais importante da máquina e precisamos minimizar dúvidas na hora da recomendação. Analisando o histórico da Cougar, você vai encontrar modelos como o já citado A500, com Certificação falsificada e ripple mais ou menos, e outros como a linha SL, que utiliza componentes baratos e projeto antiquado, sem PFC ativo, além de não entregar a potência rotulada. Há também diversas fontes boas, é claro. 

 

Apesar de não ter falsificado a Certificação na linha SL (como fez na A500, antes da mesma ser avaliada pela Ecova), a Cougar tomou o cuidado de fazer um símbolo muito parecido, escrevendo "80%+ efficiency", para tentar enganar os desatentos... Além disso, escondeu a chavinha de seleção de tensão em diversas fotografias, justamente para evitar que pessoas atentas e com algum conhecimento já observassem, de cara, que não havia PFC ativo. Essas fontes, que já haviam sido descontinuadas lá fora há algum tempo, ainda eram encontradas em nosso mercado, ou seja, tratava-se de uma desova de produtos encalhados em mercados emergentes.

 

Creio que esses exemplos demonstram que a "política de qualidade" da Cougar é, no mínimo, questionável. Uma empresa que falsifica Certificação? Que faz Photoshop nas imagens de uma fonte para enganar consumidores? E esse problema é exclusivo da Cougar? Certamente que não. Outras marcas que se enquadram muito bem nisso, devido a produtos e atitudes condenáveis ao longo do caminho, são Cooler Master e Thermaltake, por exemplo. Outra empresa que já está quase entrando nesse conceito (se já não merece) é a EVGA, que tem produtos toscos como o modelo de 400W, sem PFC ativo, e outros meia boca, como a linha N1. E estamos falando de empresas mais tradicionais no setor de fontes. Tenho uma placa de vídeo da EVGA e adoro: não quer dizer que devo sair recomendando qualquer coisa deles. Não há nada a ganhar a defender essas empresas, só a perder: é melhor deixar a torcida para o futebol. ;)

 

Por fim, é importante ressaltar que essas empresas não fabricam as próprias fontes. Trata-se de algo terceirizado. Portanto, é outro motivo para não recomendar sem maior fundamentação. Moral da história: não recomende sem fundamentação sólida. 

  • Curtir 3
  • 4 meses depois...
Postado

@Bakura Ryo Sei que é MUITO depois que estou respondendo, mais nesse mês de março (3) peguei meu PC!
Ryzen 3 3200G
SSD256GB e HD320GB
Gabinete Redragon Wheel Jack
Fonte Cougar VTC500

placa-mãe Biostar B350GT5

1x8gb ddr4 2666MHz porém eu vou vender e pegar 2x8GB DDR4 3000MHz, enfim, a grana eu não tive pra comprar o quê queria \o/

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...