Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Na ferramenta inserir da guia desenvolvedor do excel, o item "botão de rotação" aceita incrementos a partir de 1. Mas preciso que ele aumente valores menores que 1, como exemplo o valor 0,1.

Como posso fazer esse incremento?

Postado

Boas Festas, @daviddatal!

Tanto o Botão de Rotação tipo Controle de Formulário como também o homônimo do tipo ActiveX  só aceitam incrementos inteiros (positivos ou negativos).

O artifício mais usado quando se quer variar em múltiplos decimais é usando uma segunda célula com uma fórmula para exibir o valor decimal.

Exemplo: supondo que você queira incrementos de 0,1 em 0,1 e você tenha um Botão de Rotação que use como célula de vínculo a célula A1 e cujo incremento seja de 1 em 1. 

você exibiria o resultado esperado na célula A2 cuja fórmula seria 

=0,1*A1

Aí é só ocultar a A1 e estaria OK.

Se não atende às suas necessidades, logicamente a outra forma seria através de VBA. Nesse caso, seria vantajoso usar o controle ActiveX pois responde ao evento Change (se usar o C.F. terá que usar evento de planilha - Calculate).

• Curtir 1
Postado

Boa tarde, Edson!

Daria certo fazer =0,1*A1, mas a célula para exibição também recebe valores de outros botões de rotação.

Eu coloquei um botão para incrementos de 100 em 100, outro de 10 em 10, outro de 1 em 1 e tem mais esse de 0,1 em 0,1 que ainda estou tentando usar, todos para a mesma célula.

Nesse caso, é mais provável que eu deva usar o VBA. Como devo codificar lá no VBA usando o ActiveX?

Veja um exemplo na planilha:

Gerenciamento.rar

Postado

Vendo seu arquivo, nem seria necessário alterar pra uso com VBA (a menos que você queira). Basta usar um par de células vazias. Aproveitemos a usar as células E1 e F1, visto que em sua planilha você tem essas colunas inteiras ocultas, fazendo o seguinte:

• Altere a célula de vínculo para os três primeiros Botões para a célula E1;
  • Altere a célula de vínculo para o último botão (o que será decimal) para a célula F1;
  • Na célula D1 entre com a fórmula:
=E1+0,1*F1

• Curtir 1
Postado

Simples e eficiente!

Aproveitei e fiz a mesma coisa para alterar o valor da porcentagem, visto que o excel entende 1 como sendo 100%, e não 1%. Fiquei curioso para saber como fazer esse mesmo ajuste codificando no VBA.

Obrigado, Edson!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!