Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Led em controle de ar condicionado


mateusMX

Posts recomendados

Ola amigos! adquiri um ar condicionado da consul, mas o mesmo não tem iluminação no controle.

Após abrir o mesmo vi que ele tem o circuito completo para a instalação do led, mas faltam 2 ressistores e um transistror que acredito que seja do tipo PnP.

Na foto anexada fiz três marcações sendo elas:

vermelha: tensão constante da bateria, quando se aperta qualquer tecla, a tensão zera por 3 segundos

azul: positivo da bat

amarelo: positivo do led.

até agora nao entendo o porque de economizarem nisso, de noite é imposivel usar o controle, se alguem poder me ajudar a descobrir esses componentes, ficaria muito grato.

abraço à todos e feliz natal! 

1cb1fc4f-5bfc-43b9-8a58-afe7aa5d8d54.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, mateusMX disse:

não tem iluminação no controle.

Pela distância dos contatos(+ - ), não acho que seja para um led...

 

Se está pensando que esse suposto led ficaria ligado a todo instante no controle, esqueça, pois não seria viavel. Uma vez que a bateria do controle não aguentaria um só dia...

 

Se realmente esses contatos forem para um led, seria na função de o led ascender apenas quando se aperta algum botão . Função esta que, creio eu, não ajudaria muito em:

5 horas atrás, mateusMX disse:

de noite é imposivel usar o controle

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Airtonarl  assista o seguinte video, a diferença é que a da pessoa do video ja veio com o trasistor Q2, justamente o que esta em falta no meu, somente sem o led. O meu no caso tem o circuito, mas falta os componentes. a intenção é fazer funcionar igual o próprio controlador comanda, ligando o led por 3 segundos ao apertar algum botao, seria mais que o suficiente para mexer nas configuraçoes de madrugada. minha duvida seria em achar o trasistor pnp, ja que o controlador manda carga positiva, somente zerando quando apertado algum botão, logo o sinal para o transistor armar seria negativo, por isso penso que seja o pnp, fora isso seria achar o valor das duas resistencias. Agradeço pelo comentario amigo. Até mais

,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

R6 de 1K a 2K2

R2 de 10 a 220R

Q2 bc807 ou bc556...7..8...9   327...8 adaptado

Muitas opções.. muitas emoções

Fico anos sem aparecer por aqui, mas toda vez você que salva meus topicos rsrs, obrigado mesmo isadora!

mas ja abusando da boa vontade, achei uma placa aleatoria aqui em casa onde encontrei os resistores smd 510 para o R2 e smd 102 para o r6, foram os unicos que encaixaram nas medidas que voce passou. e alguns transistor pnp 2T1 que vi que sao os únicos pnp, seria viavel o uso desses? agradeço desde ja!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem pode dar uma luz, estou com medo de colocar esse transistor e acabar dando algum problema no controle, segue o datasheet do que a isadora me recomendou e o do que eu achei. alguem poderia me confirmar se posso usar esse no lugar do outro juntamente com os resistores de 51ohms no r2  e 1k ou 2k  no r6. agradeço desde ja! 

 

https://16748.lightstrade.com/view/515525/PNP-transistor-45V-BC807-40-SOT-23.html

https://16748.lightstrade.com/view/516068/S9012SMDTRANSISTORSOT-23.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após passar a noite fazendo alguns testes vim informar que o circuito funciona perfeitamente com esses componentes (obrigado Isadora pelas dicas), mas tem um porém a tela lcd do meu controle é do tipo refletiva e não é preparada para receber a luz por via de backlight, logo a adição do led não fez ela ficar visível com a luz do led. Segue um link explicando sobre os tipos de lcd:https://focuslcds.com/journals/lcd-polarizers-reflective-transflective-and-transmissive/

 

Final da história: não é viável fazer essa modificação haha

Obrigado e abraço a todos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se desistir for sua melhor alternativa, então tá. Mas de vez em quando é interessante 'desafiar o sistema'.

Eu (eu) tentaria algo como deixar o led bem fraco aumentando R2 a centenas ou milhares de ohms. Também reposicionaria, talvez até por cima, ou colocaria de outra cor - azul, outro tipo - smd e etc. São tantas opções, tantas emoções. Mas como tudo na vida... escolhas: faça suas melhores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Aí que está, não desisti fácil, virei a noite fazendo testes, a luminosidade dos leds não é o que atrapalha mas sim a posição da incidência da luz sobre o lcd, testei com Led branco, led amarelo, até que abri um carregador  universal que carrega bateria de celular diretamente nele e tem o lcd iluminado e após isso fui estudar o funcionamento dos painéis lcd, o meu só mostra o que está indicado no visor ao receber luz direta sobre, após isso, desmontei um display de iphone 5s que tinha aqui para ver se conseguia adaptar a parte dos filtros dele atrás do meu lcd, mas não consegui retirar o mesmo da placa(medo de dar errado e ficar sem ar condicionado, já que instalei ele terça feira passada hehe). Mesmo assim, já que já tinha aberto o display, fiz o teste com os leds smd dele tentando fazer ele refletir na carcaça do controle e não na lateral do lcd e não deu certo. O jeito mais viável seria tirar o lcd e retirar os filtros do fundo e trocar pelos corretos no entanto o projeto só esta em pausa, até eu criar coragem ou achar um outro controle para usar de cobaia e ver como descolo o lcd dele dá placa. 

Mas já valeu o aprendizado, não fazia ideia de como funcionava um lcd, não sabia fazer leitura de resistors smd e muito menos a diferença de transistores pnp e npn, básicao mas tá bom. 

obrigado novamente! E nos veremos por aqui ainda, minhas dúvidas estão longe de acabar haha 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!