Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera do Clube do Hardware, tudo beleza?

Estou com uma dúvida e queria tentar entender o porque que acontece isso... Ah minha dúvida é a seguinte:

Eu contrato um plano de fibra de 150mb de uma operadora (Qnet Telecom) aqui da minha cidade Umuarama - PR, o problema é que na maior parte dos servidores eu não consigo atingir a velocidade de download que contrato , não consigo efetuar downloads a 22/23mb/s (Steam, Origin...)

Quando faço testes no servidor próprio deles bate 150mb até mais e no servidor da Copel também consigo as mesmas velocidades, porém em demais servidores o máximo que eu consigo é 108mb. Ligando para eles e reclamando, eles dizem que é problema de rota (O que eu não descarto realmente) e que está fora da rede deles.

Vou postar umas fotos para melhor entendimento, porque creio que não expliquei direito.

8920049561.png (Teste no próprio servidor da Qnet chegou a 163mb)

2093284623_QnetClubedoHardware.thumb.jpg.d58ca3d6d794a82c5632096b659816da.jpg

Teste no Servidor da Copel chegou a 150mb

Teste download Kurumin servidor da UFPR - Chegou 150mb

Kurumin.jpg.36db8951ffdd00fe3ff8834b9dae42c2.jpg

Teste da Visaonet, operadora de Goioere uma cidade que fica a 40min da minha cidade - 100mb

1946725079_NperfTesteGoioer.thumb.jpg.18f26ff45cc1215bfcbab9a7fd4389fb.jpg

Teste de Download do Link Anaconda 106mb

1216023201_AnacondaPython.thumb.jpg.5cf056104d9aa321c96c843905a56c69.jpg

Resumindo, todos os servidores eu consigo apenas médias de 106 - 108mb. Eu sei que aqui no Brasil não existe uma operadora que garante 100% da banda.

E todos os demais planos dessa mesma operadora acontece o mesmo... Mesmo assinando velocidades mais baixas como 15mb, 25mb... Enfim a velocidade em outros servidores nunca é a realmente contratada... Gostaria de saber se isso é normal mesmo ou se é problema deles?

Muito Obrigado!! Desculpa qualquer coisa!!

Postado

@Gustavo Eko

Você tá confundindo Megabits por segundo (Mbps), com Megabytes por segundo (MB/s)..

Os testes de velocidade e as concessionárias, marcam e vendem na primeira medida, Steam e programa de download, na segunda.. Lembrando:

1 byte = 8 bits

Basicamente, seria a mesma coisa, como 1Km = 1000m..

Postado

@RS Faria

Simm, apenas escrevi nas nomenclaturas errada... O que eu quero dizer é... Na teoria

150Mbps = 18,75MB/s É o o que acontece em apenas dois servidores, como foi mostrado nas fotos.

Steam, origin e demais servidores eu alcanço velocidades de no máximo 13MB/s ou 104Mbps ou as vezes até menos.

Postado

@Gustavo Eko Se o speedtest acusa pelo menos 150 Mbps (que parece ser seu caso), então tudo está correto. Servidores estrangeiros raramente vão te oferecer 100% de banda. Vai acontecer, mas será ocasional, pois eles tem um limite que é dividido entre todos os usuários ativos e eles usam um limitador por região para evitar congestionamentos. Duvido muito que eles reservem mais do que 120 Mbps para o Brasil, que é a velocidade que eu consigo "ocasionalmente" em meu steam. O site da Nvidia regularmente me dá a velocidade máxima da conexão a despeito de outros sites não o fazerem. Se o servidor for grande o bastante (Google, Nvidia, etc.), talvez valia a pena testar, mas eu acho muito difícil seu problema ser no provedor se o Speedtest mostra que está correto. Inclusive, você pode selecionar vários servidores para teste no speedtest. Sejam locais ou distantes, dá para avaliar a qualidade da conexão.

Observando seu teste do speedtest fiquei impressionado com sua latência de 1ms. Mesmo com servidores locais não consigo essa latência aqui, geralmente ficando entre 5 e 9.

Postado
4 horas atrás, Gustavo Eko disse:

1946725079_NperfTesteGoioer.thumb.jpg.18f26ff45cc1215bfcbab9a7fd4389fb.jpg

Ta vendo nessa foto o numero do ASN.

Esse ASN ta interconectado com o PTT IX SP  https://ix.br/particip/sp

Pra ter melhor velocidade na steam tem que escolher no programa Servidor São Paulo.

Velocidade entre os vizinhos vai ser baixa, pois você esta pagando pra ter velocidade máxima entre sua casa e o PTT São Paulo onde se reúnem os maiores serviços da internet.

Terceiro e ultimo exemplo.1769276734_Semttulo-2cpia.jpg.a8d9b88b3395914c784f634a0239c2db.jpg

QUando eu dou um tracert no seu ip, eu vou te buscar la no PTT São paulo, e a conexao volta ao parana rumo a sua casa.

Entende a logica agora ?

Mesmo eu e voce estando perto, tambem estou no norte pioneiro, eu so te busco depois de passar pelo ptt.

A mesma coisa acontece com voce, A copel esta em todos os ptts do brasil, mas nem todas as outras empresas estão, por isso que a velocidade se altera.

Postado
19 minutos atrás, Gustavo Eko disse:

@Tio Chang então em teoria em qualquer servidor/operadora que estiver no PTT/IX a minha velocidade teria que chegar 150mb? Em teoria isso..

Isso mesmo,

Mas temos que entender que nem toda operadora que esta no ptt, aceita conexão entrantes de outros participantes.(acordo de troca de trafico ATM) Por isso que nossa velocidade fica ruim.

Exemplo, Um usuario Nextel nos envia um arquivo pra mim ou pra voce aqui no parana, o arquivo vai chegar na nossa velocidade de uploud certo. mas se a gente for enviar um arquivo pra esse usuario nextel, a nossa velocidade vai ser reduzida.Porque a nextel nao aceita conexao entrante la da IX, ai nosso provedor procura outra rota.

Isso é so um exemplo

Aqui nesse site mostra, quais empresas estão no ptt sao paulo, se elas aceitam atm e quais empresas nao aceitam. https://ix.br/particip/sp

A partir que tu entender a tabela, tu entende como funciona a sua velocidade.

voce tem a melhor internet que uma pessoa poderia querer, pena que o uploud é meio baixo.

Postado

Acho que estou começando a entender hahaha ou não :(  kkkk

323827369_Certtotelecom.thumb.jpg.2c4949631f92eac39a575c4743647eee.jpg

Efetuei o teste em cima da Certto Telecom em Cascavel (Sei que distância não influencia muito, porque em teoria passaria pelo PPT/SP de qualquer jeito... Eu acho), mas a Certto ela aceita ATM e o teste deu até abaixo de 100Mb, nesse caso... Poderia ser o upload deles que não aceita taxas acima de 100, congestionamento no PTT, congestionamento na rede eles... Algo assim?

Cara, teria como a gente conversar? Tenho várias dúvidas e muita curiosidade de saber como funciona, se você tiver paciência é claro @Tio Chang

Postado

@Gustavo Eko nos testes tambem notamos tipo Empresa X tem 10gbps

Ou seja é desses 10 gbps que o provedor faz os calculos e vende a internet para voce.

quando a gente faz o teste no provedor concorrente, a gente ta competindo banda com os clientes dessa rede tambem.

Postado

@Gustavo Eko Mas so pra finalizar, Se tu fazer teste velocidade na rede zaapnet tu ta competindo banda comigo e com os outros clientes.

Se eu fazer teste velocidade na Qnet eu to competindo entre os usuarios da minha rede e da sua rede.

È tipo aquilo se a Qnet tem 10 gbps e vende 10 planos de 1gbps ela encheu seu canal.

Se a zaapnet tiver 10 gbps e vender 10 planos de 1 gbps ela tambem encheu o canal.

Um teste de velocidade entre as duas vai ser reduzida.

Na copel nao acontece, porque a copel tem uma largura de banda, muito mais muito superior.

mapa-transporte cópia.jpg

Postado

@Gustavo Eko Aumentar o plano so pra ter mais velocidade Steam ? provavelmente esta é a solução.

Visto que eles nunca vão garantir 100 porcento da banda rs rs

agora aumentar plano pensando que toda a internet vai melhorar, isso é ilusorio.

adicionado 13 minutos depois

Mas se fosse eu esperaria mais um poco, Existe uma corrida pro ouro aqui no parana, Ta todo mundo correndo nessa competiçao pra garantir sua fibra la no ptt.

todo dia aparece uma nova fibra no poste, e um novo concorrente,

Quem sabe logo logo aparece pra tu uma nova empresa velocidade maior, download e uploud assimétrico e pelo mesmo preço.

Parana ta violento nesse ponto. Veja o wifi da sua casa, Ele da muito mais velocidade que conectado com o melhor celular 4g em um aeroporto tipo o do  galeao rio de janeiro rs rs. Maior ponto de de entrada voos nacionais e internacionas, Pense nisso. rs rs 

Postado

@Tio ChangAcho que vai compensar mesmo esperar... E outra eu mudei plano em algum mês do ano passado e tenho certeza que a minha fidelidade ainda não venceu... A Qnet lançou uma promoção final de semana passado 200mb por 119,90 e 300mb por 129,90 até corri atrás para pegar mas, cheguei lá e descobri que como eu ainda tava na fidelidade não poderia pegar.

E antes da Qnet lançar essa promoção uma outra empresa passou fibra aqui, só que ela tem uns planos mais caros porém o plano que eu iria pegar é 50mb down e 50mb up por 139,90 ... Mas, agora que eu entendi como funciona essas coisas, acho que nem compensaria pegar esses 50mb... Então vou esperar acabar esses 12 meses e ver o que eles me oferecem de promoção hahahaha

Postado

A media aqui no norte pioneiro é 6 meses e 90 reais a instalação. em comodato

So pra matar sua curiosidade, Teste velocidade de madrugada. Lembrando que minha placa de rede 10/100 computador

8921583595.png

Teste feito 4 e poco da tarde

8920523912.png

Ainda nessa madrugada

8921605761.png

Rio de Janeiro

8921609413.png

Amazonia

8921621920.png

de madrugada fica mais realista o teste entre os concorrentes

Rede Local

8921638483.png

Postado

Vou colocar uns testes 4:30 da manhã...                      

8921775722.png8921779816.png8921783112.png8921786248.png8921788768.png

Boom efetuei uns testes aqui e deram isso... O ultimo é no servidor local (Qnet)

Dizem que o Simet é o teste direto do PTT/SP né? Então... O "problema" é depois do PTT para outros servidores, plataformas...

Ao mesmo tempo que o Brasil avançou de uma hora para outra nas velocidades de conexão o que eu acho muito legal, isso meio que acaba sendo chato, tendo essas limitações...

Simmet.thumb.jpg.dafc9a830a91120f0a742b0b8759537b.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!