Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lenovo Legion Y540 Problemas de Thermal Throttling


lukpotato

Posts recomendados

Olá, comprei um Lenovo Legion Y540 que bate os 99ºC facilmente, sem forçar muito a máquina, e junto a isso, dá um thermal throttling bem alto, sinto até a máquina dando umas congeladas. Como trabalho com edição de vídeo, isso prejudica muito na velocidade dos renders/exports, pois o processador diminui bem a frequência ao bater 99ºC.

 

Queria dicas do que fazer, pois eu já fiz undervolt de -0,150V, estou utilizando o note com uma base de 6 coolers em baixo, e mesmo assim não adiantou nada.

 

Escuto as ventoinhas funcionando perfeitamente, e o computador em si não aparenta estar tão quente, então chego a pensar que o problema está na pasta térmica, que pode ser de péssima qualidade, ter sido mal aplicada ou nem ter, pois realmente está esquisito demais.

 

Entrei em contato com o suporte da Lenovo, um técnico acessou meu computador remotamente e disse estar "normal". Que bate essas temperaturas mesmo mas não prejudica o desempenho, mesmo eu insistindo que prejudica sim e mostrando no Intel XTU o Thermal Throttling fazendo a frequência do processador cair absurdamente, ou seja, capaz que eu mande para garantia, fique 20 dias (é o prazo deles) sem meu note que é minha ÚNICA ferramenta de trabalho, e volte igual, porque pra eles é "normal".

 

Realmente não sei o que fazer, pensei em por conta própria abrir e meter uma MX-4, mesmo que perca a garantia, pois ficar quase 1 mês sem minha ferramenta de trabalho é impossível pra mim.

 

Enfim, existem mais testes que eu possa fazer? Mais soluções via software? Ou parto para trocar a pasta térmica e boa?

 

Ah e para as configurações do note ele não apresenta esse desempenho não, queria também formas de testar tudo para ver se está nos conformes, principalmente SSD e Memória RAM que eu suspeito serem de má qualidade também, e não especifica bem no site.

 

Muito obrigado por tudo!

 

Configurações do Note:

Intel Core i7-9750H

Memória 16GB

1TB + 128GB SSD Pci-e

NVIDIA GeForce RTX 2060 6GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quanto à temperatura, não tem o que fazer a não ser testar nova pasta térmica. Notebook gamer esquenta mesmo, seja qual for a marca. Sugiro também que você faça uma instalação limpa do sistema, sem aqueles programas inúteis dos fabricantes. Aqui tenho um Dell G3 e ele tinha pequenas travadas, que só resolveu depois de instalar o sistema do zero e colocar o SSD, e ele também tem problema de aquecimento em alguns jogos.

 

Se quiser fazer mais alguns testes pra verificar integridade do setup:

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Pode usar também o Memtest86

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Crucial Storage Executive, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além do undervolt da CPU você também pode fazer o undervolt da 2060 com o MSI Afterburner, mas o que ajuda bastante ( as vezes reduzindo de 15 a 20 graus) é o underclock também, onde você vai reduzir o turboboost, para maioria dos games tanto o i5 9300H quanto o i7 9750H rodam tranquilo com 3.2.GHZ (o i7 com até menos em 3.0GHZ).

 

Infelizmente a solução térmica da maioria dos note gamers está longe de ser adequada para aguentar tanto essa CPU quanto GPU. Quanto a memória e SSD só rodar o HWINfo, Aida ou abrir o note e verificar, mas isso não vai influenciar na temperatura. Você tem também o centro de controle da Lenovo onde você pode especificar a velocidade dos fans senão me engano.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Comprei um Dell Inspiron 5590, i7, mmx 250, e desde que o liguei senti o computador super aquecendo e dando pequenas travadinhas, tipo lags, já sabia que ultimamento todos os notebooks estão vindo com problema de refrigeração, principalmente Dell, quando computador chegou começou minha saga para melhorar sua usabilidade, primeira coisa que fiz foi aplicar undervolting usando throttlestop, melhorou um pouco, mas como o sistema de resfriamento desse notebook é ruim, continuou a dar thermal throttling. comecei a ir mais fundo, diminuindo os clocks dos processadores e o turbo até um patamar que o computador não desse mais thermal throttling, para mim a melhor opção foi deixar o clock máximo em 4.4 GHz e o turbo em 3.6 GHz (config de fábrica 4.9GHz e turmo 3.9GHz), no entanto apesar de não dar thermal throttling, ele continuava dando cpu throttling. formatei o pc com windows limpo e mesmo assim parecia que o throttlestop concorria com alguma configuração da dell, e realmente estava, mesmo nas configurações de energia do windows em alta potência, não estava realmente na máxima, tive que baixar o aplicativo de power manager da Dell, foi aí que descobri que ele estava na opção otimizado, acontece que os algoritmos desse modo otimizado são inconsistentes, a solução foi deixar esse aplicativo para alto desempenho, deixar as configurações do windows também para alto desempenho e regular as limitações via throttlestop. Resultado apesar de o computador consguir chegar ao clock de 4.9GHz single core e turbo de 3.9GHz multi core, limitar nos valores citados mais acima deu resultados de benchmark 20% melhores do que ele dando thermal throttling, (nas config de fábrica o Cinebench r20 1428 na primeira rodade e depois caia para 1200, fazendo as alterações e reduzindo clock máximo a pontuação ficou 1800 e uns quebrados em vários testes seguidos, e sim foi tb com cpu-z... e outros benchmarks ), e as temperaturas não passam de 90 graus em stress ou em longas jornadas de CS GO sem nenhum cpu throttling também.

Sugestão com esses novos notebook, procurem deixar os aplicativos de gerenciamento de energia das marcas e windows sempre em potência máxima e use um aplicativo de undervolting para ajustar as configurações de acordo o gosto de cada um isso melhora a vida útil do notebook, melhora a performance e a usabilidade em todos os aspectos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!