Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou a cada dia melhorando meu water cooler ''caseiro'', recentemente consegui uma pastilha peltier e resolvi instala-lá no sistema, a coloquei em cima do water block de aluminio com o lado frio voltado para ele, e o quente voltado para um dissipador com ventoinha girando em torno de 3300 rpm. Mas ai que vem o problema, liguei a pastilha na saida de 12v da fonte do proprio pc, o dissipador conseguiu estabilizar o calor gerado pela pastilha e tudo corria bem, porém, percebi que os fios onde liguei a pastilha estavam sobreaquecendo ao ponto de queimar o dedo, então deduzi que a pastilha esta puxando muita carga e como os fios da fonte e da pastilha são finos ( de baixa resistencia) estão aquecendo, não há como trocar os fios pois não quero correr o risco de danificar a fonte.

Então pensei em por um resistor na pastilha para limitar a corrente que chega a ela, estou também preocupado com o desempenho da minha fonte, pois o computador vem apresentando alguns bugs a um tempinho, por exemplo enquanto eu estava escrevendo esse post o pc deu uma tela azul sem escrita e travou o audio, não sei se o bug foi causado pela incapacidade da fonte em sustentar o setup do pc, que esta com 2 ventoinhas grandes, 1 ventoinha media com leds e 1 ventoinha d processador padrão no momento da tela azul q deu.

Queria saber tambem os erros que podem ocorrer no pc quando a fonte não aguenta o consumo de energia dos componentes do pc em geral, se esse bug pode ter sido causado pelo alto consumo, pois a fonte não é real e é bem fraca.

As peças do pc são:

Fonte bluecase modelo blu 500 atx

Placa d video gt 630

6gb d ram

processador amd phenom x6

placa-mãe asus m4a88t-v evo

Postado

Amigo, partilho minha experiência com pastilhas peltier: para abrandar meu cabeça-quente FX 8350, entrei nessa de colocar pastilhas peltier no sistema. Foram 3 do modelo TEC1-12706 (de 12V  e 55W potencia de refrigeração segundo o fabricante do aliexpress) em um bloco de aluminio de 80mm, coloquei 2 de um lado e 1 do outro, resfriadas com os devidos dissipadores e coolers, tanto as peltiers como os fans sendo controlados independentemente por 2 controladores PWM 12V por 10 amperes. Para não interferir nem sobrecarregar a fonte do PC, alimentei essa gambiarra toda com uma fonte estabilizada de CFTV de 10 amperes.

Resultado de mais de meses planejando, comprando peças do aliexpress, esperando chegar e dias montando e adaptando essa parafernalha toda no gabinete até dar certo ?? Praticamente não vi melhora na temperatura monitorada pelo software da própria placa-mãe...

Na minha vã ilusão eu já imaginava cristais de gelo se formando pelo exagero over-power no quesito resfriamento, sendo que antes disso eu já tinha presente no setup um watercooler radiador de 240mm e 2 reservatórios de líquido com 2 bombas....

Moral da história: na minha humilde opinião depois de ler muito e até que eu veja o contrário, pastilhas peltier são uma solução muito ineficiente na refrigeração de PC´s, pelo alto uso de energia elétrica consumida e retorno insignificante de resfriamento obtido.
P.S.: se puder, procure no Facebook o grupo ''gambiarras maravilhosas'', tem uma postagem com fotos desta minha presepada....

Postado

Obrigado pelo esclarecimento, então acho que vou mudar a pastilha de lugar, vou coloca-la no reservatório, porque ele tem o fundo de cobre é o encaixe da pastilha, ela era originalmente de la, eu tirei porque nao tinha dissipador e ela tava esquentando o liquido ao enves de resfriar, vou adaptar um dissipador com ventoinha e ver o que da. Mas mesmo assim nao sei como vou ligar a pastilha na fonte do pc sem esquentar os fios

Postado

@Ruan Marra Um conselho, se ainda quiser seguir em frente com essa ideia de ligar a peltier no seu sistema, alimente-a assim como o respectivo cooler em uma fonte separada do PC, porque ela consome uma corrente relativamente alta de energia e a sua fonte Bluecase 500w já foi avaliada em artigo aqui mesmo no CdH como um produto extremamente ineficiente...leia o artigo abaixo. Se ligá-la junto com ela seu sistema certamente ficará sub-alimentado correndo risco de travamentos ou até mesmo queima de componentes.

• mês depois...
Postado

Oi Ruan. Eu também fiz alguns experimentos utilizando as pastilhas peltier recentemente.

No caso do superaquecimento dos fios da fonte eu recomendaria verificar a possibilidade de unir vários polos iguais de mesmo potencial (12V) eu fiz isso e funcionou bem. Quanto ao aquecimento do fio da pastilha, eu creio que deva ser normal, desde que não seja excessivo, pois eles vêm dimensionados para a corrente gerada pelo equipamento trabalhando na tensão correta (12V). Não há como evitar o aquecimento deste fios, pois eles acabam ficando muito próximos do dissipador de calor da pastilha peltier.

Quanto à potencia da tua fonte, uma pastilha peltier padrão gera uma potência de 100w e eventuais quedas de tensão em razão da qualidade da fonte não são um problema para equipamentos "resistivos", entretanto estas quedas podem ser um problema para o teu computador. Sugiro comprar uma fonte separada para o experimento peltier.

O grande negócio dessas placas é conseguir dissipar o calor gerado por elas, por isso o mecanismo de dissipação deve ser muito dimensionado.

adicionado 15 minutos depois
Em 10/01/2020 às 12:19, Johnny de Paula disse:

Amigo, partilho minha experiência com pastilhas peltier: para abrandar meu cabeça-quente FX 8350, entrei nessa de colocar pastilhas peltier no sistema. Foram 3 do modelo TEC1-12706 (de 12V  e 55W potencia de refrigeração segundo o fabricante do aliexpress) em um bloco de aluminio de 80mm, coloquei 2 de um lado e 1 do outro, resfriadas com os devidos dissipadores e coolers, tanto as peltiers como os fans sendo controlados independentemente por 2 controladores PWM 12V por 10 amperes. Para não interferir nem sobrecarregar a fonte do PC, alimentei essa gambiarra toda com uma fonte estabilizada de CFTV de 10 amperes.

Resultado de mais de meses planejando, comprando peças do aliexpress, esperando chegar e dias montando e adaptando essa parafernalha toda no gabinete até dar certo ?? Praticamente não vi melhora na temperatura monitorada pelo software da própria placa-mãe...

Na minha vã ilusão eu já imaginava cristais de gelo se formando pelo exagero over-power no quesito resfriamento, sendo que antes disso eu já tinha presente no setup um watercooler radiador de 240mm e 2 reservatórios de líquido com 2 bombas....

Moral da história: na minha humilde opinião depois de ler muito e até que eu veja o contrário, pastilhas peltier são uma solução muito ineficiente na refrigeração de PC´s, pelo alto uso de energia elétrica consumida e retorno insignificante de resfriamento obtido.
P.S.: se puder, procure no Facebook o grupo ''gambiarras maravilhosas'', tem uma postagem com fotos desta minha presepada....

E ai Johnny!
Cara eu também investi nesse "sonho"!
O engraçado é que, apesar dos percalços e de saber que é um sistema ineficiente, eu ainda não desisti de tentar.

Conforme eu testemunhei acima, eu consegui obter uma boa troca de calor, mas utilizando um dissipador gigante e dois ventiladores de gabinete dos grandes. Ficou horrível a gambiarra, mas refrigerada consideravelmente as pastilhas.

No caso do teu sistema, tu acredita que tenha conseguido uma boa dissipação do calor?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!