Ir ao conteúdo

Reduzir tensão para conversor AD

Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal,

Estou com uma dúvida e gostaria da sugestão de vocês.

Preciso reduzir a tensão de um sinal analógico (0-10V) para (0-3.3V) que será lido por um uC.

Pensei em utilizar um divisor de tensão, porém para isto devo deixar a tensão de entrada levemente < 3.3V para offset (o que reduz um pouco a precisão). Porém minha dúvida é que por haver variação térmica os resistores do divisor podem variar.

Poderia implementar em código com um sensor LM35 um método de calibração, porém gostaria antes de verificar se existe a possibilidade de eliminar isto tratando o sinal.

desde já obrigado

• Membro VIP
  • Solução
Postado
1 hora atrás, toigogustavo disse:

variação térmica os resistores do divisor podem variar.

A não ser que seja projeto aeroespacial, militar ou médico eu (eu) não me preocuparia com isso. A variação é muito pequena e o próprio conversor ad do mc deve ter variação maior.

Outro . de vista prático é que ambos irão variar na mesma proporção o que pode manter a relação da divisão.

Mas sim existem resistores de precisão 1 a 0,1% e com baixo coeficiente de temperatura.

Ashampoo_Snap_2015.12.17_06h46m33s_072_.

1 hora atrás, toigogustavo disse:

levemente < 3.3V

Eu (eu) deixaria um pouco + que levemente. algo como 3V. Pra dar + folga pro mc e pra precisão dos R que eu (eu) usaria de 5%...2%  mesmo.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
6 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

A não ser que seja projeto aeroespacial, militar ou médico eu (eu) não me preocuparia com isso. A variação é muito pequena e o próprio conversor ad do mc deve ter variação maior. Mas sim existem resistores de precisão 1 a 0,1% e com baixo coeficiente de temperatura.

Outro . de vista prático é que ambos irão variar na mesma proporção o que pode manter a relação da divisão.

Opa!

Não chega a ser um projeto aeroespacial, é um sistema de controle um pouco mais simples 😁.

9 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Eu (eu) deixaria um pouco + que levemente. algo como 3V. Pra dar + folga pro mc e pra precisão dos R que eu (eu) usaria de 5%...2%  mesmo.

Boa dica, vou manter o projeto como estava então.

Obrigado pela dica!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!