Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cálculo de frequência para 60hz


ViniciusKruz
Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Boa tarde pessoal, estou com uma dúvida para calcular uma frequência cuja fórmula é:

1/1453 x Rt x Ct

Rt=resistor (ohms)

Ct=capacitor (farads)

 

Preciso de uma frequência de 60hz, com base nesta fórmula cheguei ao resistor com 88R e o capacitor com 1uf(102 ceramico), por se tratar de um inversor de 12v p/127v, a frequência é bem crítica e pior que que não tenho um osciloscopio pra confirmar a frequência,  de ouvido mesmo da pra perceber pelo chiado no trafo,  que a frequência está na casa de alguns quilohertz, o que faz com que o trafo não consiga fazer a inversão. Usando um trafo bem menor, até que deu inversao, porém com tensão abaixo do esperado no secundário. Qualquer ajuda é bem vinda, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mostre o esquema. 

 

Alguns circuitos são para fonte chaveada, foram feitos pra trabalhar com frequências altas na casa dos khz mesmo. 

 

Se está usando um trafo comum, dependendo da situação vai precisar de outro circuito. 

 

Quando eu fiz um inversor desses, tentei usar cis de fonte chaveada. Mas desisti por isso, aí acabei desenvolvendo meu próprio circuito para conseguir 60hz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 segue o esquema...

 

Estou usando o CI IRS2453 com um trafo comum. Esse integrado foi projetado para trabalhar com 50/60hz embora eu percebi por dedução que ele pode gerar frequências bastante altas,  o site que peguei as informações foi este: 

https://makingcircuits.com/blog/h-bridge-inverter-circuit-using-ic/

fullbridgeinvertercircuit.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os valores de componentes que mencionou acima (principalmente o do resistor) são muito baixos. 

Nesses circuitos o valor mínimo que se vê no resistor é de 1kohm.

O capacitor fica com 10nF pra cima, mesmo quando a faixa é de khz. 

 

Pra ter certeza do que está fazendo precisa de no mínimo aqueles multímetros que medem frequência. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, ViniciusKruz disse:

1/1453 x Rt x Ct

Amigo pra freq baixa estipule um C médio. Tipo 1uF. Calcule o R. Não sei direito se a matemática abaixo está certa. A teoria me abandonou faz tempo. Mas algo como...

R=1/(1435x60x0.000001)... to sem calculadora ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz entendi, eu fiquei em dúvida na fórmula pois colocando desta forma como você sugeriu(10^-6) porém havia dado um valor muito abaixo de 1hz, daí eu coloquei o capacitor como vem na nomenclatura 102(eu coloquei 1000 na formula), deu um valor em 60hz. Pode ter sido vacilo meu no uso da calculadora rsrsrs, vou refazer aqui. Obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 a ideia é só fazer funcionar mesmo, depois eu levo lá pra oficina e alinho a frequência no osciloscopio, lógico, com a plaquinha montada e tudo mais

 

 

adicionado 31 minutos depois

@Isadora Ferraz minina você até leu o artigo no site só pra me ajudar, mocionei...

Eu entendi que a fórmula é em farads,  porém como eu disse antes, o resultado foi muito aquém do esperado ( provavelmente erro meu na matemática elementar ) agora vou tentar me explicar, eu refiz o circuito substituindo o resistor por um de 4,7k e dois capacitores em paralelo, um de 47n e outro de 22n, total de 69n, logo na formula ficou assim:

 

f=1/1453xRtxCt

f=1/1453x4700x0,000000069

f=1/0,4712079

f=2,12

 

Viu só? A frequência no circuito fisico, com esse novo arranjo está na casa de 1khz, sei disso pelo ruído do trafo, porém na fórmula está dando 2hz. Risca o fosque do seu conhecimento na maconha das minhas duvidas e me mostra meu erro na interpretacao da formula pelo amorrrrr... 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
3 horas atrás, ViniciusKruz disse:

Viu só? A frequência no circuito fisico, com esse novo arranjo está na casa de 1khz, sei disso pelo ruído do trafo, porém na fórmula está dando 2hz. Risca o fosque do seu conhecimento na maconha das minhas duvidas e me mostra meu erro na interpretacao da formula pelo amorrrrr... 

 

Na fórmula deu 2 khz. 

A constante é 1,453 e não 1453.

Nos sites gringos o povo troca vírgula por ponto. 

De uma olhada no datasheet desse ci, lá tem uma tabela com valores de R e C. Para chegar na frequência que quer, vai precisar de um resistor de 100k e um capacitor de 100nF pelo menos. 

 

Para se ter uma ideia a fórmula do tradicional ci 555 usa 1,44 como constante, mas a conta é a mesma. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!