Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá.

Estou começando a "programar" agora, estou no técnico em informática e em 2019 fiz lógica computacional com Portugol (horrível). Agora nas minhas férias estou programando em Python e até comprei livros, mas só estou fazendo "códigos" simples e chatos, por exemplo: "Algoritmo que leia dois valores e depois soma eles" e etc. Já aprendi listas, tipos de variáveis, refatoração, abstração e etc, ainda não aprendi tudo mas sinto que nunca vou conseguir fazer um código complexo, um projeto de verdade. como aprendendo isso eu vou conseguir fazer um app por exemplo, ou qualquer coisa!

Eu sei que tem que começar de baixo mas simplesmente não vejo futuro nisso, e pra piorar, eu me mato de pensar para conseguir fazer um algoritmo de lógica, imagina um complexo, realmente penso em desistir de ser programador.

Não sei se esse é o tópico certo, mas quem é programador experiente poderia me dizer como começou?

Postado

@Cotocossauro O que faz alguém ser bom em algo, é se ele realmente gosta do que faz. Se esta disposto a aprender, automaticamente estará disposto a ganhar. 

Talvez minha única colaboração com esse tópico: Estude Java Script, dedique seu tempo a aprender essa linguagem.

adicionado 1 minuto depois

@Cotocossauro  Pode começar por esse link:http://conteudo.icmc.usp.br/CMS/Arquivos/arquivos_enviados/BIBLIOTECA_113_ND_72.pdf

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, KXSY disse:

@Cotocossauro Jogue esse jogo GoogleDoodle se você conseguir passar pelo menos 3 fases dele, pra mim você é apto para programar.

Um fator muito importante para aprender a programa é, você sabe o tipo de aplicação que você quer programa?

Se você sabe, escolha uma linguagem de programação que atenda a suas necessidades. Exemplo: eu quero aprender a desenvolver jogos, então a linguagem que eu vi que tinha mais facilidade para tal feito foi C e C++.

Já quando eu penso em python, eu lembro do meu velho amigo blender, battlefield 2 e vários plugins do VIm fazendo coisas em background, sendo assim fazendo a vida de quem programa ferramentas bem mais fácil do que quem programa jogos.

Agora se você não sabe em qual linguagem de programação começar, sugiro começar como o amigo @Italo Natan falou com java script ele é ótimo em você fazer e acompanhar o que está acontecendo.

Eu realmente gostaria de fazer apps para dispositivos móveis, qual seria a linguagem certa?

Postado

@Cotocossauro ser um bom programador é relativo por características fundamentadas naquilo que busca, como mencionado pelo amigo @KXSY eu recomendaria definir um Norte e você disse apps móveis, contudo não recomendaria linguagem, mais importante do que isso escolher o nicho da aplicação para praticar sua visão e expandir no mundo da programação, precisa ser algo que você goste como bem dito pelo amigo @Italo Natan

e.g.: finanças, educação, jogos, mobilidade urbana, entre outros... Começar um projeto, fazer um CRUD e ir além naquilo que te inspira.

Depois voltar no marco zero, afinal nada complexo é feito desse status, nós programadores quando nos deparamos com algo complexo quebramos o problema em problemas menores, mais simples de resolver, como dizia Jack e meus antigos professores na faculdade, vamos por partes ~o~

A compreensão de reconhecer um bom programador, para mim, é proporcional a humildade de lidar com os novos problemas e inversamente proporcional ao ego de usar sempre a mesma solução ou pior, soluções prontas. Dar e receber ajuda com as ferramentas que possuir em mãos, buscar sempre melhores práticas, e ter capacidade de analisar o que melhorar naquilo que faz a cada dia, equilibrando o estudo e teste na linguagem que escolher, o universo de programação é gigantesco!! Por isso volto a repetir, quebre em partes#

• Obrigado 1
  • 4 semanas depois...
Postado

Trabalhei na área de desenvolvimento de aplicativos móveis e posso afirmar que o JavaScript é uma excelente opção, afinal o React Native é uma tecnologia para desenvolvimento de aplicativos nativos que gera os aplicativos para Android e iOS (desde que você tenha um Mac) a partir de um único código. Com essa tecnologia, você é capaz de atender as necessidades de desenvolvimento de grande parte dos clientes, a menos que o interesse seja desenvolver jogos mobile, em cujo caso não é tão fácil fugir das linguagens específicas de cada plataforma, Java/Kotlin no caso do Android e Objective-C/Swift no caso do iOS.

Ninguém se torna a lenda do desenvolvimento do dia para a noite. Você pode achar que dominou a lógica de programação, mas eu não vi no seu post nada sobre projeto e análise de algoritmos, estruturas de dados (pilhas, filas, árvores, grafos), algoritmos de ordenação e busca, por exemplo, o que são essenciais para dominar a programação. Mas não desanime, siga firme no propósito, persista, fazendo um pouco a cada dia, que o conhecimento acumulado se torna imenso, e pequenos projetos se tornam projetos maiores.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!