Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, possuo uma placa-mãe GigaByte H97m- gaming 3 com um i74790k. Durante uma forte chuva, os ventos abriram minha janela e encharcou todo o pc, a agua entrou pelas grades das fans extras, (lembrando que durante o temporal houve queda de energia mas o pc estava desligado, mas nao da tomada). Pois bem, após isso, sequei tudo com um secador de cabelo e em seguida tentei liga-lo para ver se houve prejuízo. Após apertar o power , nada acontecia. Testei a fonte separado e ela estava OK. Tirei a placa-mãe e coloquei ela no papel aluminio para tirar uma possivel carga estatica. Após uma noite assim montei novamente e o pc ligou. Tudo normal. Após desligar e ligar varias vezes para teste deixei o mesmo desligado umas 4h, mas ao tentar liga-lo depois desse tempo , nada. Morreu de novo. Levei em um amigo meu e ele esquentou o PCH dela para ver se startava , na loja dele funcionou novamente por 1 dia inteiro , mas ao chegar na minha casa e ficar desligado por mais algumas horas , a placa nao ligou mais. Por minha conta tirei o dissipador do PCH e joguei limpa contato, esperei por mais 2 horas e por incrivel q pareça , a fan da GPU armou mas desarmava em 5 segundos mas armava novamente (mas os leds da placa nao ligavam) acho q é a fonte menos potente q coloquei. Mas enfim, o problema é : após alguns procedimentos a placa liga e funciona , mas se ficar tempo demais desligada ela nao volta mais. OBS FINAL: ja verifiquei visualmente se há algum capacitor estourado ou oxidado e nao vejo nada. Parece estar em perfeito estado. 

PC

placa-mãe: GA GigaByte H97M - gaming 3

Processador Intel Core i7 - 4790k

Placa de video Zotac GTX 960

Memoria Corsair 1x8GB 1600ghz DDR3

Fonte 500 EVGA 80 Plus.

SSD 120Gb + 2 hds 320

Postado

Esses defeitos intermitentes são os piores...  minha sugestão, se você já não o tiver feito, é deixar somente o mínimo para que a placa-mãe ligue (mesmo que vá parar na tela de erro do bios por falta de hd...  eu deixaria somente a fonte e a placa-mãe com seu cooler e no vídeo onboard (sem hd, ssd, placa de vídeo). Acho que valeria a pena até soltar fios de power e reset do gabinete. Há alguns anos peguei um micro que não ligava devido a um mouse usb com problemas, daí a importância de tirar tudo que não é vital, mesmo que aparentemente inofensivo. Você reduziria suas dúvidas à fonte e placa-mãe apenas e com segurança voltaria a ir adicionando os itens até identificar onde está esse problema que por ser intermitente, vai lhe tomar muito mais tempo que um defeito "comum".

• Curtir 1
Postado

Ola @Luan Marchito . Provavelmente a água provocou curto em algum componente. a oxidação pode ocorrer também em baixo dos componentes smd, super iIO, BGA etc, que não da para verificar. Você pode tentar um banho de Álcool isopropílico na placa. Mas sugiro levar a uma assistência especializada para fazer os procedimento corretos.  Continuar insistindo pode danificara a placa permanentemente.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!