Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Servidor de arquivos em 2 redes


Posts recomendados

Eu preciso de ajuda !!

 

eu estou com o segunte problema 

 

- tenho uma rede A ( nesta rede eu tenho um notebook e uma impressora )

 

- e tenho uma rede B ( nesta rede tenho um notebook e um servidor de arquivos usando o linux, o servido Samba )

 

gostaria que o notebook do roteador A tivesse acesso ao servidor do roteador B 

 

eu consigo fazer ping do notebook da rede B pra rede A , porém da rede A pra rede B não vai 

 

o cabo de rede conecta as redes da seguinte forma , roteador A na por lan3, e roteador B na porta Wan , 

 

é possovel fazer essa conexão ?? , por favor me ajudem 

 

outro detalhe , tentei configurar o roteador B no modo bridge pra ficar apenas uma rede , porém não funcionou 

eu consigo fazer a conexão usando um switch porém o switch que tenho tem velocidade muto baixa e não compensa usar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Ferrarez  Deixe o router B que recebe a WAN como principal, no router A voce vai sair com um cabo de rede da porta LAN do router B para uma porta LAN do router A. Na configuração do router A, você desabilita o DHCP e configure um IP estático, diferente do router B.

 

exemplo:

Router B - 192.168.0.1
DHCP do Router B - 192.168.0.100 - 192.168.0.254

Router A - (IP ESTÁTICO) 192.168.0.2
DHCP DESABILITADO.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dsgeverton Estava seguindo uma lógica parecida , o problema é que o router A tem conexão com dispositivos moveis não seria um problema deixar  DHCP do Router A desligado ?? 

 

quem recebe a Wan é o Router A ( resumindo a internet vem dele ), porém o Router B recebe a Wan do Router A 

 

Espero que consiga me ajudar 

 

devo mesmo proceguir com o que você disse, ou o

 

image.png.1253053316bd20fdd73b6a9a281cf79c.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Ferrarez Olá amigo, tudo bem?

Se ambos os roteadores estão conectados via cabo conforme a imagem, desativa o DHCP do router B e coloca o cabo da WAN na lan, assim todo o dhcp da rede quem vai gerencia é o router A onde o routerB só vai servir como switch e acess point.

 

Att;

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Ferrarez Nesse caso o router B está ligado para criar um NAT, gerando uma nova rede, por isso voce nao tem acesso reverso à rede do router A. Nesse mapa que voce enviou o correto seria: Reconfigurar o router B como eu tinha falado anteriormente sobre o router A, com IP estatico e DHCP desligado, recebendo o cabo em sua LAN e não na WAN. Assim, você faz com que o router B crie uma bridge para o router A.

 

Sobre "problema é que o router A tem conexão com dispositivos moveis não seria um problema deixar  DHCP do Router A desligado ??" voce tinha informado uma lógica diferente da topologia que postou, Se o seu router A é o router principal, ligado à internet, ele fica com o DHCP ativo, o router b que estará desativado, assim, quem se conectar ao router b receberar um novo IP gerado pelo DHCP do router A, pois estarão na mesma rede.

 

Espero que tenha compreendido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Gabriel Ferrarez Boa noite

 

Desculpe da demora em responder é que está muita correria no serviço, estou bastante sumido do fórum.

Mais como já falaram é LAN do roteador A na LAN do roteador B, e DHCP do router B e não o que dar errado.

repetidor.JPG

O roteador A você coloca como IP 192.168.1.1 e o roteador B como 192.168.1.2.

No roteador A você deixa o DHCP ligado e coloca para iniciar de 192.168.1.3 até 192.168.1.254, e no roteador B você deixa o DHCP desligado.

Feito isso e tiver um computador conectado no router A e outro no router B você vai consegui acessar o que tem no outro computador, acessar remotamente, compartilhamento de pasta, impressora, etc.

E ambos vai acessar internet também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!