Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

notebook, dar upgrade ou comprar um desk para desemvolvimento?


Posts recomendados

Bom dia,

 

Eu sou desenvolvedora de software, uso muito o notebook tanto para trabalhos de office geral, quanto para criar rotinas de automação em java/python/c# onde muitas vezes uso ferramentas como netbeans, com glassfish.

 

Acontece que ultimamente nem meu último notebook (um dell que está com windows 10 [vou colocar a especificação dele abaixo]) nem o meu note anterior (um sony vaio com debian 10 instalado [especificação também adiante]) estão dando conta do meu trabalho (que uso as ferramentas que mencionei acima) e do lazer (netflix/programas de edição de imagem/música). Normalmente eu estava seguindo uma regra que um amigo me recomendou quando comecei a trabalhar com dev. que é  mudar de note a cada 4 anos, porém eu não estou com vontade de comprar mais um note novo e mandar o que to usando para a pilha de notes antigos/inutilizados. Penso em levar para melhorar a memória deles e dar uma manutenção na bateria, limpeza, e trocar o teclado deles, porém não tenho certeza se eles vão conseguir continuar a dar conta do recado. Vou falar do caso de cada um separadamente abaixo.

 

Sony Vaio (adquirido em 2011)

VPCEG15FB

4GB RAM

Intel(R) Core(TM) i5-2410M CPU @ 2.30GHz

HD 500GB

Debian 10 + XFCE

Problemas: Ele as vezes trava do nada. Estou escrevendo alguma documentação e trava. Não consigo usar muitas abas no navegador também. Spotify não roda, é receita para travar na hora. Antes eu conseguia usar o Java 8+Netbeans+Glassfish+Navegador para desenvolver mas agora, OU eu abro o Netbeans Ou eu testo. Os dois não dá.Se deixo ele sozinho, sem nada executando ligado e saio, quando volto ele está travado também (desconfio que o Debian está com algum problema nesse Note)

 

Dell Inspiron 14 (adquirido em 2016)

Inspiron 14 5448

8GB RAM

Intel(R) Core(TM) i7-5500U CPU @2.4GHZ

HD 1TB