Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus TUF X570 Prime Gaming é boa?


henna

Posts recomendados

Chegou a hora de comprar a minha placa-mãe, como eu tinha dito nos outros tópicos que abri sobre o upgrade, vou pegar a ASUS AM4 TUF Gaming X570-Plus

Gostaria de saber se é uma boa escolha ou se existe alguma melhor na mesma faixa de preço, bem como gostaria de saber de alguém que a possui se ela realmente esquente muito e se o fan do chipset tem muito ruído..

 

edit.: de puderem podem dizer também quantas entradas de Fan ela tem? não consegui achar essa informação no site da Asus

 

Desde já, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é uma boa placa-mãe, é uma placa de entrada das X570. Economizaram em uns pontos, como I/O plate não integrado, menos portas USB na traseira, mas não fizeram economia no que importa. Nesta faixa de preço acho que não vai ter nada melhor. E já vi alguns reviews de placas um pouco mais caras que não justificavam a diferença de preço, tendo em vista que a TUF se saiu melhor ou igual a algumas placas X570 mais caras.

O chipset gira um pouco rápido, mas não achei barulhento. Mas todas as X570 tem ventoinha no chipset, acho que apenas um modelo mais caro de outro fabricante que tinha um sistema sem ventoinha.

Sobre os conectores de fans, eu não sei da versão não wifi, mas na TUF X570 wifi tem três conectores de fans de chassis, um para AIO pump e dois para CPU (um principal e outro opcional). Acredito que a versão não-wifi seja semelhante. Baixe o manual no site da Asus para tirar a dúvida, ou espere alguém com essa placa postar a opinião aqui.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marco Tada

 

Obrigado pelas informações, ao que parece a wifi e non-wifi são iguais, com exceção do wifi, claro, então acredito que os conectores sejam os mesmos sim.. 

Vou precisar de um controlador de fan, meu gabinete vai ter 6 deles o.o

Acha que compensa pegar uma X470? Mais precisamente essa aqui ASUS

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação aos fans, você pode ligar em série e ligar mais de um fan em um conector, os fans que eu comprei há alguns meses tinham um hub e ligavam somente um conector na placa-mãe. Eu usei dois hubs, um para os fans de entrada, e outro para os fans de saída, e ficou perfeito.

Sobre a X470, aí não posso opiniar. A X570 tem vantagens de ser compatível com Ryzens 3000 já no lançamento, tem PCI-e 4.0 (desde que use processadores da terceira geração), e USB 3.2 Gen2, entre outros detalhes. Se nada disso for importante, vai de X470. A grande maioria dos "plus" que a X570 oferece ainda não vai dar para ser aproveitado com a tecnologia atual, não temos nada que use PCI-e 4.0 16X em sua velocidade máxima, e a grande maioria dos dispositivos USB mais rápidos usa o 3.0 e estão com taxas de transferência satisfatórias. Mas já estamos vendo lançamentos de discos NVME para PCI-e 4.0 4X, então o que vemos nas X570 vão ser o padrão de mercado em alguns anos.

Estava vendo que a TUF X570 está um pouco mais cara que as X470 (sendo que tem umas placas X470 que são até mais caras). Aí vai do seu gosto, pegar uma X570 de entrada, ou pegar uma X470 intermediária.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marco Tada

 

Amigo, desculpe fugir um pouco do assunto principal, mas ligar um hub de fans numa única entrada pwm da mobo pode dar problema? tipo sobrecarregar a mobo, etc..

Acabei de achar esse hub da DeepCool  e queria comprar pra ligar meus 6 fans direto nele.

 

edit.: notei que nesse hub a energia vem direto da fonte, pelo conector SATA, então somente o controle das fans seria ligado à placa-mãe, sendo assim sem problemas, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!