Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SONOFF T1 com defeito - travado


Posts recomendados

@jairoacacio esses quatro pequenos pontinhos são onde deveria ficar o botão de reset das placas… 

Use um clipe e desdobre ele para fazer uma ligação entre os dois de dentro da placa. 
se tu segurar por 5 segundos ele vai desligar todas as luzes e ligar novamente e piscar bem rápido o indicador de Wi-Fi. 
foi o que ajudou o meu a voltar a funcionar. 
 

agora estou com outro problema… o botão de cima voltou a funcionar, os dois de baixo não…

 

alguém sabe o que pode ser? Como eu faço os dois outros botões voltarem? 


Valeu! Espero ter ajudado! 

40DF0DD4-9E8B-4CA4-AC73-9B3EE981F37D.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Criei uma conta aqui só pra dizer que quando os Sonoffs (em geral) apresentam isso após uma queda, é bem provável que tenha corrompido a memória do chip.

Já tive vários que ficaram assim, e a única maneira de fazê-los funcionar novamente, é reflasheando eles com um adaptador FTDI.

Agora eu uso ESPHome junto ao Home Assistant e em mais de 2 anos não me deram mais problema, mesmo em quedas.

 

O fato de alguns falarem que ele ainda apita se dá pelo fato de que ele tem um segundo chip dentro dele que processa os comandos RF e tá ligado diretamente ao touch e buzzer. Então mesmo que o chip ESP8285 (o principal) tenha morrido, o chip secundário ainda reconhece você segurando o touch e apita o buzzer pra indicar que começou o pareamento RF.

Cheguei nessas conclusões após literalmente anos de "pesquisa" (e raiva) ahaha

 

Em geral, esses Sonoff T1's possuem vários problemas, desde hardware até estéticos. Acabei de resolver mais um que é o beep fantasma e vou postar em breve sobre como resolvi (provavelmente no GitHub no Issue relacionado a isso).

 

Espero que eu tenha ajudado.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

acabei de criar uma conta aqui só pra relatar o meu caso: Agora de manhã fui ligar o meu Sonoff T2 US e as luzes não acenderem. Em seguida, verifiquei pelo app eWeLink para ver como estava o Sonoff, entretanto, apenas dizia que estava off-line. Tentei então realizar um reset segurando o dedo por 5 segundos, mas apenas emitia aquele apito sonoro, não entrava realmente no modo de pareamento Wi-Fi, ou seja, era aparentemente o mesmo caso relatado aqui no fórum. Contudo, lembrei dos disjuntores e fui lá desligá-los, eis que, inesperadamente, achando até que não havia solução - "todavia, a esperança é a última que morre!" kk -, o Sonoff voltou a funcionar após isso! Não entendi o porquê disso ter acontecido com ele (parece ser até um bug), mas acredito que tenha ocorrido inicialmente em decorrência das quedas de energia pela madrugada, que ultimamente têm ocorrido com frequência aqui no bairro. Então é isso, não sei se foi um caso isolado, mas desligando os disjuntores da minha residência funcionou pra mim!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Galera aconteceu comigo este mesmo problema. Fiquei fora de casa por 20 dias neste final de ano e chouve bastante na cidade. Quando voltei, dois dos meu sonoffs não estavam funcionando. A luz do interruptor ficava acesso, mas ao clicar no interruptor nada acontecia(parecia estar travado). Ao segurar o botao ele faz o barulho de bip do pareamento mas nada acontece... Fiquei louco na hora, com apenas 10 meses ter que trocar estes interrutores que paguei quase 150,00 na época...

 

Então após pesquisar bastante e quebrar a cabeça, segui essa dica que o Fussiel mencionou acima. Em flashear o interruptor com placa FTDI (basicamente troquei o firmware do sonoff para o Tasmota e deixa-se de usar o eWeLink), apesar deste procedimento parecer bem complicado da maneira que descrevi, ele é bem simples. Eu que não entendo muito de eletronica e automação, consegui fazer tranquilamente, demorei mais pra aprender como fazer, após aprender com 15 minutos você consegue fazer esse flasheamento. Acabei aproveitando e fazendo em todos os meus interruptores e percebi que o delay ao pressionar o interruptor ficou melhor, eu gostei mais desta experiência do tasmota do que ewelink.

 

Os meus interruptores que pararam foram deste modelo abaixo, com a diferença que era 2 teclas e 3 teclas, mas o procedimento é o mesmo:

 

image.png.7346e94ff3c4758d6dc7da545fbf7ee1.png

 


Segue abaixo os materiais que precisei comprar para fazer o flash:

 

Placa FTDI

image.thumb.png.c023ddf7e634714bfb113ec3c0c4b9cf.png

 

 

Cabos Jumper, irá usar apenas 5, mas não encontrei pra vender em quantidade menor:

image.thumb.png.84d19e348c13dc8f35950657479414fe.png

 

 

Vai precisar de um cabo mini-usb para ligar a placa ao seu computador, este cabo eu ja tinha em casa, que era um carregador de celular android antigo.

image.png.a37317994a8fc45c27c8b968e3890a8b.png

 

Recomendo assistir estes videos abaixo para aprender melhor sobre as ligações que é bem parecida:

image.png.5f5badcc84ffcd060b33acb6ba88f6ec.png

image.png.02ce4b3f899ae64fae615bf4fa1d1ed0.png

 

Este vídeo acima, a diferença pro meu interruptor no procedimento, seria apenas que ele não possui o botão de entrar em modo instalação, precisa fazer manualmente plugando cabo wire jumper no terminal GND para o terminal R19 que vou mencionar mais abaixo.

 

Não precisa desparafusar a tomada toda, apenas tire a tampa do interruptor e com uma chave de fenda nos cantos tire a placa da frente que é só desencaixada.

image.png.9e6ae8157860177efe347f21d3ca2205.png

 

 

BASICAMENTE A LIGAÇÃO DOS CABOS NA PLACA FICARÁ ASSIM:

image.png.a9e891106b4987c1c653a7dc3278a565.png

 

image.png.e75bc0c3fda67477ca79f611d8be96a9.png

 

O próximo passo é colocar a placa em modo instalação, você precisará pegar outro cabo wire e colocar a parte fêmea do outro lado da ponta GND e a ponta macho você irá precisar encostar no resistor R19 na parte de cima dele. Fique segurando e conecte o USB da placa no computador, e solte a parte que estava pressionada no R19 depois de uns 3 a 5 segundos. Este procedimento fará com que ele entre em modo de instalação.

 

 

 

image.png.7152b0563e065ebcd7ff7bacba16dc08.png

image.png.c205681e44bbbea07a4df2b097245ba3.png

 

Feito isso a placa entrada em modo de instalação, você irá acessar o site  https://tasmota.github.io/install, selecione a opcao tasmota brazil, ele vai pedir pra você selecionar a pota que esta conectado o usb e prossiga com a instalação. Após a instalação retire o usb do computador e coloque novamente. Feito isso irá aparecer uma rede wifi com nome de "Tasmota" para voce conectar, conecte a esta rede e após conectar abrirá uma pagina na internet do tasmota, nesta página irá pedir para você colocar o seu usuario wifi e senha. Feito isso você pode desconectar da rede tasmota e voltar ao seu wifi, pegue as informações de acesso para entrar no seu roteador e em rede local localize nas configurações qual IP o sonoff pegou. Digite este IP no navegador de internet e entrará no modo configuração do interruptor sonoff, nele você irá colocar qual módulo sonoff é se é 1,2 ou 3 teclas, etc. Irá alterar o nome de cada tecla(importante caso utilize alexa, a alexa irá localizar o interruptor atraves destes nomes.

 

Em configurar módulo, o meu de 3 teclas ficou assim, conforme imagem em anexo.

No menu principal, entre em "console" e digite: SetOption13 1  (fazendo isso as teclas terá uma resposta mais rapida)

Em configurar outras opções(última imagem), vocês irão colocar os nomes dos interruptores e colocar a emulação Hue Bridge, caso tenha mais de uma tecla o interruptor, fazendo isso ao pesquisa pela alexa ou outro dispositivo, o aparelho estará sendo emulado como Philips Hue, você pesquisará na alexa o dispositivo como se fosse um Philips Hue, e ele irá aparecer.

 

* Há só uma observação, um dos meus interruptores não estava aparecendo como ponto de acesso após a instalação, então eu não estava conseguindo colocar a senha do meu wifi no sonoff. Então eu alterei o plugue da placa FTDI de 3.3V para 5V e refiz o procedimento de flash e instalação e deu certo...

 

Bom não sei se ficou claro, mas quebrei a cabeça bastante para chegar nesta conclusão, não encontrei muito sobre esse interruptor em especifico... Espero ter ajudado, qualquer dúvida só me perguntar que tentamos resolver junto...

 

 

 

 

 

 

image.png

image.png

image.png

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!