Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Colocar Decodificador no Gradiente MS-M320


Posts recomendados

Prezados aqui estou novamente insistindo com meu Gradiente MS-M320.

Bem gostaria de fazer uma adaptação e colocar nele o decodificador de mp3 com pendrive que adquiri recentemente...

Quero aproveitar apenas a parte de amplificação do Gradiente MS-M320 ligando o decodificador direto para usar apenas o amplificador e fazer todos os controle pelo decodificador...

Alguém poderia me ajudar? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Airtonarl disse:

qual sua duvida?

 

alimentação? ... entrada de sinais?... adaptação do decodificador no chassi do aparelho?...

 

independente da duvida, tenha em mãos o esquema...

 

Gradiente-MS-M320.pdf 577 kB · 0 downloads

Bem eu quero montar o decodificador nele... se eu for usar apenas a parte do amplificador onde tenho que conectar as saidas do decodificador? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, merf_tj disse:

 ligando o decodificador direto para usar apenas o amplificador

neste caso voce não vai mais usar a função CD ,TAPE, TUNER do seu aparelho... certo ?

 

14 horas atrás, merf_tj disse:

e fazer todos os controle pelo decodificador.

nem mesmo vai querer que o botão de volume ou a função "mute" do aparelho interfira no volume do decodificador...certo?

 

se as perguntas acima estiverem de acordo:

voce ira soldar os fios dos dois canais, nos dois pontos que marquei. o GND voce pode soldar em qualquer ponto GND da placa (no esquema, o GND é a linha mais escura)...

 

voce terá que remover os resistores R110 e R210 (1k), R115 e R215 (10K) e deixar o conector CN3 desconectado...

ms-m320 1.PNG

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Era isso mesmo que eu imaginava... vou tentar...

O objetivo é que tentei colocar ele na função TAPE, mas ficou com um ruído e zumbido de fundo.

Com o decodificador desligado tem um ruído baixo, esse ruído aumenta e acrescenta o zumbido quando ligo o decodificador.

Na função CD tem o um ruído mais bem baixinho, bem menor que o da função TAPE sem o decodificador.

O que poderia ser? 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

da maneira que voce fez, creio que terá que colocar na função certa (CD,TAPE ou TUNER) para poder liberar o audio do decodificador...  e o botão de volume do aparelho tambem irá interferir (baixar / aumentar) no volume do decodificador...

 

outra coisa que percebi, é que voce usou o pino "5" e o pino "11" do IC2... sendo que o certo seria o pino "5" e o pino "14".

 

se quiser manter esta configuração, refaça as trilhas que voce isolou(partiu), e solde os fios no ponto da imagem abaixo... retire os capacitores C102 E C202 (0.1uf)...

 

lembrando que esta entrada que voce escolheu( pino"5" e "14" do IC2), é referente a radio (TUNER) e não ao CD...

ms-m320 2.PNG

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça o que mencionei na mensagem anterior, ou seja, ligar na entrada referente a rádio... solde os fios onde marquei e retire os capacitores C102 e C202 para isolar a trilha...

 

Lembre de colocar na função tuner(rádio) quando for testar... e

Não esqueça de soldar o GND também... 

 

O ruído pode ter vários motivos... 

Um deles  é a falta de um resistor ligando a entrada de sinal ao GND. Por isso pedi pra você soldar em um ponto mais afastado do IC2, este aterramento será feito por R102 e R202 (8k2)...

O ruído também pode ocorrer por conta da fonte que está alimentando o decodificador. se está alimentando com uma fonte separada, una o GND desta fonte ao GND do aparelho.

Outra coisa que costuma causar ruído é cooler (fan)... 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Airtonarl disse:

duvido muito..

pelo menos os que eu uso não tem ruido

mas da maneira que pedi pra voce fazer, acredito que este ruido vai desaparecer...

Beleza... melhorou muito... vai ficar assim... agora me ajuda no seguinte:

1) Quando ligo o radio na tomada ele inicia entao no modo radio, mas o volume bem baixo... depois que desligo e permanece na tomada beleza volta, mas se tirar da tomada inicia bem baixo mesmo... isso é algum defeito ou é dele mesmo?

2) Queria alimentar o decodificador com o proprio circuito do radio. E quando apaertar para ligar ele ligar o decodificador tb. Tem como?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, merf_tj disse:

isso é algum defeito ou é dele mesmo?

Se quando está baixo e você aumenta no botao ele aumenta normal, é uma função dele mesmo. por este motivo te aconselhei a ligar as saída direto na entrada do amplificador, assim o volume do som não iria interferir no decodificador...

 

11 horas atrás, merf_tj disse:

Quando ligo o radio na tomada ele inicia entao no modo radio

Se você tivesse usado a entrada do CD ou do TAPE, toda vez que ligasse o som, teria que mudar a função...

 

11 horas atrás, merf_tj disse:

Queria alimentar o decodificador com o proprio circuito do radio.

Você tem duas opções para isso:

1° - Alimentar o decodificador com a própria fonte do aparelho...

 

2°- Ligar a fonte que alimenta o decodificador na mesma tomada do aparelho( adaptando para que a fonte fique dentro do aparelho)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Airtonarl disse:

Se quando está baixo e você aumenta no botao ele aumenta normal, é uma função dele mesmo. por este motivo te aconselhei a ligar as saída direto na entrada do amplificador, assim o volume do som não iria interferir no decodificador...

 

Se você tivesse usado a entrada do CD ou do TAPE, toda vez que ligasse o som, teria que mudar a função...

 

Você tem duas opções para isso:

1° - Alimentar o decodificador com a própria fonte do aparelho...

 

2°- Ligar a fonte que alimenta o decodificador na mesma tomada do aparelho( adaptando para que a fonte fique dentro do aparelho)...

 

Onde eu poderia ligar ele para aproveitar a fonte do próprio rádio e o botão power? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, merf_tj disse:

Onde eu poderia ligar ele para aproveitar a fonte do próprio rádio e o botão power? 

acredito que voce esteja alimentando ele com 12 v ... se eu estiver certo, com certeza ele terá um regulador após a entrada... 

apesar de ter um regulador, não é bom alimenta-lo com algo muito acima de 12 v, pois o regulador(SMD) iria esquentar, algo como 13 v seria o limite...

 

tendo um regulador, voce tambem não conseguirá alimenta-lo com menos de 8 v...

 

verifique qual a tensão neste ponto que marquei abaixo(terminal positivo do capacitor grande da fonte), não ultrapassando os 13 v, pode ligar o positivo do decodificador nele...

o GND do decodificador no GND do aparelho... 

ms-m320 5.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Airtonarl disse:

 

ok vou verificar... outra coisa, se eu manter ele na função TUNER ou ligar direto no amplificador, de todo jeito vou ter que ligar o aparelho no botão POWER? Ou assim que colocar na tomada ja vai funcionar tudo? Caso tenha que acionar o botão POWER servir para o funcionamento do amplificador, teria como ele ligar o decodificador também? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, merf_tj disse:

Ou assim que colocar na tomada ja vai funcionar tudo?

Terá que ver se esta tensão que pedi para você conferir, está presente ou não no momento em que o aparelho se encontrar em stand by...

 

se estiver, o decodificador irá ligar com o aparelho em stand by.

 

caso contrário, ligará tudo ao mesmo tempo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo deixa eu te falar o que fiz...

Liguei direto no amplificador como você indicou, retirei o R110, R210, R115 e R215.

Coloquei a alimentação do decodificador no positivo e negativo do C63.

O decodificador liga assim que conecto o aparelho na energia.

Mas também ao liga da um zumbido e depois por uns instante o audio liga e desliga em seguida e fica mudo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não era para isso estar acontecendo... 

Faça o seguinte:

No momento em que cortar o áudio, coloque a ponta do dedo nos pontos que você soldou os fios do sinal de áudio e verifique se faz algum barulho nas caixas de som (para ter certeza que é o som que está cortando o áudio e não o decodificador). 

Se fizer barulho nas caixas, o problema está no decodificador...

 

Se não fazer barulho:

Coloque todos os componente removidos(resistores), com cuidado para não troca-los. E veja se resolve...

Se não resolver, retire os fios do áudio que você soldou e também os fios que alimenta o decodificador.

Neste momento, o som deve ficar como estava antes.. 

Se o problema continuar, você deve ter desligado alguma coisa ou deixou alguma solda dando curto na placa... Reveja a solda no C63, é ele que alimenta todo o circuito. Veja no esquema, todos os componentes que a trilha do pino positivo deste capacitor deve está ligado... Pode ser que alguma esteja interompida..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu querido fiz o seguinte:

Recoloquei o R110, R210, R115 e R215. Para usar novamente na função RADIO.

A alimentação do decodificador ficou Vcc+ e GND nos pinos 1 e 4, respectivamente, do conector CN7.

Percebi que os 12V estão presentes apenas quando liga o aparelho e não em stand-by.

Então quando conecto o aparelho na energia ele fica em stand-by e quando o ligo no botão POWER vai para a função RADIO e o decodificador liga também.

Embora ficou com um baixo ruído de fundo vai atender as necessidades por enquanto, gostaria muito de agradecer a ajuda que foi essencial para o êxito e conclusão do projeto.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!