Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

notebook, dar upgrade ou comprar um desk para desemvolvimento?


Posts recomendados

Bom dia,

 

Eu sou desenvolvedora de software, uso muito o notebook tanto para trabalhos de office geral, quanto para criar rotinas de automação em java/python/c# onde muitas vezes uso ferramentas como netbeans, com glassfish.

 

Acontece que ultimamente nem meu último notebook (um dell que está com windows 10 [vou colocar a especificação dele abaixo]) nem o meu note anterior (um sony vaio com debian 10 instalado [especificação também adiante]) estão dando conta do meu trabalho (que uso as ferramentas que mencionei acima) e do lazer (netflix/programas de edição de imagem/música). Normalmente eu estava seguindo uma regra que um amigo me recomendou quando comecei a trabalhar com dev. que é  mudar de note a cada 4 anos, porém eu não estou com vontade de comprar mais um note novo e mandar o que to usando para a pilha de notes antigos/inutilizados. Penso em levar para melhorar a memória deles e dar uma manutenção na bateria, limpeza, e trocar o teclado deles, porém não tenho certeza se eles vão conseguir continuar a dar conta do recado. Vou falar do caso de cada um separadamente abaixo.

 

Sony Vaio (adquirido em 2011)

VPCEG15FB

4GB RAM

Intel(R) Core(TM) i5-2410M CPU @ 2.30GHz

HD 500GB

Debian 10 + XFCE

Problemas: Ele as vezes trava do nada. Estou escrevendo alguma documentação e trava. Não consigo usar muitas abas no navegador também. Spotify não roda, é receita para travar na hora. Antes eu conseguia usar o Java 8+Netbeans+Glassfish+Navegador para desenvolver mas agora, OU eu abro o Netbeans Ou eu testo. Os dois não dá.Se deixo ele sozinho, sem nada executando ligado e saio, quando volto ele está travado também (desconfio que o Debian está com algum problema nesse Note)

 

Dell Inspiron 14 (adquirido em 2016)

Inspiron 14 5448

8GB RAM

Intel(R) Core(TM) i7-5500U CPU @2.4GHZ

HD 1TB

Windows 10 Home Single Language(Veio de fábrica o W10 e na única vez que formatei, usei o próprio instalador da Dell para formatar)

Problemas: Ele tá com algum problema no jacket de energia, o cabo fica caindo o tempo todo, já troquei a bateria 2x mas não dura muito por que acaba danificando a bateria, o fato do cabo não encaixar direito (devia ter visto antes de acabar a garantia, mas anyway, não percebi e agora tá aí). Eu não consigo rodar nem Netflix, estranhamente, o note fica com 3% da CPU, 10% da memória mas NÃO RODA nenhum tipo de vídeo. É horrível! Eu já tentei formatar para ver se era alguma configuração errada, mas não ajudou em nada. Não aguenta muitas abas no navegador. Eu usava ele para jogar a um tempo atrás, mas com o passar do tempo está impossível. Já tentei usar para desenvolver software, mas atualmente não aguenta as ferramentas que preciso também. O teclado dele também "empenou" ele tá descolando do notebook.

 

Eu estranho muito pois o Sony Vaio acaba dando mais pau pra obra que o Dell (vendo a diferença da configuração deles me deixa irritada saber que paguei o dobro pelo Dell e ele me dá tanta dor de cabeça). Aí fico na dúvida, se eu jogo os dois fora e compro um desktop e vou só trocando as peças com o passar do tempo, ou será que compensa apenas mandar dar uma calibrada nos dois e adequar o uso de cada um.

 

O que vocês acham que vale a pena fazer?

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Aemith muito curioso o que te acontece!
Sou suspeito para falar de Vaio .... meu irmão teve um 2009 (i3 com 4 de ram) e o bicho ta só o pó hoje em dia.
Dps pegou um outro Vaio (i5 com 8 de ram) em 2016/17 acho .... e hoje também esta só o pó da rabiola. E ambos notes eram apenas jogos leves e internet.

Eu sempre vou apostar em Desktop para desenvolvimento e edição de alguma coisa, porque acho mais pratico fazer isso em Desk do que mobile (por toda consumação de recursos em volta). Mas se você precisar fazer isso de forma remota, talvez seja mais jogo procurar um note bem parrudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Antes de mais nada tem de diagnosticar o problema de cada um deles.

 

Sugiro começar pelo Dell, baixe uma ferramenta de monitoramento do hardware como HwInfo64 e veja se não nota algo fora do comum durante o uso do notebook. Você pode até baixar uma ferramenta para estressar o processador como o Prime95 e ver como o computador se comporta.

Pode ser que ele esteja superaquecendo e diminuindo o desempenho para impedir que a temperatura suba demais e cause algum dano.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!