Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Aquecer a placa-mãe que se encontra em temperatura baixa(fria e por isso não inicializa), compromete a durabilidade (componentes etc) da mesma? estou esses dias precisando superaquecer para inicializar o computador novo por conta da temperatura aqui em casa que se encontra baixa.

Postado

bem vindo.

você teria os numeros (temperaturas ambiente, da placa e de partida) para podermos avaliar melhor a situação?

normalmente equipamentos eletrônicos consegue partir em temperaturas bem frias (-10°C) sem problemas, mas os HDs podem ter certa dificuldade nestas temperaturas devido aos componentes mecânicos (talvez os fans também fiquem trancados nesta temperatura, verifique antes de ligar se eles rodam livremente)

Postado
agora, Marco Pontes disse:

@Eder Neumann infelizmente não.

então não sei de que forma poderíamos lhe ajudar a resolver este problema...

Você mora no Brasil?

se sim acho difícil que seja realmente temperatura o seu problema, talvez seja algum deficit de desempenho do HD ou mau contato na parte elétrica do seu setup.

Postado

@Eder Neumann moro no Brasil, a parte elétrica parece ok, tenho um HD que reaproveitei do antigo PC, e um SSD novo conectado.

adicionado 18 minutos depois

Só para acrescentar, o meu Xbox One S também apresenta o mesmo problema, tenho que aquecer ele para inicializar.

• 4 semanas depois...
Postado
Em 15/01/2020 às 15:16, Eder Neumann disse:

você tem problemas de umidade/maresia na sua região?

Maresia não, umidade, um pouco na região onde se encontra o PC.

adicionado 1 minuto depois
Em 15/01/2020 às 18:26, gutopereira disse:

Parece problema de solda fria...

Não acho que seja, essa placa-mãe não tem nem um mês que comprei, chegou tudo embalado perfeito. E acabei de descobrir que se eu somente soltar uma leve aquecida em cima do cristal próximo ao cooler e a bateria, o PC inicia imediatamente.

adicionado 3 minutos depois

Já contatei o RMA da Kabum, vou enviar assim que possível para eles, mas gostaria de saber se tem como eu reparar aqui em casa sem ter que ficar sem usar o PC por um tempo.

adicionado 13 minutos depois

Uma imagem geral dela montada no gabinete: https://imgur.com/a/g57TlWW

adicionado 25 minutos depois

Um vídeo dela funcionando nesse exato momento: https://imgur.com/a/UL4v5iL

Postado

Hardware: AMD Ryzen 3 2200G with Vega graphcis 8, 8GB DDR4 2400Mhz com OC ativo para 2800Mhz, placa-mãe é uma Asus A320M-K/BR Rev 1.03, HD (Antigo PC) é um WDC WD1600AABS-00PRA0 de 160Gb, SSD Rise Mode Gamer Line 120GB, SATA, Leitura 535MB/s, Gravação 435MB/s - RM-SSD-120.

Postado
2 minutos atrás, Eder Neumann disse:

talvez tenha, mas aí babau garantia...

Qual seria ? posso avaliar se vale ou não a pena perder a garantia.

adicionado 0 minutos depois
1 minuto atrás, Eder Neumann disse:

pergunta nada a ver (mas que pode ter algo a ver sim....) o horario da bios ta certinho?

Bem lembrado, percebi que sempre que inicio ele, ele vem com o horário errado, de ontem para hoje, o horário deu uma segurada.

Postado
1 hora atrás, Marco Pontes disse:

Qual seria ? posso avaliar se vale ou não a pena perder a garantia.

nunca vale a pena, mas você pode verificar se o cristal em questão está bem soldado, ou efetuar a substituição dele (se ele funciona com um peteleco talvez esteja avariado).

Tente trocar a pilha antes de mais nada...

em tempo, manda uma foto da parte que você aquece...

Postado

é, sugiro garantia mesmo...

se você aquece o cristal com o dedo (tome cuidado com a eletricidade estatica), o pc ja consegue ligar?

veja se apoiando o dedo sobre este CI ao lado (e pressionando ele levemente contra a placa) não tem o mesmo efeito...

Postado

@Eder Neumann @Eder Neumann Vou desligar ele e aguardar 30minutos (é o tempo que já cronometrei para que a placa-mãe não consiga mais ligar). aí eu efetuo esse seu teste, a priore, a minha região não temos muito problema com estática, bastando efetuar uma descarga em um metal ou mesmo o gabinete do PC.

Postado
6 horas atrás, Marco Pontes disse:

@Eder Neumann @Eder Neumann Vou desligar ele e aguardar 30minutos (é o tempo que já cronometrei para que a placa-mãe não consiga mais ligar). aí eu efetuo esse seu teste, a priore, a minha região não temos muito problema com estática, bastando efetuar uma descarga em um metal ou mesmo o gabinete do PC.

Por quanto tempo tu deixa esquentando a placa-mãe e usa o que?  Tô com uma placa-mãe e fonte com problema parecido 

Postado

@Eder Neumann @Eder Neumann A placa-mãe iniciou pressionando o cristal por alguns segundos, porém, não dá vídeo! mas se eu aqueço a mesma por 3 ou 4 segundos com o secador de cabelo, ela inicia e também envia imagem, processa tudo normalmente.

@C.R.E.A.M. Por 3 a 5 segundos com o secador de cabelo, acima do cristal mencionado.

• Curtir 1
Postado

realmente parece ser uma avaria no cristal que pode estar mudando a frequencia de oscilação. manda pra garantia que é "garantido" iahehahehaehae é perigoso demais tentar efetuar a troca e acabar colocando um oscilador não testado...

• Obrigado 1
Postado
12 horas atrás, Marco Pontes disse:

@Eder Neumann @Eder Neumann A placa-mãe iniciou pressionando o cristal por alguns segundos, porém, não dá vídeo! mas se eu aqueço a mesma por 3 ou 4 segundos com o secador de cabelo, ela inicia e também envia imagem, processa tudo normalmente.

@C.R.E.A.M. Por 3 a 5 segundos com o secador de cabelo, acima do cristal mencionado.

Eu já coloquei por uns 2 min e não conseguir liga a minha, fiquei com medo do calor ser muito grande e prejudicar a placa-mãe, que cristal seria esse? vi ali na sua imagem mas não conseguir indentificar, sera que é padrão pra toda placa-mãe?

Postado
1 hora atrás, C.R.E.A.M. disse:

que cristal seria esse?

são parecidos com isso 

image.png.52c69350173067456b59f940de265536.png

e são responsáveis pelos tempos da placa-mãe (sincronismo entre componentes, relogio, etc)

que sintomas teu sistema tem apresentado? e qual a configuração de hardware dele?

• Obrigado 1
Postado
4 minutos atrás, Eder Neumann disse:

são parecidos com isso 

image.png.52c69350173067456b59f940de265536.png

e são responsáveis pelos tempos da placa-mãe (sincronismo entre componentes, relogio, etc)

que sintomas teu sistema tem apresentado? e qual a configuração de hardware dele?

Po cara é uma história um pouco grande, se você tiver um tempo pra ler tudo vou ficar agradecido kk.

Desde do dia 30 de dezembro meu pc nunca ligou, quando apertava pra liga não dava nenhum sinal e não ascendia nenhum led, pensei que fosse a fonte dela uma corsair cx 450w porque fiz aquele teste la do clipe e la não girou o cooler, só que testei outras fontes dela e mesmo com a fonte que testei girando o cooler no teste do clipe quando eu conectava a fonte na placa-mãe ela não dava nenhum sinal de vida, não ascendia nenhum led e não girava nada. Só que quando levei na primeira assistência pra minha surpresa o pc ligou na primeira tentativa, tudo funcionando normal, chegando em casa o pc não ligava nada, pensei que fosse problema na rede elétrica aqui de casa então levei em 4 casas diferentes no meu bairro e nenhuma funcionou, voltei na assistência levei até meu cabo de força por pensar que podia ser ele, mas novamente o pc ligou sem problema lá e chegando em casa não funcionou, levei em outra assistência já com esse diagnostico que 'em casa ele não funciona mas na assistência sim', lá o técnico sem nem ter pegado meu pc falou que poderia ser por causa da umidade e que ultimamente muitas pessoas estavam vindo relatar esse problema, realmente de dezembro pra cá vem chovendo bastante, e a umidade ta acima dos 80% e ele me recomendou usar um secador de cabelo pra aquecer um pouco a placa-mãe e caso não funcione ele falou pra retornar lá e deixar por uns 3 dias pra testes, nesse mesmo dia quando cheguei em casa tentei ligar o PC e para minha surpresa ele ligou, só que o led azul que tem no gabinete tava bem fraco bem abaixo do normal, e reparei que o cooler da fonte apesar de esta funcionando ela não ligava, mas na assistência ela girava, uns 30 min depois eu reiniciei pra ver se o cooler da fonte voltava a girar, assim que reiniciei percebi que apenas 1 pente de memoria estava funcionando, desliguei o pc e rapidamente tirei as memorias e coloquei de novo para ver se reconhecia os 2 pentes de 4GB, tentei ligar o pc novamente e não ligou mais, levei na assistência para deixar de testes os 3 dias lá e logo pedi para testar para ele ligar pra ver se estava funcionando, na primeira tentativa o pc ligou e pedi para ele verificar se contava as 2 memorias de 4gb e constava, passando os 3 dias ele me ligou e falou que o problema era a fonte que estava em curto e que por isso não ligava o cooler dela e que a placa-mãe estava em curto também por causa da umidade. Ele disse que durante os testes ele deixava ligado o dia todo e quando desligava e ligava no outro dia ela não ligava mais.

Ou seja, aparentemente meu pc se recusa ligar em casa ou no meu bairro, mas na assistência ligou na primeira tentativa, já chamei até a companhia eletrica e verificaram que ta tudo normal, chamei eletricista e ele mediu a tensão e estava normal também, notebooks, geladeira, tvs e freezer funcionando normal. O diagnostico que o tecnico me deu é que a placa-mãe esta com problema de ligar, ele ligou ela com secador de cabelo, logo isso o pc não desligou durante os testes, a fonte o cooler não gira, mas estava funcionando.

Eu não tenho secador de cabelo em casa, já tentei esquentar a base do sol mesmo, deixei por uns 3 min com gabinete aberto mas não ligou. Meu medo é comprar placa-mãe e fonte e mesmo assim não ligar em casa. kkk

Ryzen 3 2200g

placa-mãe msi a320m pro vh plus

2x4GB corsair lpx

Fonte corsair cx450w

Postado

@C.R.E.A.M.

Se a placa-mãe está na garantia recomendo seu acionamento imediato.

se não, tenho algumas sugestões do que eu faria:

Pode haver alguma sugeira em sua placa-mãe e/ou fonte provocando o problema, as vezes esse tipo de coisa é quase invisível então se for procurar procure com bastante atenção e cuidado (utilize uma lanterna ou o flash do celular para lhe auxiliar). Retire a placa-mãe de dentro do gabinete (cuidado com a eletricidade estática), coloque sobre uma mesa ou superficie de trabalho (de preferência com alguma proteção entre a mesa e o equipamento (um papelão pode já ser suficiente, mas novamente cuidado com a eletricidade estatica). com o auxilio de uma lanterna inspecione minuciosamente a placa procurando por manchas brancas ou verdes (vide imagem, provavelmente serão manchas bem pequenas e bem sutiis)

image.png.85497eb0f47925fcadb333fb614f0c66.png 

Se estas manchas estiverem presentes o problema é grande e as chances de conserto diminuem drasticamente, mas algo que pode ser tentado é o seguinte, você precisará de alcool isopropílico, conta gotas, cotonete e ar comprimido (de preferência enlatado que já vem filtrado e seco). nos pontos onde houver as manchas pingue quantidades generosas de alcool, se houver manchas nos terminais dos componentes use cotonetes para esfregá-las cuidadosamente (estes componentes se descolam com muita facilidade) depois seque com o ar-spray. onde as manchas forem para debaixo dos componentes o ideal seria remover o componente e limpar por baixo também mas vamos tentar uma abordagem passiva, umedeça o componente com alcool isopropilico e certifique-se de que o alcool passou por baixo do componente, se precisar "balançar" a poçinha para que o alcool flua faça-o com o auxilio de cotonetes. mantenha umedecido por alguns longos segundos para nos certificarmos de que as impurezas dali estão embebidas/diluidas no alcool, então seque com o ar-spray, sempre tomando o cuidado de mirar para que a saída seja pelas laterais (ou cantos) sem terminais dos componentes e com cautela pois muita pressão pode desprender os componentes.

é bem trabalhoso, mas pode ser que salve seu equipamento.

• Curtir 1
Postado
10 minutos atrás, Eder Neumann disse:

@C.R.E.A.M.

Se a placa-mãe está na garantia recomendo seu acionamento imediato.

se não, tenho algumas sugestões do que eu faria:

Pode haver alguma sugeira em sua placa-mãe e/ou fonte provocando o problema, as vezes esse tipo de coisa é quase invisível então se for procurar procure com bastante atenção e cuidado (utilize uma lanterna ou o flash do celular para lhe auxiliar). Retire a placa-mãe de dentro do gabinete (cuidado com a eletricidade estática), coloque sobre uma mesa ou superficie de trabalho (de preferência com alguma proteção entre a mesa e o equipamento (um papelão pode já ser suficiente, mas novamente cuidado com a eletricidade estatica). com o auxilio de uma lanterna inspecione minuciosamente a placa procurando por manchas brancas ou verdes (vide imagem, provavelmente serão manchas bem pequenas e bem sutiis)

image.png.85497eb0f47925fcadb333fb614f0c66.png 

Se estas manchas estiverem presentes o problema é grande e as chances de conserto diminuem drasticamente, mas algo que pode ser tentado é o seguinte, você precisará de alcool isopropílico, conta gotas, cotonete e ar comprimido (de preferência enlatado que já vem filtrado e seco). nos pontos onde houver as manchas pingue quantidades generosas de alcool, se houver manchas nos terminais dos componentes use cotonetes para esfregá-las cuidadosamente (estes componentes se descolam com muita facilidade) depois seque com o ar-spray. onde as manchas forem para debaixo dos componentes o ideal seria remover o componente e limpar por baixo também mas vamos tentar uma abordagem passiva, umedeça o componente com alcool isopropilico e certifique-se de que o alcool passou por baixo do componente, se precisar "balançar" a poçinha para que o alcool flua faça-o com o auxilio de cotonetes. mantenha umedecido por alguns longos segundos para nos certificarmos de que as impurezas dali estão embebidas/diluidas no alcool, então seque com o ar-spray, sempre tomando o cuidado de mirar para que a saída seja pelas laterais (ou cantos) sem terminais dos componentes e com cautela pois muita pressão pode desprender os componentes.

é bem trabalhoso, mas pode ser que salve seu equipamento.

Vou tentar fazer essa verificação, na ultima assistência que eu fui o técnico falou que a placa-mãe não apresentava sinais de manchas ou partes oxidadas, o mais estranho disso é como falei, em casa não ligava, mas nas duas assistência que eu fui sempre ligou de primeira, inclusive dando vídeo no monitor, o que me levava pensar que era a rede elétrica, mas já fiz de tudo ao meu alcance para verificar isso (chamei um eletricista que trabalha na fornecedora elétrica, trocou as tomadas, fiação e mediu no multimetro a tensão). Vou ver o que eu faço, to a quase 2 meses sem PC, já estou pesquisando placa-mãe e fonte nova para comprar, quando comprar e não funcionar a ultima opção é mudar para outro bairro.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!